Ana Drago, Daniel Oliveira e Rui Tavares à frente de Candidatura Cidadã

Os ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira e o antigo eurodeputado Rui Tavares fazem parte do secretariado da Convenção para uma Candidatura Cidadã às Eleições Legislativas de 2015, que irá reunir-se a 31 de janeiro.

O secretariado, eleito este sábado num encontro que reuniu em Lisboa o partido LIVRE e o movimento de cidadãos associado, incluindo Fórum Manifesto e Renovação Comunista, integra ainda outros seis nomes: Abílio Hernandez, Rui Feijó, Manuela Silva, André Barata, Paulo Fidalgo e Sofia Cordeiro.

Na agenda do encontro estava ainda uma decisão sobre a designação a propor à convenção de 31 de janeiro para concorrerem às eleições legislativas, mas esse processo acabou por adiado para 08 de dezembro.

Em declarações à Lusa, José Reis, um dos promotores da Convenção Cidadã, explicou que já existem algumas propostas para a designação, mas foi decidido que a escolha seria feita através de votação eletrónica entre os subscritores da convocatória.

Este “processo democrático de escolha do nome” estará concluído a 08 de dezembro, data em que será conhecido a designação que será proposta à convenção de 31 de janeiro para concorrerem às eleições legislativas.

No encontro de hoje foi ainda marcada uma nova reunião para 24 de janeiro, altura em que serão aprovadas as propostas que serão sujeitas a discussão na convenção.

Em comunicado é ainda referido que ficou estabelecido que na convenção – aberta a todos que subscreveram a sua convocatória – serão definidos os princípios programáticos da candidatura cidadã e será aprovado o regulamento das eleições primárias abertas para constituição das listas candidatas.

Outros dos pontos da iniciativa serão a organização do “processo deliberativo aberto de construção do seu programa eleitoral” e a eleição dos coletivos de coordenação da candidatura cidadã.

Na reunião de janeiro será ainda ratificado o nome definitivo a figurar junto do partido LIVRE, congregando as associações dos ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, dos dissidentes comunistas e outras personalidades envolvidas no “Manifesto 3D” (“Dignidade, Democracia e Desenvolvimento”) e no Congresso Democrático das Alternativas.

A nova força política da “papoila”, do antigo eurodeputado independente pelo Bloco de Esquerda Rui Tavares, já foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em março e concorreu às europeias de 25 de maio, conseguindo ser a sétima mais votada.

Apesar de a legislação só permitir candidaturas por parte de partidos políticos, o LIVRE e o referido movimento de cidadãos, cuja designação até agora tem sido “Tempo de Avançar”, pretendem abrir a lista de candidatos a deputados, através de eleições primárias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …