Muitos papás têm medo das sestas. Não deviam

“Não durmas agora… depois não dormes à noite”. Errado. Deixem as crianças dormir à vontade. As sestas não prejudicam a quantidade do sono noturno.

Os bebés e as crianças pequenas dormem normalmente a sesta durante o dia, um hábito que tem sido associado ao desenvolvimento das primeiras memórias.

No entanto, esta tendência deixa muitos pais sem saber se os seus filhos devem ou não dormir a sesta. Muitos pais tendem mesmo a desencorajar as sestas por receio de que, depois, os filhos não durmam à noite.

Um estudo publicado na semana passada na Research Square desfez o tabu e revelou que, na realidade, em vez de ser uma ameaça ao sono noturno, uma sesta curta durante o dia parece aumentar a quantidade total de sono de uma criança.

“Embora se reconheça que a sesta tem um efeito positivo no desenvolvimento cognitivo, alguns pais e professores receiam que a sesta possa interferir com o sono noturno ou reduzir o valioso tempo de aprendizagem”, diz, à New Scientist, Stéphanie Mazza da Universidade de Lyon, em França, que fez parte do estudo.

Para verificar se as sestas perturbam significativamente o sono noturno, Mazza e os seus colegas colocaram localizadores de sono no pulso a 85 crianças com idades entre os 2 e os 5 anos de seis pré-escolas francesas e mediram o seu sono durante uma média de 7,8 dias.

Estes dados, combinados com os diários de sono preenchidos pelos pais, revelaram que um aumento de 1 hora na sesta estava associado a menos 13,6 minutos de sono à noite, em média, e atrasava em 6,4 minutos a hora a que a criança adormecia à noite. Mas, nos dias em que as crianças dormiam a sesta, o seu tempo total de sono ao longo do dia aumentava 45 minutos.

“As sestas resultaram num aumento significativo do tempo total de sono diário, aproximando as crianças da duração de sono recomendada internacionalmente para um período de 24 horas”, disse Mazza.

Como lembra a New Scientist, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças desta idade durmam entre 10 a 13 horas por dia.

“Os nossos dados sugerem que a sesta ajuda a aumentar o sono em geral, mesmo que isso signifique uma hora de deitar ligeiramente mais tarde“, repetiu a investigadora.

“Em vez de considerar as sestas como perturbadoras, devem ser reconhecidas como uma fonte valiosa de descanso, especialmente quando as crianças estão expostas a ambientes estimulantes”, acrescentou.

Por isso, se as crianças podem dormir a sesta, deixem-nas dormir à vontade!

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.