/

Barack Obama anuncia apoio a Joe Biden

Barack Obama / Flickr

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O ex-Presidente dos Estados Unidos endossou, esta terça-feira, a candidatura democrata às eleições presidenciais do seu antigo vice, elogiando as suas qualidades para o tempo que o país atravessa.

Joe Biden deverá ser o candidato democrata à Casa Branca, nas eleições de novembro, depois da desistência, na semana passada, do seu principal, e já único, rival nas primárias democratas, o senador Bernie Sanders.

Barack Obama tinha prometido que não iria interferir na campanha das primárias democratas, apenas manifestando o seu apoio quando houvesse um candidato escolhido pelo seu partido.

“Se há uma coisa que aprendemos, como país, com os momentos de grandes crises, é que o espírito de cuidarmos uns dos outros não pode estar restrito aos nossos lares, aos nossos locais de trabalho, aos nossos bairros ou aos nossos locais de culto. Também tem de estar refletido no nosso Governo”, começou por dizer o ex-Presidente, citado pelo Observador.

“O tipo de liderança que é guiado pelo conhecimento e pela experiência, pela honestidade e pela humildade, pela empatia e pela graça. Esse tipo de liderança não pertence apenas aos estados e aos escritórios dos mayors. Pertence à Casa Branca. E é por isso que estou tão orgulhoso de apoiar Joe Biden para Presidente dos Estados Unidos”.

“Escolher o Joe para ser o meu vice-presidente foi uma das melhores decisões que tomei e ele tornou-se um amigo próximo. E acredito que o Joe tem todas as qualidades de que precisamos num Presidente neste momento”, concluiu.

Obama e Biden tornaram-se amigos íntimos durante os dois mandatos em que ocuparam a Casa Branca, de 20 de janeiro de 2009 a 20 de janeiro de 2017, em que Biden foi o seu vice-Presidente.

Biden usou frequentes vezes o nome de Obama e a sua proximidade ao antigo Presidente como um dos argumentos de campanha eleitoral, apresentando-se como seu sucessor, nas políticas e nos ideais.

O apoio hoje manifestado a Biden marca o regresso de Obama à política presidencial, mais de três anos depois de deixar a Casa Branca. O ex-chefe de Estado raramente fala diretamente sobre o seu sucessor, Donald Trump, e tem evitado interferir no rumo do seu próprio partido.

Recentemente, Obama falou sobre a resposta do Presidente republicano à pandemia de covid-19, tendo considerado que este ignorou os primeiros avisos. “Não nos podemos dar ao luxo de sofrer outras consequências provocadas por quem nega as mudanças climáticas. Cada um de nós, principalmente os jovens, deve exigir mais dos nossos líderes em todos os níveis e votar em conformidade nas próximas eleições”.

O apoio de Obama acontece um dia depois de Bernie Sanders ter também anunciado que estará ao lado de Biden, permitindo assim que todo o partido esteja ao lado do ex-vice-Presidente na tentativa de evitar que Donald Trump possa cumprir um segundo mandato.

No entanto, há ainda dois outros democratas de destaque que ainda não aprovaram formalmente a candidatura de Biden: o ex-Presidente Bill Clinton e a sua mulher e candidata democrata em 2016, Hillary Clinton.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.