Justiça alemã decide extraditar Puigdemont para Espanha

Olivier Hoslet / EPA

O ex-presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, ex-líder catalão, vai ser extraditado para Espanha para ser julgado apenas por uso indevido de fundos. A decisão foi tomada pela justiça da Alemanha, onde o ex-presidente foi detido.

Segundo o El Pais, o tribunal de Schweslig Holstein, no norte da Alemanha, justificou a sua decisão num alegado crime de uso indevido de fundos públicos, e não de rebelião, para que o ex-presidente seja julgado em Espanha.

A juiza de Schlewsig-Holstein tinha já pedido em abril às autoridades espanholas mais informação sobre o crime de má gestão de fundos públicos de que o antigo líder catalão vinha sendo acusado.

A justiça alemã alegava que a ordem de detenção internacional não continha “uma descrição suficiente das circunstâncias em que ocorreu o delito” e não revelava “a concretização necessária para o associar de forma suficiente aos atos que lhe são imputados”, relata o periódico espanhol.

O ex-presidende catalão estava também acusado de rebelião. E foi esse o crime, o da má gestão de fundos, que levou a justiça alemã a decidir entregar Puigdemont a Espanha.

Puigdemont foi detido no norte da Alemanha a 25 de março, no cumprimento de um mandado detenção europeu emitido por Espanha, depois de ter sido acusado por rebelião juntamente com 12 outros separatistas por terem organizado o referendo de 1 de outubro de 2017 — contrário à Constituição espanhola. O governo liderado por Puigdemont foi, assim, destituído pelo Governo espanhol.

Na passada terça-feira, o Supremo Tribunal espanhol inabilitou e suspendeu Puigdemont e outros 5 deputados catalães que se encontram detidos, de qualquer cargo político.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em pleno seculo XXI este gabarito políticos na decadência, esta Europa corrupta e extravagante ainda deixa existirem PRESOS POLITICOS, para agradar aos FRANQUISTAS extradita-se um homem pelo facto de ser um políticos corretamente correto.
    Viva uma Catalunha livre e Independente.

RESPONDER

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …

Medina, ameaçado pela união das direitas, segura-se ao voto útil para ganhar Lisboa

Fernando Medina tem um duro desafio pela frente, depois de a direita ter dado as mãos em Lisboa, numa megacoligação encabeçada por Carlos Moedas. O socialista Fernando Medina está a ser ameaçado pela união da direita, …

Antigo manual egípcio revela novos detalhes sobre a mumificação

Uma equipa de investigadores descobriu um papiro médico com 3.500 anos que permitiu ajudar a recriar o processo de embalsamento para preparar os antigos egípcios para a vida após a morte. Este é o mais …

Lewandowski investigado por fuga ao fisco nos rendimentos publicitários

O polaco Robert Lewandowski, eleito pela FIFA melhor futebolista em 2020, não pagou impostos pelos seus rendimentos publicitários até 2016, de acordo com uma investigação revelada hoje pela revista Der Spiegel. Segundo a publicação germânica, que …

Independentes "esperançados". Após maratona negocial, PSD dá braço a torcer (mas nega recuo)

Os autarcas independentes reuniram-se os representantes dos partidos com maior presença parlamentar esta quinta-feira, numa ronda negocial devido à nova Lei Autárquica. Em causa está uma lei aprovada no verão pelo PS e PSD, que obriga …