/

Justiça alemã decide extraditar Puigdemont para Espanha

1

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, ex-líder catalão, vai ser extraditado para Espanha para ser julgado apenas por uso indevido de fundos. A decisão foi tomada pela justiça da Alemanha, onde o ex-presidente foi detido.

Segundo o El Pais, o tribunal de Schweslig Holstein, no norte da Alemanha, justificou a sua decisão num alegado crime de uso indevido de fundos públicos, e não de rebelião, para que o ex-presidente seja julgado em Espanha.

A juiza de Schlewsig-Holstein tinha já pedido em abril às autoridades espanholas mais informação sobre o crime de má gestão de fundos públicos de que o antigo líder catalão vinha sendo acusado.

A justiça alemã alegava que a ordem de detenção internacional não continha “uma descrição suficiente das circunstâncias em que ocorreu o delito” e não revelava “a concretização necessária para o associar de forma suficiente aos atos que lhe são imputados”, relata o periódico espanhol.

O ex-presidende catalão estava também acusado de rebelião. E foi esse o crime, o da má gestão de fundos, que levou a justiça alemã a decidir entregar Puigdemont a Espanha.

Puigdemont foi detido no norte da Alemanha a 25 de março, no cumprimento de um mandado detenção europeu emitido por Espanha, depois de ter sido acusado por rebelião juntamente com 12 outros separatistas por terem organizado o referendo de 1 de outubro de 2017 — contrário à Constituição espanhola. O governo liderado por Puigdemont foi, assim, destituído pelo Governo espanhol.

Na passada terça-feira, o Supremo Tribunal espanhol inabilitou e suspendeu Puigdemont e outros 5 deputados catalães que se encontram detidos, de qualquer cargo político.

ZAP //

1 Comment

  1. Em pleno seculo XXI este gabarito políticos na decadência, esta Europa corrupta e extravagante ainda deixa existirem PRESOS POLITICOS, para agradar aos FRANQUISTAS extradita-se um homem pelo facto de ser um políticos corretamente correto.
    Viva uma Catalunha livre e Independente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.