Justiça alemã decide extraditar Puigdemont para Espanha

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, ex-líder catalão, vai ser extraditado para Espanha para ser julgado apenas por uso indevido de fundos. A decisão foi tomada pela justiça da Alemanha, onde o ex-presidente foi detido.

Segundo o El Pais, o tribunal de Schweslig Holstein, no norte da Alemanha, justificou a sua decisão num alegado crime de uso indevido de fundos públicos, e não de rebelião, para que o ex-presidente seja julgado em Espanha.

A juiza de Schlewsig-Holstein tinha já pedido em abril às autoridades espanholas mais informação sobre o crime de má gestão de fundos públicos de que o antigo líder catalão vinha sendo acusado.

A justiça alemã alegava que a ordem de detenção internacional não continha “uma descrição suficiente das circunstâncias em que ocorreu o delito” e não revelava “a concretização necessária para o associar de forma suficiente aos atos que lhe são imputados”, relata o periódico espanhol.

O ex-presidende catalão estava também acusado de rebelião. E foi esse o crime, o da má gestão de fundos, que levou a justiça alemã a decidir entregar Puigdemont a Espanha.

Puigdemont foi detido no norte da Alemanha a 25 de março, no cumprimento de um mandado detenção europeu emitido por Espanha, depois de ter sido acusado por rebelião juntamente com 12 outros separatistas por terem organizado o referendo de 1 de outubro de 2017 — contrário à Constituição espanhola. O governo liderado por Puigdemont foi, assim, destituído pelo Governo espanhol.

Na passada terça-feira, o Supremo Tribunal espanhol inabilitou e suspendeu Puigdemont e outros 5 deputados catalães que se encontram detidos, de qualquer cargo político.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em pleno seculo XXI este gabarito políticos na decadência, esta Europa corrupta e extravagante ainda deixa existirem PRESOS POLITICOS, para agradar aos FRANQUISTAS extradita-se um homem pelo facto de ser um políticos corretamente correto.
    Viva uma Catalunha livre e Independente.

RESPONDER

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …