/

João Ferreira é o candidato do PCP a Belém

GUE/NGL / Flickr

O eurodeputado João Ferreira

O eurodeputado João Ferreira é o candidato do PCP nas eleições presidenciais de 2021, anunciou esta sexta-feira o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

O biólogo e eurodeputado português João Ferreira é o candidato do PCP às eleições presidenciais do próximo ano, anunciou esta sexta-feira o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

Segundo o líder do PCP, “esta é uma candidatura para ir até ao fim” e este é um candidato para ir “para o terreno sentir o país“. A candidatura do eurodeputado será apresentada na quinta-feira, adiantou jerónimo de Sousa

João Ferreira, membro do Comité Central do Partido Comunista Português e Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, à qual foi candidato pelo PCP em 2017. Desempenha atualmente as funções de deputado no Parlamento Europeu pelo PCP, fazendo desde 2009 parte do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Nórdica Verde, do qual foi vice-presidente entre fevereiro de 2012 e junho de 2014.

O eurodeputado comunista junta-se assim aos oito candidatos anunciados às eleições presidenciais de 2021.

O líder e deputado único do partido Chega, André Ventura, o primeiro a apresentar publicamente a sua intenção de concorrer ao mais alto cargo da nação, a 29 de fevereiro, em Portalegre.

Seguiram-se, no final de julho, as manifestações de vontade de concorrerem a Belém do advogado e fundador da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, e do presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho.

No passado dia 5, a eurodeputada e dirigente do Bloco de Esquerda Marisa Matias anunciou que voltaria a concorrer às presidenciais do próximo ano, com apresentação marcada para quarta-feira no Largo do Carmo, em Lisboa.

No dia seguinte, quinta-feira, foi a vez de a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes apresentar a sua candidatura a Presidente da República. No mesmo dia, no Porto, foi apresentada a pré-candidatura a Belém do ex-militante do CDS Orlando Cruz, que já por três vezes no passado fez este anúncio, mas que nunca chegou a formalizar o processo junto do Tribunal Constitucional.

Além destes nomes, na terça-feira Vitorino Silva, também conhecido como “Tino de Rans”, confirmou ao Observador que ia ser candidato. O calceteiro natural de Penafiel diz que quer lutar contra “populismos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.