António Cotrim/Lusa

José Junqueiro, antigo dirigente e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.
PS está de luto. Antigo secretário de Estado e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS tinha 72 anos.
O antigo deputado do Partido Socialista (PS) e ex-secretário de Estado José Junqueiro morreu esta quarta-feira aos 72 anos.
O óbito do antigo dirigente e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS foi transmitido aos deputados pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, antes do período de votações.
“Acabei de ser informado que faleceu José Junqueiro, com quem tive o privilégio de ser também deputado em anteriores legislaturas. Assinalo as condolências ao PS e à sua família, certo que expresso o sentimento de pesar de toda a Assembleia da República”, declarou Aguiar-Branco.
Antigo secretário de Estado, professor aposentado da Universidade de Aveiro, adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, José Junqueiro foi consecutivamente eleito deputado do PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo de Viseu.
Entre outras funções políticas, Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo Governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres. Foi com Junqueiro no cargo que se deu a queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, que vitimou 59 pessoas a 4 de março de 2001.
Por várias vezes foi membro do Secretariado Nacional do PS, coordenador socialista na Comissão de Equipamento Social e liderou a Federação de Viseu.
Do ponto de vista político, no PS, José Junqueiro foi um dirigente socialista próximo primeiro da liderança de António Guterres entre 1992 e dezembro de 2001 e depois de António José Seguro entre 2011 e 2014.
Com a vitória de António Costa nas eleições primárias socialistas em setembro de 2014, em que derrotou António José Seguro, José Junqueiro deixou de ser candidato a deputado do PS após as eleições legislativas de 2015 e afastou-se da primeira linha da vida política.
João Paulo Rebelo, antigo secretário de Estado do Desporto e também natural de Viseu, está em “choque” com a notícia.
“Muito recentemente tinha feito 72 anos, no passado dia 28 de junho, liguei-lhe a dar os parabéns, falei com ele uns dias depois. Nada fazia antever esta notícia trágica“, adianta João Paulo Rebelo à Antena 1. “Era um lutador, muito comprometido com a região de Viseu. Parte de forma súbita e muito cedo”.
ZAP // Lusa