Feitiço contra o feiticeiro. Politólogos defendem que discurso de Ventura “vai virar-se contra ele”

Manuel de Almeida / Lusa

O lider do Chega, André Ventura

Depois de Ana Gomes ter anunciado publicamente a sua candidatura a Belém, André Ventura atacou a candidata, uma investida que os especialistas acreditam que irá sair cara ao líder do Chega.

Ana Gomes apresentou-se como concorrente às eleições para a Presidência da República de janeiro de 2021 e André Ventura não se deixou ficar: definiu a ex-diplomata como “a candidata cigana” e fez uma ameaça de demissão se perder para a socialista.

“Este tipo de discurso, insultuoso, rasca, vira-se contra André Ventura. Os segmentos do eleitorado de direita que votam são muito menos sensíveis a este tipo de discurso”, considera o politólogo António Costa Pinto, em declarações ao semanário Expresso.



O especialista defende que, nestas eleições, Ventura poderia ter a pretensão de mobilizar um eleitorado que não se revê ou está desiludido com Marcelo Rebelo de Sousa. “Uma direita mais conservadora, ligada a sectores do PSD e do CDS. Ora, este tipo de eleitores não consegue ignorar um tipo de ‘ataque gratuito’ e desenvolve uma atitude de rejeição.”

Por outro lado, aponta a politóloga Marina Costa Lobo, a ameaça de demissão pode fazer um grande favor à socialista. “Cria um belo incentivo para o eleitorado de esquerda servir-lhe esse resultado de bandeja.”

A diferença que afasta Ventura de líderes como Donald Trump, Jair Bolsonaro ou Marine Le Pen é que o líder do Chega não tem a dimensão destes políticos internacionais, nem a penetração eleitoral dos movimentos que os suportavam.

Costa Pinto acrescenta ainda que as tensões sociais exploradas por estes líderes não existem no contexto português, o que retira muito do potencial que podia ter o presidente do Chega – sobretudo numas eleições presidenciais que têm, tradicionalmente, pouca participação e cujo vencedor está previamente anunciado.

“André Ventura precisará sempre de um acontecimento desencadeador para condicionar a campanha. Se quiser mobilizar mais do que os seus, não pode servir-se apenas de um discurso abstrato ou de ataques desta natureza“, disse o especialista ao semanário.

Um fator crucial neste jogo de tabuleiro é a atitude dos restantes candidatos. “O grande objetivo de André Ventura nestas eleições é a sua consolidação no sistema político português, tentando ancorar-se na base eleitoral que é tradicionalmente do PSD e do CDS. Sabendo disto, a estratégia dos outros candidatos tem de passar ora por desprezar, ora por salientar negativamente aquilo que diz, mas nunca o considerar de igual para igual. Tem de ser variável”, rematou Costa Pinto.

ZAP //

PARTILHAR

52 COMENTÁRIOS

            • É algo que aconteceu em todos países a seu tempo, quase sem excepção! Só os comunistas, e logo quem, associam essas organizações a regimes fascistas! Como se nunca tivesse existido algo do tipo nos países comunistas, ou de extrema esquerda! Estude um pouco que lhe faz muita falta! Já agora, mais uma vez, os “Pioneiros” organização de juventude comunista do PCP eram ou são o quê? Vocês vivem da demagogia e da ignorância. O que vos safa é que parte dos portugueses têm muita preguiça em pensar, são maus alunos e “emprenham pelos ouvidos” como têm fatalmente memória de peixe!

        • Era tanto como MI5/6, La securité, A CIA/FBI, KGB (que ainda vive); os serviços secretos da China, a Stasi entre dezenas de outros nos mais diversos países! Vá ainda hoje para estes países dizer mal dos seus governos ou colocar os seus Estados em perigo, e vai ver o que lhe acontece! mesmo nas democracias mais antigas! Só em Portugal é que temos ministros e agentes supostamente secretos a expor tudo na praça publica sem pudor nem vergonha na cara! Essa de existir uma policia de defesa do Estado estar associada a regimes fascistas só cola com ignorantes! Já agora, o SIS é o quê?

          • La securité ? deve confundir com a Sûreté nationale ou générale.
            A extrema direita de hoje não quer ser confrontada com o seu passado, e quer tapar o sol com uma peneira. Depois quando a conversa não lhe agrada a resposta: Ataques pessoais, ou essa da “propaganda comunista”! Mas temos que dizer o que tem de ser dito : O regime de Salazar foi uma ditadura FASCISTA, e não preciso de estudar esse tempo….. porque tenho boa memoria, e lembre-me bem. O regime de Salazar deixou-nos na miséria, e o de Ventura seria ainda muito pior!

            • Deixou-nos na miséria??? Olhe que não…olhe que não….Deixou os cofres bem recheados, para depois serem esvaziados pela “democracia” portuguesa…

        • A PDE era a policia internacional do Estado Novo . Como há o SIS , a CIA , MI 6 , Mossad etc . São policias que defendem os seus respectivos países de invasões e perigos vindos de potencias ou países estrangeiros que representem outros interesses . Em periodo de guerra fria protegiam os portugueses dos soviéticos. Como houve a KGB ou a Gestapo estas sim mais parecidas com fascismo. Mas o fascismo , é uma questão de cultura , foi mesmo em Itália .

  1. O Venturas numa irá acolher o meu voto. Esse tipo não merecia nem oucupar o lugar no parlamento. Pessoa que quer ser um chefe do país com atitudes tão feia e groceira! Mete nojo. Um candidato deve se portar como tal, e não como gentinha. Esse candidato quando é eleito, é eleito para o país, para todos e não para alguns nenpelo visto ele é e será para alguns. Cuidado com esses tipos. Um candidato que não tem e não sabe respeitar os outros, está muito mal

    • Tem aprendido com os “melhores”: Trump, Bolsonaro, Le Pen, Orbán, Salvini, etc, etc… boa parte deles (todos?) financiados pelo Kremlin de Putin!…
      É a linguagem típica dos pastores religiosos frente às suas ovelhas alienadas!!

    • Não precisa anunciar que nunca iria dar o seu voto, nós percebemos logo que é de esquerda e não dos que vagueiam pelos dois. Ele é eleito, e ao contrário dos seus amigos socialistas, que partilham ideais APÓS eleições, ele anuncia os seus objetivos antes de ser eleito e cumpre-os, por pior que sejam. Por isso em vez de falar dos outros olhe para o seu umbigo. O seu amigo Costa não respeitou a população nem o voto. Portanto enfie as atitudes groceiras onde você sabe.

        • E você dos corruptos e nepotistas esquerdalhos, não irei votar, mas jamais votaria num esquedalho obscurantista – que se auto-intutula democrata e culto. Esta não serve nem como piada -, que já se alinham e tropeçam entre si, para atacar o A. Ventura tenha ele razão ou não! Isso é mais do que certo. Democracia para gente como vocês é apenas a vossa! A que mais gente levou à desgraça neste mundo!

      • Se depois de tantos anos ainda não sabes como funciona
        o Poder Legislativo em Portugal, devias aproveitar a tele-escola para ver se aprendes alguma coisa!…
        Além disso, nas últimas eleições o Costa foi, de longe, o mais votado.
        A ignorância é má conselheira… e excelente aliada de profetas oportunistas como o Ventura!!

        • Nem todos estudaram Direito Constitucional! aposto que você também não. Não se refugie nas últimas eleições ele não falou nisso, referiu-se ao acordo sub-reptício da geringonça que o colocou no poder e mantém reféns os portugueses que não se revêem nestas políticas de propaganda e populismo criadas no pós-eleitoral num arranjo parlamentar entre vencidos, que acalmou os gangues ou batalhões de ataque ao governo de então – gente que certamente está a comer muito bem à custa dos restantes portugueses. J+a me esquecia esses bandoleiros são “democratas”- ou já se esqueceu? E, onde não há responsabilidade para os imensos desastres com imensas vitimas que têm acontecido e que depressa são escondidos para debaixo do tapete da memória colectiva! Terminou-se com uma tradição política, pode ser que o remédio um dia dia lhe sirva de veneno e se acabe de vez com as sucessivas crises, corrupção e nepotismo neste país.

          • Hahahaaa… mas qual Direito Constitucional??
            É Ensino Básico e matemática simples: quem consegue ter o apoio do maior numeros de lugares na AR, forma goveno e, foi isso que aconteceu.
            O Passos não conseguiu formar governo (e ainda bem senão, nesta altura, já tinha vendido o país todo aos chinocas, etc!) e o Cavaco não teve outra opção senão nomear Costa (que entretanto conseguiu os apoios do BE e PCP).
            Tudo perfeitamente normal e só faz confusão nas cabecinhas mais limitadas!…

    • Exacto, então aqueles que foram eleitos deviam estar a governar o país para todos, tal como refere o seu argumento, certo?

      No entanto vivi pessoalmente casos e alturas em que aquilo que é suposto ser a segurança SOCIAL só dá benefícios a quem abusa do sistema, quem sempre apoio e ajudou esse “sistema” depois quando mais precisa é violado a sangue frio e sem vaselina, pelas mesmas pessoas que VOCÊ parece admitir serem “cultas e para todo o povo”.

      Portanto, faça um favor à comunidade e vá para o terreno ver o estado da população que tanto fez para este país ser o que é, antes de começar a mandar pedras sem sequer saber para aonde elas vão.

  2. Um comentadeiro do Espesso só pode dizer isto, senão é ostracizado. E a Dona Ana é um poço de boa educação como tem mostrado ao longo dos anos. Ide pentear macacos!

  3. Estão todos há mais de um ano a chamar os nomes todos e mais os que inventam ao André Ventura . Se ele se defende usando linguagem parecida vão logo a correr a pedir ajuda aos politólogos do sistema .

    • Exactamente se não existissem os “politólogos iam à bruxa ou à cartomante! São mesmo imbecis, uns coitados destituídos de cérebro. Estes “politólogos são fazedores de mentes, e entendem perceber muito sobre o que é o país! Fartei-me de consultar escolas de ensino superior, e não vi por lá nenhum curos com esse nome. Os que poderia servir Chama-se Ciência Política, mas não faz como ciência que é, futurologia!

  4. Nem vale a pena comentar. O homem procura protagonismo a qq preço. Não tem a fortuna dum Trump (q ñ lhe servirá de grande coisa pq de pior presidente de sempre dos USA ñ se safa), nem dispõe de um eleitorado desmiolado como Bolsanario. Sem futuro.

    • Olhe que não… Olhe que não… pode ser que se engane; muitos abstencionistas como eu desta vez vão votar porque finalmente têm alguém diferente para o fazer e era uma coisa que eu ia gramar ver… para abanar profundamente este f.d.p. deste regime de grunhos.

  5. Prognósticos? Só no final do jogo. Vamos ver como ē que o povo português vai reagir ao que se tem passado em todos os meandros da política portuguesa.
    Politólogos fazem-me lembrar economistas que não sabem nada do que vai acontecer. Ainda por cima politólogos com inclinação.

  6. E que tal pararem de darem atenção ao Venturinha? Ou será que não percebem que esse tipo só quer é a atenção dos media? Ele é do tipo sencionalista… “Falem mal de mim, mas falem”. Ele segue à letra os exemplos de Le Pen ou Salvini que já foram apanhados em vários escândalos mas que no entanto continuam a a sair intactos por entre os pingos da chuva.

    • Essa é boa! Por que não diz isso aos adversários? Quem deu origem à notícia? Quem comentou? Gente como o senhor muito gostam de ver as pessoas no obscurantismo e na ignorância! Espere aí sentado que irão apenas noticiar o que lhe convém. Isso diz muito sobre gente como o senhor. Livra!

    • Não dar atenção ao AV é o melhor favor que lhe podem fazer. Deixá-lo à solta a falar sem contraditório é pura estupidez da parte daqueles seus adversários que acham que resolvem problemas com um mero inchar de peito pretensamente insuflado de superioridade moral.
      Não!
      Confrontem-no. Contrariem-no. Debatam com inteligência. E nunca, mas NUNCA o ignorem!

  7. Bom dia a todos os q aqui se manifestam, talvez alguns exuberantes da linguística tenham ficado ofendidos, talvez porque não quizerem entender em q contexto a palavra Ciganos foi aplicada. Bom(como diz o Marcelo), a palavra em causa não está (como alguns quizerem insinuar), a chamar Cigana, nem querer fazer da dona Ana uma Cinana no sentido real da Etnia. Mas sim, que ela vem partir ou fraccionar um partido(ps) que tem alguma representação política(infelizmente) , ficando apenas com os votos de uma pequena parte(migalhas, daí o termo que o Sr. A. V. aplicou) desse mesmo partido e dificilmente (uma meia dúzia) irá buscar votos a outros. O pcp terá o seu candidato, o be a mesma coisa, o psd, cds e ps(maioria) já tem o Marcelo, a IL é o que se sabe, o rir de T. Rans é uma anedota lá da povoação. Fica o único candidato digno do termo e que dignifica aquilo em que a população que não costuma votar, ou se abstem e ou vota em branco(+/-45%), que não se rever neste lixo partidário que nos tem governado e representado(de forma muito fraca e incompetente) do 25 de Abril /74, com a digníssima excepção do Sr. Ramalho Eanes, este sim um digno representante da Nação.
    Bem hajam, votem bem, e deixem de votar sempre no mesmo lixo.

    • Já sabemos que não é!!
      poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-defende-regime-de-exclusividade-de-deputados-mas-acumula-salario-de-consultor-privado

      • Ventura defende isso para os outros. Um Generalissmo está por cima destas coisas. Mas temos que votar em Ana Gomes, só para provar ao seguidores do obscurantismo que o fascismo não se demita voluntariamente e que não é algo que se deseja, nem para o pior inimigo

        • Exactamente, quando vejo certas análises históricas, “analisadas” por Fernando Rosas e Irene Pimentel sem contraprova de outras sensibilidades, como pós-graduado em História, fico a saber de imediato tudo sobre esse sítio! Um nojo.

          • Ai sim?
            E exemplos disso? Nem um?
            Pois…
            Essa táctica do Ventura e companhia faz efeito nas mentes mais básicas, mas devias saber que nem todos comem gelados com a testa!…
            Ficamos à espera de um exemplo…

        • Acreditar??
          Oh ovelhinha, mas tu achas que isto é uma religião?
          Eu não preciso de acreditar – eu apanho regularmente as mentiras do vigarista Ventura!!
          Nem preciso de saber quem está por detrás do Polígrafo porque, até agora não vi nada lá nada errado – nem tu foste capaz de apontar qualquer erro neste artigo – e isso já diz tudo sobre ti!
          Mas, aqui fica a mentira descarada directamente da boca do profeta vigarista Ventura:
          twitter.com/i/status/1230965911936524289
          Está melhor assim ou vais continuar a dormir??
          Não abras a pestana que vais longe!…

  8. Li alguns dos comentários aqui expressos. Infelizmente, quase todos são a qualificar pessoas… Muito mal vai uma sociedade quando os “seres pensantes” em vez de argumentarem com fundamentos ou opiniões, emitem certezas…. Pessoalmente não tenho certeza de coisa alguma… Mas, infelizmente, começo a concluir que faz falta uma ruptura qualquer do atual sistema…. Vou acompanhar com cuidado as campanhas e o que apresentar melhores ideias terá o meu voto. Ou sou muito parvo e não consigo ainda ter certezas, ou há muita gente a olhar para a política como fosse o futebol: sou desta equipa e pronto!!!!! Só porque sou e sou contra todos os que não são….

  9. O Costa e o PS foram de longe os mais votados, tendo em conta que para serem governo tiveram de o usurpar, coligando com tudo o que conseguiram. Portanto, com este tipo de política só podemos concluir que, votar foi uma perda de tempo. Não foi o povo que escolheu foram os partidos. A política de hoje, é tudo uma grande treta. Que ganhe o Ventura, a ver de isto ou dá 1a grande volta, ou se Portugal, explode!

  10. ser humano no seu melhor. Repetem fazem coisas da mesma maneira. Ainda reclamam de si proprio como que culpa seja dos outros para fugirem a responsabilidade. Num sistema seja ele qual for se subsistemas forem alterados vai alterar a dinamca num todo… tocando por miudos quando politicos, banqueiros, ladroes roubam, apropriam de bens, estao alterando a dinamica do pais ou seja o progresso do pais… as novas geracoes nao vao ter mesmas opotyunidades como voa ter de pagar os erros do passado… nessas pessoas incluem familiares desses tais ganhanciosos … se pensarmos como deve ser ‘e assustador ver a falta de inteligencia nas pessoas de topo…. o tempo ‘e mestre de todos, mas accoes passadas podem repetire se a historia nao forem bem contadas … a muita gente a varrer para baixo do tapete, os que vieram que pagam… nao ‘e justo, nao ‘e moralmente aceitavel… queremos melhores sistemas, e mais justos….

  11. Então mas quantas vezes se demite este bandalho?.. De cada vez que não fazem a vontado ao puto, ele atira-se para o chão em birra. Vais acabar no esquecimento, como um sonho mau da democracia… E os teus adeptos fascizoides rastejarão de volta para debaixo da pedra de onde sairam.

  12. “Acreditar”??
    Oh ovelhinha, mas tu achas que isto é uma religião?
    Eu não preciso de acreditar – eu apanho regularmente as mentiras do vigarista Ventura!!
    Nem preciso de saber quem está por detrás do Polígrafo porque, até agora não vi nada lá nada errado – nem tu foste capaz de apontar qualquer erro neste artigo – e isso já diz tudo sobre ti!
    Mas, aqui fica a mentira descarada directamente da boca do profeta vigarista Ventura:
    twitter.com/i/status/1230965911936524289
    Está melhor assim ou vais continuar a dormir??
    Não abras a pestana que vais longe!…

  13. Curioso só o discurso do Ventura virar-se contra o próprio. É só mais um…
    Mais curioso é o discurso dos outros políticos, nomeadamente os que carregam isto desde que nasci (1975) nunca se virar contra eles…
    Espera lá… O Ventura parece ser isso mesmo, o discurso deles a virar-se contra eles…
    Já percebi tudo finalmente…
    Obrigado politólogos!

RESPONDER

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …