Ana Drago, Daniel Oliveira e Rui Tavares à frente de Candidatura Cidadã

Os ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira e o antigo eurodeputado Rui Tavares fazem parte do secretariado da Convenção para uma Candidatura Cidadã às Eleições Legislativas de 2015, que irá reunir-se a 31 de janeiro.

O secretariado, eleito este sábado num encontro que reuniu em Lisboa o partido LIVRE e o movimento de cidadãos associado, incluindo Fórum Manifesto e Renovação Comunista, integra ainda outros seis nomes: Abílio Hernandez, Rui Feijó, Manuela Silva, André Barata, Paulo Fidalgo e Sofia Cordeiro.

Na agenda do encontro estava ainda uma decisão sobre a designação a propor à convenção de 31 de janeiro para concorrerem às eleições legislativas, mas esse processo acabou por adiado para 08 de dezembro.

Em declarações à Lusa, José Reis, um dos promotores da Convenção Cidadã, explicou que já existem algumas propostas para a designação, mas foi decidido que a escolha seria feita através de votação eletrónica entre os subscritores da convocatória.

Este “processo democrático de escolha do nome” estará concluído a 08 de dezembro, data em que será conhecido a designação que será proposta à convenção de 31 de janeiro para concorrerem às eleições legislativas.

No encontro de hoje foi ainda marcada uma nova reunião para 24 de janeiro, altura em que serão aprovadas as propostas que serão sujeitas a discussão na convenção.

Em comunicado é ainda referido que ficou estabelecido que na convenção – aberta a todos que subscreveram a sua convocatória – serão definidos os princípios programáticos da candidatura cidadã e será aprovado o regulamento das eleições primárias abertas para constituição das listas candidatas.

Outros dos pontos da iniciativa serão a organização do “processo deliberativo aberto de construção do seu programa eleitoral” e a eleição dos coletivos de coordenação da candidatura cidadã.

Na reunião de janeiro será ainda ratificado o nome definitivo a figurar junto do partido LIVRE, congregando as associações dos ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, dos dissidentes comunistas e outras personalidades envolvidas no “Manifesto 3D” (“Dignidade, Democracia e Desenvolvimento”) e no Congresso Democrático das Alternativas.

A nova força política da “papoila”, do antigo eurodeputado independente pelo Bloco de Esquerda Rui Tavares, já foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em março e concorreu às europeias de 25 de maio, conseguindo ser a sétima mais votada.

Apesar de a legislação só permitir candidaturas por parte de partidos políticos, o LIVRE e o referido movimento de cidadãos, cuja designação até agora tem sido “Tempo de Avançar”, pretendem abrir a lista de candidatos a deputados, através de eleições primárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …