/

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

gageskidmore / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump.

Bernie Sanders desistiu da candidatura à nomeação como candidato presidencial pelo Partido Democrata esta quarta-feira. O adeus do senador do Vermont abre assim caminho para que Joe Biden, antigo vice-presidente de Barack Obama, venha a defrontar Donald Trump nas eleições de novembro.

“Nunca fomos apenas uma campanha. Somos um movimento que acredita que a mudança não vem de cima para baixo, mas de baixo para cima. A campanha termina, mas o nosso movimento não”, afirmou. O senador diz que vai trabalhar com Joe Biden, “um homem muito decente”.

Nas redes sociais, o democrata convocou os apoiantes para um anúncio online, onde garantiu que apesar de a campanha terminar, “a luta pela justiça continua”.

De acordo com a CNN, o senador estava numa posição difícil para alcançar o número de delegados necessários para ser nomeado. Aliás, no mês passado, chegou a anunciar que iria reavaliar a sua candidatura.

Ainda assim, Sanders, de 78 anos, resistiu durante semanas à ideia de uma desistência quase inevitável depois da derrota na Super Tuesday e das vitórias de Biden no Arizona, na Florida e no Illinois. O senador registou vitórias nos estados de New Hampshire e Nevada e um resultado feliz no Iowa.

Numa altura em que os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de covid-19, as eleições primárias do Partido Democrata foram afetadas, com o adiamento das votações em vários estados. Segundo o Público, na terça-feira, o Wisconsin foi a votos depois de uma série de decisões de última hora que impossibilitaram o seu adiamento.

Sobre este tópico, Sanders chegou a referir que a crise sanitárias só evidenciava “a crueldade e o absurdo” dos serviços de saúde dos Estados Unidos. Grande parte da sua campanha foi dedicada, nas últimas semanas, à resposta à pandemia: Sanders chegou a organizar eventos virtuais e a abrir angariações de fundos para ajudar as comunidades norte-americanas mais afetadas, detalha o Observador.

Nas últimas eleições, Bernie Sanders perdeu a nomeação para Hillary Clinton, que acabou por ser derrotada nas urnas por Donald Trump.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.