Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

gageskidmore / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump.

Bernie Sanders desistiu da candidatura à nomeação como candidato presidencial pelo Partido Democrata esta quarta-feira. O adeus do senador do Vermont abre assim caminho para que Joe Biden, antigo vice-presidente de Barack Obama, venha a defrontar Donald Trump nas eleições de novembro.

“Nunca fomos apenas uma campanha. Somos um movimento que acredita que a mudança não vem de cima para baixo, mas de baixo para cima. A campanha termina, mas o nosso movimento não”, afirmou. O senador diz que vai trabalhar com Joe Biden, “um homem muito decente”.

Nas redes sociais, o democrata convocou os apoiantes para um anúncio online, onde garantiu que apesar de a campanha terminar, “a luta pela justiça continua”.

De acordo com a CNN, o senador estava numa posição difícil para alcançar o número de delegados necessários para ser nomeado. Aliás, no mês passado, chegou a anunciar que iria reavaliar a sua candidatura.

Ainda assim, Sanders, de 78 anos, resistiu durante semanas à ideia de uma desistência quase inevitável depois da derrota na Super Tuesday e das vitórias de Biden no Arizona, na Florida e no Illinois. O senador registou vitórias nos estados de New Hampshire e Nevada e um resultado feliz no Iowa.

Numa altura em que os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de covid-19, as eleições primárias do Partido Democrata foram afetadas, com o adiamento das votações em vários estados. Segundo o Público, na terça-feira, o Wisconsin foi a votos depois de uma série de decisões de última hora que impossibilitaram o seu adiamento.

Sobre este tópico, Sanders chegou a referir que a crise sanitárias só evidenciava “a crueldade e o absurdo” dos serviços de saúde dos Estados Unidos. Grande parte da sua campanha foi dedicada, nas últimas semanas, à resposta à pandemia: Sanders chegou a organizar eventos virtuais e a abrir angariações de fundos para ajudar as comunidades norte-americanas mais afetadas, detalha o Observador.

Nas últimas eleições, Bernie Sanders perdeu a nomeação para Hillary Clinton, que acabou por ser derrotada nas urnas por Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …