Ana Gomes confirma que é candidata à Presidência da República

European Parliament / FLickr

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou ao jornal Público que será candidata à Presidência da República. A candidatura será oficialmente anunciada esta quinta-feira, em Lisboa.

Em declarações ao jornal Público, Ana Gomes confirmou: “Serei candidata”, mas remeteu declarações adicionais para o dia da apresentação oficial, previsto para a próxima quinta-feira.

Ana Gomes sublinhou ainda que esta seria uma decisão “muito individual”. “Obviamente que prezo muito várias pessoas que tenho vindo a ouvir, mas, em última análise, é uma decisão que se tem de tomar solitariamente”, sublinhou.

No seu espaço de comentário na SIC Notícias, no domingo à noite, a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse que ainda não tinha encerrado totalmente a sua reflexão e não disse quando será o anúncio, mas assegurou que comunicará a decisão sobre uma eventual candidatura a Belém esta semana.

Ana Gomes iniciou contactos que apontavam para uma candidatura a Belém. Na quinta-feira passada, Ana Gomes almoçou com Francisco Assis, um dos apoiantes mais entusiásticos do partido, e, para os próximos dias, tem previstos mais contactos na área do PS que incluem uma conversa com Manuel Alegre.

No final de agosto, a antiga eurodeputada escreveu no Twitter “going foward”, palavras que pareciam indicar que a eurodeputada irá apresentar-se na corrida às eleições presidenciais de 2021.

“Ana Gomes é a candidata cigana”

O reeleito presidente do Chega e anunciado candidato presidencial, André Ventura, definiu a ex-diplomata Ana Gomes como “a candidata cigana”, após esta se ter apresentado como concorrente às eleições para a Presidência da República de janeiro de 2021.

“Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum”, disse Ventura, em declarações nesta terça-feira à agência Lusa.

Para Ventura, a ex-eurodeputada socialista “não chegará à segunda volta” das eleições para chefe de Estado. “Disputarei a segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa [atual Presidente e que só anunciará uma decisão sobre uma eventual recandidatura em novembro] e será a segunda volta mais espetacular da nossa história democrática”, previu.

Manuel de Almeida / Lusa

“Só os mais ingénuos acreditavam na reflexão e nos períodos de meditação prolongada. Ainda bem que Ana Gomes avança. É a representante fiel das minorias que não trabalham e dos coitadinhos que clamam o racismo dos portugueses. É o absoluto contrário da minha candidatura, que reúne os portugueses comuns”, defendeu o líder do Chega.

No Twitter, Ventura disse que Ana Gomes será a pior candidata de sempre e ameaçou demitir-se caso ela fique à sua frente.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir “sem pressas” sobre uma candidatura à Presidência da República em 17 de maio num espaço de comentário televisivo.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

André Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Este sábado, foi anunciada a entrada de Marisa Marias na corrida às Presidenciais. A eurodeputada do Bloco de Esquerda tem marcada para a próxima quarta-feira a sua primeira declaração.

O PCP confirmou este domingo que o partido liderado por Jerónimo de Sousa terá um candidato próprio às eleições presidenciais.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias (BE) 10,13%.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vai haver pseudogente, que vote nesta especie de criatura mal parida, os azuis vao lá estar ela conta com eles

    • O que ele tem representado até agora? Clubismo e apoios a criminosos? OK anotado, para mim um presidente deve representar todos e não se faccioso

  2. Não sei se sabem mas, Ana Gomes enviuvou há pouco tempo. Vamos respeitar o seu luto não a ofendendo. Ela, apesar do seu desgosto, acredito, não se demitiu dos seus deveres políticos. Eu não teria coragem para o fazer. Agora este sr. vir dizer que representa o português comum!!!É pouco comum!!!

  3. Não percebo porque motivo aparecerá a fotografia do sr anti-ciganos numa notícia cujo título se refere a Ana Gomes. Não estarão a dar-lhe o protagonismo que ele não merece? Cuidado!

  4. Faz mal em concorrer a presidente. Devia dedicar-se a defender esses do daesh que começaram a ser julgados hoje mas cujo julgamento foi adiado. Para defender terroristas é que ela é boa.

  5. Apre!
    que mais desgraças estarão ainda para acontecer em 2020.
    Só faltava esta defensora de pilha galinhas e terroristas deportados, que espuma raiva esquerdista cada vez que fala.

  6. Apesar de nem sempre estar de acordo com as suas ideias e de, nem sequer partilhar a sua ideologia política, considero que será até agora a única candidata de esquerda há altura para enfrentar o atual presidente, os que estão mais à sua esquerda não passam de verbos de encher, da mesma forma considero que à direita Ventura como candidato a PR não terá nenhuma hipótese, poderá servir-se disto apenas como meio de passar as suas ideias e nada mais.

RESPONDER

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …