/

Afinal, Teixeira dos Santos falou com Sócrates sobre nomeação de Vara para a CGD

8

José Sena Goulão / Wikimedia

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos disse esta quinta-feira em tribunal, no âmbito da Operação Marquês, que José Sócrates o tinha alertado para as repercussões políticas da escolha de Armando Vara para administrador da CGD, segundo fonte do processo.

Reiterando que foi ele quem escolheu Armando Vara para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Teixeira dos Santos disse ao juiz de instrução que tinha sido alertado pelo ex-primeiro ministro José Sócrates sobre as repercussões políticas da escolha, algo que não tinha dito aos investigadores do Ministério Público.

No interrogatório, ainda na fase da investigação da Operação Marquês, Teixeira dos Santos não tinha referido ao juiz Carlos Alexandre a existência de conversas com o, na altura, chefe de Governo, recorda o jornal Público. Desta vez, terá mesmo dado conta que José Sócrates colocou reticências na escolha de Vara por receio de eventuais “repercussões políticas”, segundo avançam a TSF e a SIC.

O Ministério Público defende que a nomeação de Vara terá sido uma imposição de José Sócrates. Teixeira dos Santos terá, segundo escreve o diário, ilibar o antigo primeiro-ministro das suspeitas de interferência nesta matéria.

Esta questão é especialmente importante, uma vez que “Sócrates e Vara foram acusados de um crime de corrupção por terem alegadamente recebido dinheiro para beneficiarem os donos do empreendimento Vale de Lobo, no Algarve”, nota o matutino.

Num depoimento de quase quatro horas, o ex-ministro das finanças ouviu do juiz muitas das perguntas com as quais foi confrontado na fase de inquérito da Operação Marquês e, segundo a mesma fonte, respondeu com algumas nuances a favor de Sócrates e ter-se-á lembrado de mais alguns pormenores sobre os assuntos que foram abordados.

Entre os temas falados constaram a adjudicação ao consórcio Elos (grupo Lena, arguido no processo) de um troço do comboio de alta velocidade (TGV) e sobre a escolha de Armando Vara, também arguido neste caso, para a administração do banco público. A explicação para a escolha prendeu-se, segundo a testemunha, com a necessidade de um equilíbrio na administração da CGD, alcançado com a escolha de um elemento vindo de fora.

Teixeira dos Santos é uma das cinco testemunhas arroladas por José Sócrates para prestar esclarecimentos nesta fase do processo, apesar de ter sido uma das mais de 200 já inquiridas pelo Ministério Público na fase de investigação.

Na sexta-feira é a vez de Santos Ferreira, presidente da CGD entre 2005 e 2008 e depois do BCP até 2012, prestar depoimentos.

Sócrates está acusado de corrupção passiva de titular de cargo político, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada.

Entre outras imputações, o Ministério Público acredita que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos e na PT, bem como para garantir a concessão de financiamento da CGD ao empreendimento de luxo Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.

Entre os 28 arguidos estão ainda Carlos Santos Silva, Henrique Granadeiro, Zeinal Bava, Armando Vara, Bárbara Vara, Joaquim Barroca, Helder Bataglia, Rui Mão de Ferro e Gonçalo Ferreira, empresas do grupo Lena (Lena SGPS, LEC SGPS e LEC SA) e a sociedade Vale do Lobo Resort Turísticos de Luxo.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Isto é mesmo caricato – quando lhes convém tem LAPSO de MEMORIA, outras vezes relatam coisas e situações NUNCA ANTES TINHAM MENCIONADO, antes pelo CONTRARIO, Tinham dito que foi o JS que “escolheu” o Vara. O JS continua a Pagar mt BEM

    • Vara e Sócrates eram unha com carne e alguém tem dúvidas que foi Sócrates que falou com o Teixeira dos Santos para o meter na Caixa ? Este T. dos Santos diz agora que foi ele que o meteu lá e até chamou a atenção de Sócrates… Nota-se nitidamente que este artista está a tentar passar entre os pingos da chuva. Apertado mais um bocado, facilmente vai escorregar com a verdade.

  2. Bandidos!! Estou eu a pagar impostos com língua de palmo para sustentar esta canalha. Afinal esse energúmeno agora já diz que foi ele que escolheu o vara e o outro ainda achou que podia ter repercussões políticas. Vê-se mesmo que é tudo aldrabices e coisas feitas e encomendadas para se incobrirem uns aos outros. Corja de FDP!!!!!?

  3. Cambada, mas cuidado com o menino (ivozinho) já anda a dar muitos palpites. E anda esta cambada toda a pedir abertura de instrução. Se toda a gente fizesse o mesmo , morriam todos de velhos antes de ser julgados . Fdp

  4. Esta “corja” continua a dizer e a fazer o que bem quer, pois os portugiueses parecem que continuam a “dormir”.
    Como agora dá jeito, este incompetente e cúmplice na bancarrota de Portugal, vem agora defender o seu chefe, dizendo que foi ele que convidou o Vara, mas na altura da inquirição nada disse nesse sentido. Foi “pau mandado” e agora diz o contrário.
    Não prestam para nada estas pessoas que não honram a palavra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.