/

Ana Gomes ultrapassa André Ventura (e Marcelo está em queda)

85

José Sena Goulão / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios revela que Ana Gomes ultrapassa André Ventura em intenções de voto, posicionando-se no segundo lugar. 

Segundo o Jornal de Negócios, apesar de continuar em larga vantagem, Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, caiu para os 60,3% depois de ter alcançado 70,8% em julho.

Já a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, que entrou para a corrida a Belém recentemente, subiu cinco pontos percentuais face à sondagem da semana passada, ficando com 14% de intenções de voto e deixando o líder do Chega, André Ventura, em terceiro lugar, com 9,4% (menos 0,7 pontos).

Quando Ana Gomes se lançou a Belém, Ventura disse que a ex-eurodeputada socialista “não chegará à segunda volta” das eleições e ameaçou demitir-se se a socialista ficasse à sua frente.

De seguida surge a candidata do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que ganhou dois pontos percentuais face ao mês passado, ficando com 6,2% de intenções de voto.

O candidato do PCP conquistou 2,9% das intenções de voto (mais 0,4%), embora, à data do inquérito da Intercampus, o eurodeputado João Ferreira ainda não tivesse sido anunciado como candidato comunista.

Em último lugar, surge o candidato do Iniciativa Liberal, Tiago Mayen Gonçalves, com 0,5% das intenções de voto.

Marisa Matias divulga apoiantes

A candidata bloquista Marisa Matias apresentou uma lista com os nomes dos seus apoiantes, de acordo com a TSF.

Na lista surge Ana Benavente, deputada do PS que foi secretária de Estado da Educação no Governo de António Guterres e Manuel Strecht Monteiro, outro deputado socialista que foi  mandatário nacional do “Movimento pelo Sim”, no referendo de 2007 sobre a despenalização do aborto.

Outros apoiantes de Marisa Matias são o psiquiatra Júlio Machado Vaz, o sociólogo Boaventura Sousa Santos, o antropólogo Bruno Sena Martins, o arqueólogo e Prémio Pessoa, Cláudio Torres e a ativista feminista Manuela Tavares.

A lista integra ainda o historiador e fundador do Bloco de Esquerda Fernando Rosas, a médica Isabel do Carmo, o capitão de Abril Pezarat Correia, e os músicos Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho, Adolfo Luxúria Canibal e Miguel Guedes.

Paulo Novais / Lusa

A candidata às eleições presidenciais, Marisa Matias

Há ainda espaço para jornalistas como Pilar del Rio e Alexandra Lucas Coelho, escritores como José Luís Peixoto e Inês Pedrosa e atores como António Capelo e Sara Barros Leitão.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

O líder e deputado único do partido Chega, André Ventura, o primeiro a apresentar publicamente a sua intenção de concorrer ao mais alto cargo da nação, a 29 de fevereiro, em Portalegre.

Seguiram-se, no final de julho, as manifestações de vontade de concorrerem a Belém do advogado e fundador da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, e do presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho.

No passado dia 5, a eurodeputada e dirigente do Bloco de Esquerda Marisa Matias anunciou que voltaria a concorrer às presidenciais do próximo ano, com apresentação marcada para quarta-feira no Largo do Carmo, em Lisboa.

No dia seguinte, quinta-feira, foi a vez de a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes apresentar a sua candidatura a Presidente da República. No mesmo dia, no Porto, foi apresentada a pré-candidatura a Belém do ex-militante do CDS Orlando Cruz, que já por três vezes no passado fez este anúncio, mas que nunca chegou a formalizar o processo junto do Tribunal Constitucional.

Além destes nomes, Vitorino Silva, também conhecido como “Tino de Rans”, confirmou que ia ser candidato. O calceteiro natural de Penafiel diz que quer lutar contra “populismos”.

O eurodeputado João Ferreira é o candidato do PCP nas eleições presidenciais de 2021.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias (BE) 10,13%.

ZAP //

85 Comments

  1. Espero que o pastor André cumpra o prometido.
    Terá mais tempo para a sua missão evangélica e conduzir o seu rebanho ( sem ofensa, claro) na fogueira santa.
    Teria mais sucesso se criasse um partido em vez de uma seita
    Vai com deus, aliás, vai com tudo.

  2. Quem vota na Ana Gomes tem de ser um burro com as palas bem apertadinhas. Mais corrupta que isto deve ser dificil (investigue-se a filha p.e). Depois defende ladroes assumidos (rui pinto). Anda simplesmente à procura de tacho porque sabe que quando sair da politica vai de cana

    • Ao menos vossa senhoria não precisa de pálas porque nem olhos tem.

      Para chamar ladrão a Rui Pinto que denuncia os maiores ladrões e os pretensos “intocáveis” Donos Disto Tudo… Deve ter-se algum compadrio ou admiração por algum(s) dele(s). O mais certo é você ser daqueles para quem o seu clube de futebol é mais importante que os mais elevados e fundamentais valores universais. Diz-me quem atacas, dir-te-ei quem és!.. Rui Pinto é um heroi nacional! e nem devia pedir dinheiro, o dinheiro devia ser-lhe doado espontaneamente.

      • Se entrassem no teu correio acharias certamente piada, quanto ao denunciar ta certo, mas para isso a PJ que investigue nao pode um cidadao fazer o que a PJ nao pode sem mandato judicial nao estamos numa ditadura aonde vale tudo.

      • De facto se eu andasse a roubar e alguém entrasse no meu correio e me puzesse tudo a descoberto, de facto não gostava.

      • Rui Pinto já devia estar na gaiola há muito tempo. Essa panaceia de considerarem denunciante é mesmo só para rir. Uma ingenuidade atroz. Este rapazola é um perigoso vigarista que agora se quer defender com esta fórmula ingénua e ridícula.

      • Um gajo que tem quase quarenta anos, sem nenhuma profissão, viveu de quê?

        É óbvio: o ácaro vivia de invadir isto e aquilo e vender a informação que obtinha. Aliás, o ácaro começou por roubar bancos, portanto começou como ladrão.

      • Tem 31…
        Tudo bem que ele não é nenhum anjinho, mas os crentes da seita do Ventura também não perdem uma oportunidade de fazer como faz regularmente o seu líder: mentir sem qualquer pudor!

    • Rui Pinto ladrão? ladrão que tenta extorquir ladrão tem um bilião de anos de perdão, pelo menos o Rui Pinto nunca me foi ao bolso enquanto os “donos do país” me vão ao bolso com os impostos que pago para tapar os buracos que fazem.

      Uma coisa é certa teve que vir um “puto” denunciar algo que devia ser evidente para as policias que investigam crimes de corrupção, dá que pensar não? será capacidade a mais dele? ou incapacidade dos outros? ou pior ainda, será que têm ordens para não investigar demais?

      • Antes de denunciar, assalta e rouba. As denúncias são uma forma ridícula de tentar safar-se dos assaltos e roubos que, primeiramente acontecem.

    • Quanto ao ser burro, devolvo-lhe o adjetivo… porque argumentos falaciosos e mentirosos já estamos habituados. Nem precisa de dizer mais nada…
      O curriculo da Dra Ana Gomes… é demonstrativo… quer compará-lo com outro candidato… faça-o… honestamente. Porque há candidatos que não têm curriculo… apenas mandam umas papaias sobre futebol, dizem mal de tudo e de todos e depois recebem por trás…

      • Sugestão interessante, consultar o CV da A. Gomes. É quase nulo e refiro o desempenho no PE, muitos cargos, na maior parte como suplente ou partidários, cargos de mérito pessoal, zero. Enfim, o normal em política. De resto, sempre me interroguei porque aos 50 anos abandona o MNE para aderir ao PS e é logo escolhida para as listas europeias. Há tempos, Carlos César, muito mais inteligente que A. Gomes, disse que esta “adora ser cortejada”, um excelente retrato. Só a A. Gomes me fará sair de casa e ir votar em André Ventura, mesmo sabendo que a dama é uma inutilidade e o meu voto em AV não o seja. Resumindo: não há almoços grátis…

      • Argumentos demonstrativos do nível de inteligência dos eleitores do vigarista, perdão, do pastorinho, Ventura!!

      • Embora não concorde com o apoio da Ana Gomes a um criminoso como o Rui Pinto (e por isso nunca votarei nela, porque lhe perdi todo o respito) não posso negar o trabalho incrivel que ela fez ao enfrentar os indonésios quando Timor ainda estva sob o seu jugo. Foi o trabalho dela incansável que permitiu a independência de Timor. Será isso insignificante? E qual será o cuirrículo relevante do ventura?

      • Muito bem!
        Subscrevo tudo menos a parte de nunca votar na A. Gomes… não conheço todos os candidatos, mas só pelo facto do Ventura afirmar que se demite se tiver menos votos do que a A. Gomes, já me sinto tentado a votar nela – já sei que ele, como mentiroso vigarista que é, não se demite – mas ainda gostava de ver a reacção do “profeta”!!
        .
        O currículo do Ventura é ter sido comentador no meio dos grunhos da bola (etc) num canal para atrasados mentais!…

      • Fez (muito!) mais o boné do Benfica pela independência de Timor que a funcionária do MNE A. Gomes. Foi esse o momento da viragem da opinião pública portuguesa e mundial, Xanana preso e de boné do Benfica na cabeça. Ana Gomes só aparece depois, operária e não artífice.

      • INFORME-SE!!! É bem óbvio que nada sabe do que se passou em Timor!… O que é uma vergonha!!! Antes de dizer bacorada (para não dizer uma mentira sem qualquer fundamento) pense milhões de vezes… E, “vendo” como o “senhor” é, pense novamente. Tá visto que ou sai mosca ou entra asneira (e sim, o provérbio foi invertido… propositadamente para se adequar a si)! É realmente uma vergonha escrever o que escreveu. A menos… Que até quisesse que a Indonésia continuasse a massacrar o povo de Timor Leste… Pois… Deve ser isso! Pois claro! Como é que não “vi” isto antes? devia estar distraído! Como o “senhor” é apoiante do Ventura, concorda óbviamente com as suas políticas. Ventura, ditadura, anti democracia, extrema-direita… Está certo! Por isso é que acha que a Ana Gomes nada fez por Timor… Porque ela devia é ter feito pela Indonésia, não era? Não… Não tenha vergonha (porque óbviamente não tem)… Eu sim, tenho vergonha de si e de uma pequena maioria de extremistas que ainda existem em Portugal. Mas quase (quase!) tenho pena de “vocês”. Nunca terão a ditadura que querem em Portugal! Poderá não ser uma democracia perfeita (nem pouco mais ou menos) mas ao menos as pessoas têm direito! Com as suas ideias e do Ventura, lá se vão os direitos (se alguma vez chegassem ao poder). Bem… Pode sempre emigrar. Ainda há alguns paises ditatoriais. Experimente a Coreia do Norte! Vai se dar lindamente com o Kim. Ah! Aproveite e leve o Ventura! Aqui ele não faz falta. Lá… Talvez para limpar a sanita!

      • André Ventura, num debate com Ana Gomes, fazia-a num oito. Atualmente não há em Portugal quem o bata, em termos de discernimento oratório. Foi aluno de 20 valores e excelente em doutoramento.

      • O mesmo não é o teu caso. Consegues acentuar duas vezes a mesma palavra o que é, realmente, um feito. Quanto ao Ventura, diz-me lá onde tirou o curso e em que anos e eu já te confirmo isso.

      • Hahahaaaa… as religiões toldam mesmo o raciocino dos crentes!…
        Os argumentos do Ventura, normalmente, estão ao nível de um taberneiro (sem ofensa), portanto vai ser bonito ver-lo num debate com quem que seja!!

      • Por acaso, de vez em quando… por cá há vinho muito bom!!
        Mas o “Eu” e o “Eu!” são seres bem diferentes!…

    • por isso vou votar na mais bela, pelo menos dá uma motivação clara. E sendo o cargo cerimonial,
      não necessita afilhado do Caetano, nem facho cigano, nem borrifada, mas uma representante tão bela que o seu país

      • “Eu” e “Eu!” são coisas diferentes; mas acaba por ser normal tu nem sequer teres percebido a diferença…

  3. Eu irei votar na peixeira ou no palerma do Chega. Em último caso, voto no calceteiro. Quero que os políticos todos se f$%&# e vão mas é trabalhar.

  4. Nestes últimos tempos apercebi-me de algo que está à vista de todos e nunca dei conta: a esquerda e extrema esquerda manipulam e controlam praticamente toda a comunicação social, desde o pasquim de esquina até à estação televisiva…

  5. Porque é que essa tal de Ana Gomes não vai para casa limpar o pó, passar a ferro, cozinhar e nos deixa em paz, arre!!!!!!!!!que um gajo não aguenta.

    • Eu acho que o melhor que podia fazer era ir defender esses do daesh, cujo julgamento está a decorrer. Para defender terrorista é que ela serve.

  6. Acho piada. O candidato comunista com 2,9%, mesmo não se sabendo quem ele era. Se calhar quer dizer que 2,9% é o que os comunistas apanham, quer seja o Jerónimo candidato ou qualquer outro. Quanto aos apoiantes da Marisa vêm-se que é tudo gente que está bem na vida. Tudo esquerda caviar. Abram os olhos POVO!!!

    • Coitado do Jasus que pensava que isto era a América do Sul.
      Quanto ao tema em apreço, votarei em qualquer candidato que não tenha feito da política um modo de vida. Penso que terá de ser no calceteiro.

  7. Se calhar mais vale ter o calceteiro de Penafiel do que ter este anjinho das beijocas e fotografias. Esta classe política está de pantanas.

    • Totalmente de acordo. Batemos no fundo. Os nossos governantes são todos corruptos. Os juízes ainda são piores. Se o 44 nem acusado for acho que o povo não aguentará mais e irá para a rua. Pelo que ouço um pouco por todo o lado, o povo está farto de ladrões. De norte a sul ouço desabafos de que tudo tem de mudar. E muitos veem no Ventura uma solução. É óbvio que não é solução para nada, mas muitos votarão nesse artista apenas para mostrar um cartão bem vermelho à classe política que temos.

  8. Nestas eleições o sentido de voto será definido mais ou menos assim:
    – Os que querem tirar fotografias votarão Marcelo
    – Os que votam pela beleza votarão na Marisa
    – Os que gostam de uma boa peixeirada votam na Ana Gomes
    – Os que querem mandar f$%& tudo e todos votam no Ventura
    – Os que só querem gozar com isto tudo, votam no Tino
    – No do PCP… votarão os sobreviventes do Avante
    Esqueci-me de alguém?

    • sim sem ofensa esqueceu os que nao gostam de nada, nao tiram fotos nao querem peixeiradas nao querem mandar tudo para a p&((()/)()=(==»»»……e se sentem bem nas suas vidinhas recauxutadoas com o suor alheio e das amizades revolucionarias, cheios de botox que ate ja tem vergonha de sair de casa ate para votar, mesmo com mascara….enfimi, alguem que nao sao ninguem mas contam.

  9. Se o pastor Edir Ventura ficar à frente da dra. Ana Gomes, eu inscrevo-me no Basta e contribuo com 3 dízimos por mês.

  10. Para seita fazem muito ruído. Se um dia conseguirem ser partido, credível, logo se vê.
    Depois dos resultados das eleições, espero que o pastor conduza o seu rebanho para a pastagem mais próxima de si.

  11. quanto mais ana gomes subir nas sondagens , mais rapido o jeronimo vai pedir o voto em marcelo e mais depressa marisa vai atingir os 2 por cento, quanto a ventura, o saco de pancada onde todos os corruptos e alguns ciganos gostam de bater….. nao se preocupem, se o povo abrir os olhos concerteza nao vai votar no candidato do costa e do vieira…….nem vai deixar de votar desta vez…no fim a gente conta os votos e ate pode sorrir

      • nao percebi quem voce deseja que se demita…. quanto a rir as gargalhadas, precisavamos de um pepe grilo….sorrir e uma forma muito benefica de elevar o ego e sublevar a realidade.

      • Desejo que o pastor André se demita.
        No caso dele, prefiro mesmo gargalhadas do que sorrir, é a realidade.

      • ahhhh…pastor…. estou vendo.. nao sabia que carneiros sabia escrever. mas quem nao gosta mesmo de pastores sao os porcos de orwell…no final quem se riu as gargalhados foi o pastor e nos os defensores da liberdade da justiça e da verdade e os porcos foram abatidos

    • nem sequer entendes as minhas referencias ao livro de orwell tal a tua ignorancia…..os javalis nao fazem parte da historia….. apenas os porcos os cavalos as ovelhas as cabras as galinhas….. enfim apenas animais civilizados javalis so se forem os da tua trupe de arruaceiros…..
      mas quen o final da historia acaba com os porcos no espeto…… la isso e verdade….e e isso que importa para nos podermos rir e nao so….sentir alivio …
      quanto ao pastor, ele vai poder ciudar dos seus , sem os tiranos

      • Pois tu és tão palerma que nem entendes a ironia de porcos/javalis.
        É o que dá seres mais um alegre idiota, acólito do rebanho do pastor André.

  12. E por referires George Orwell já te sentes um intelectual.
    És de uma imbecilidade ímpar. Se calhar é o único livro que leste e provavelmente na diagonal.
    Estás aprovadíssimo como militante do Basta.

  13. Não entendo todos estes comentários. Só sabem fazer afirmações de ofensa pessoal. Antes deveriam ter uma atitude de respeito pelo outro e sim dar a sua opinião sobre o concreto do que se passa neste país. E é muito grave. Só vejo criticas dos que nada fazem sobre quem de algum modo lutam, por aquilo que acham mais correto. Tentem todos fazer algo, mesmo que seja com ideias todas diferentes, porque a responsabilidade é de todos os portugueses.

  14. Portugal está cheio de intelectuais que tudo sabem e tudo controlam, as mentes brilhantes reuniram-se discutiram propuseram, estudaram, leram, escreveram. Fazer e por em prática pouco ou nada. Se estamos rodeados de tantas pessoas fora de série que nos governam e claro, dada a nossa incapacidade decidem por nós, com tanta qualidade, como é que o país está como está. CHEGA, Queremos ser nós, os outros, os que ninguém ouvia até chegar o André Ventura, a desencalhar o País. Menos conversa e mais trabalho e suor, direitos e mais deveres e empenho pelo bem de Portugal e de todos nós.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.