Ana Gomes confirma que é candidata à Presidência da República

European Parliament / FLickr

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes confirmou ao jornal Público que será candidata à Presidência da República. A candidatura será oficialmente anunciada esta quinta-feira, em Lisboa.

Em declarações ao jornal Público, Ana Gomes confirmou: “Serei candidata”, mas remeteu declarações adicionais para o dia da apresentação oficial, previsto para a próxima quinta-feira.

Ana Gomes sublinhou ainda que esta seria uma decisão “muito individual”. “Obviamente que prezo muito várias pessoas que tenho vindo a ouvir, mas, em última análise, é uma decisão que se tem de tomar solitariamente”, sublinhou.



No seu espaço de comentário na SIC Notícias, no domingo à noite, a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse que ainda não tinha encerrado totalmente a sua reflexão e não disse quando será o anúncio, mas assegurou que comunicará a decisão sobre uma eventual candidatura a Belém esta semana.

Ana Gomes iniciou contactos que apontavam para uma candidatura a Belém. Na quinta-feira passada, Ana Gomes almoçou com Francisco Assis, um dos apoiantes mais entusiásticos do partido, e, para os próximos dias, tem previstos mais contactos na área do PS que incluem uma conversa com Manuel Alegre.

No final de agosto, a antiga eurodeputada escreveu no Twitter “going foward”, palavras que pareciam indicar que a eurodeputada irá apresentar-se na corrida às eleições presidenciais de 2021.

“Ana Gomes é a candidata cigana”

O reeleito presidente do Chega e anunciado candidato presidencial, André Ventura, definiu a ex-diplomata Ana Gomes como “a candidata cigana”, após esta se ter apresentado como concorrente às eleições para a Presidência da República de janeiro de 2021.

“Numa certa metáfora, Ana Gomes é a candidata cigana destas Presidenciais. Eu sou o português comum”, disse Ventura, em declarações nesta terça-feira à agência Lusa.

Para Ventura, a ex-eurodeputada socialista “não chegará à segunda volta” das eleições para chefe de Estado. “Disputarei a segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa [atual Presidente e que só anunciará uma decisão sobre uma eventual recandidatura em novembro] e será a segunda volta mais espetacular da nossa história democrática”, previu.

Manuel de Almeida / Lusa

“Só os mais ingénuos acreditavam na reflexão e nos períodos de meditação prolongada. Ainda bem que Ana Gomes avança. É a representante fiel das minorias que não trabalham e dos coitadinhos que clamam o racismo dos portugueses. É o absoluto contrário da minha candidatura, que reúne os portugueses comuns”, defendeu o líder do Chega.

No Twitter, Ventura disse que Ana Gomes será a pior candidata de sempre e ameaçou demitir-se caso ela fique à sua frente.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir “sem pressas” sobre uma candidatura à Presidência da República em 17 de maio num espaço de comentário televisivo.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

André Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Este sábado, foi anunciada a entrada de Marisa Marias na corrida às Presidenciais. A eurodeputada do Bloco de Esquerda tem marcada para a próxima quarta-feira a sua primeira declaração.

O PCP confirmou este domingo que o partido liderado por Jerónimo de Sousa terá um candidato próprio às eleições presidenciais.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias (BE) 10,13%.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Ainda vai haver pseudogente, que vote nesta especie de criatura mal parida, os azuis vao lá estar ela conta com eles

    • O que ele tem representado até agora? Clubismo e apoios a criminosos? OK anotado, para mim um presidente deve representar todos e não se faccioso

  2. Não sei se sabem mas, Ana Gomes enviuvou há pouco tempo. Vamos respeitar o seu luto não a ofendendo. Ela, apesar do seu desgosto, acredito, não se demitiu dos seus deveres políticos. Eu não teria coragem para o fazer. Agora este sr. vir dizer que representa o português comum!!!É pouco comum!!!

  3. Não percebo porque motivo aparecerá a fotografia do sr anti-ciganos numa notícia cujo título se refere a Ana Gomes. Não estarão a dar-lhe o protagonismo que ele não merece? Cuidado!

  4. Faz mal em concorrer a presidente. Devia dedicar-se a defender esses do daesh que começaram a ser julgados hoje mas cujo julgamento foi adiado. Para defender terroristas é que ela é boa.

  5. Apre!
    que mais desgraças estarão ainda para acontecer em 2020.
    Só faltava esta defensora de pilha galinhas e terroristas deportados, que espuma raiva esquerdista cada vez que fala.

  6. Apesar de nem sempre estar de acordo com as suas ideias e de, nem sequer partilhar a sua ideologia política, considero que será até agora a única candidata de esquerda há altura para enfrentar o atual presidente, os que estão mais à sua esquerda não passam de verbos de encher, da mesma forma considero que à direita Ventura como candidato a PR não terá nenhuma hipótese, poderá servir-se disto apenas como meio de passar as suas ideias e nada mais.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …