Ana Gomes confirma que é candidata à Presidência da República

European Parliament / FLickr

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou ao jornal Público que será candidata à Presidência da República. A candidatura será oficialmente anunciada esta quinta-feira, em Lisboa.

Em declarações ao jornal Público, Ana Gomes confirmou: “Serei candidata”, mas remeteu declarações adicionais para o dia da apresentação oficial, previsto para a próxima quinta-feira.

Ana Gomes sublinhou ainda que esta seria uma decisão “muito individual”. “Obviamente que prezo muito várias pessoas que tenho vindo a ouvir, mas, em última análise, é uma decisão que se tem de tomar solitariamente”, sublinhou.

No seu espaço de comentário na SIC Notícias, no domingo à noite, a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse que ainda não tinha encerrado totalmente a sua reflexão e não disse quando será o anúncio, mas assegurou que comunicará a decisão sobre uma eventual candidatura a Belém esta semana.

Ana Gomes iniciou contactos que apontavam para uma candidatura a Belém. Na quinta-feira passada, Ana Gomes almoçou com Francisco Assis, um dos apoiantes mais entusiásticos do partido, e, para os próximos dias, tem previstos mais contactos na área do PS que incluem uma conversa com Manuel Alegre.

No final de agosto, a antiga eurodeputada escreveu no Twitter “going foward”, palavras que pareciam indicar que a eurodeputada irá apresentar-se na corrida às eleições presidenciais de 2021.

“Ana Gomes é a candidata cigana”

O reeleito presidente do Chega e anunciado candidato presidencial, André Ventura, definiu a ex-diplomata Ana Gomes como “a candidata cigana”, após esta se ter apresentado como concorrente às eleições para a Presidência da República de janeiro de 2021.

“Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum”, disse Ventura, em declarações nesta terça-feira à agência Lusa.

Para Ventura, a ex-eurodeputada socialista “não chegará à segunda volta” das eleições para chefe de Estado. “Disputarei a segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa [atual Presidente e que só anunciará uma decisão sobre uma eventual recandidatura em novembro] e será a segunda volta mais espetacular da nossa história democrática”, previu.

Manuel de Almeida / Lusa

“Só os mais ingénuos acreditavam na reflexão e nos períodos de meditação prolongada. Ainda bem que Ana Gomes avança. É a representante fiel das minorias que não trabalham e dos coitadinhos que clamam o racismo dos portugueses. É o absoluto contrário da minha candidatura, que reúne os portugueses comuns”, defendeu o líder do Chega.

No Twitter, Ventura disse que Ana Gomes será a pior candidata de sempre e ameaçou demitir-se caso ela fique à sua frente.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir “sem pressas” sobre uma candidatura à Presidência da República em 17 de maio num espaço de comentário televisivo.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

André Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Este sábado, foi anunciada a entrada de Marisa Marias na corrida às Presidenciais. A eurodeputada do Bloco de Esquerda tem marcada para a próxima quarta-feira a sua primeira declaração.

O PCP confirmou este domingo que o partido liderado por Jerónimo de Sousa terá um candidato próprio às eleições presidenciais.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias (BE) 10,13%.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vai haver pseudogente, que vote nesta especie de criatura mal parida, os azuis vao lá estar ela conta com eles

    • O que ele tem representado até agora? Clubismo e apoios a criminosos? OK anotado, para mim um presidente deve representar todos e não se faccioso

  2. Não sei se sabem mas, Ana Gomes enviuvou há pouco tempo. Vamos respeitar o seu luto não a ofendendo. Ela, apesar do seu desgosto, acredito, não se demitiu dos seus deveres políticos. Eu não teria coragem para o fazer. Agora este sr. vir dizer que representa o português comum!!!É pouco comum!!!

  3. Não percebo porque motivo aparecerá a fotografia do sr anti-ciganos numa notícia cujo título se refere a Ana Gomes. Não estarão a dar-lhe o protagonismo que ele não merece? Cuidado!

  4. Faz mal em concorrer a presidente. Devia dedicar-se a defender esses do daesh que começaram a ser julgados hoje mas cujo julgamento foi adiado. Para defender terroristas é que ela é boa.

  5. Apre!
    que mais desgraças estarão ainda para acontecer em 2020.
    Só faltava esta defensora de pilha galinhas e terroristas deportados, que espuma raiva esquerdista cada vez que fala.

  6. Apesar de nem sempre estar de acordo com as suas ideias e de, nem sequer partilhar a sua ideologia política, considero que será até agora a única candidata de esquerda há altura para enfrentar o atual presidente, os que estão mais à sua esquerda não passam de verbos de encher, da mesma forma considero que à direita Ventura como candidato a PR não terá nenhuma hipótese, poderá servir-se disto apenas como meio de passar as suas ideias e nada mais.

RESPONDER

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …