Adjunto de Galamba levou à força computadores com informações secretas

5

André Kosters / Lusa

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba

O agora exonerado adjunto de João Galamba levou à força dois computadores do Ministério, um deles com informações confidenciais.

O adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas Frederico Pinheiro foi exonerado na quarta-feira, por “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades” inerentes ao exercício das funções, confirmou hoje à Lusa fonte oficial.

“A 26 de abril de 2023 foi exonerado o adjunto do Gabinete do Ministro das Infraestruturas Frederico Pinheiro”, respondeu à Lusa o gabinete de João Galamba.

Segundo a mesma resposta, “conforme descrito no despacho a publicar em Diário da República, o adjunto em causa adotou ‘comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades inerentes ao exercício das suas funções num gabinete ministerial’”.

Frederico Pinheiro é visado na troca de informações divulgada na comunicação social, na quinta-feira, sobre a polémica na TAP. Foi este adjunto que esteve presente na reunião secreta que serviu para preparar a ex-CEO da TAP para as perguntas na comissão parlamentar.

A SIC teve acesso a mensagens trocadas através do WhatsApp em que João Galamba escreveu ao seu adjunto Frederico Pinheiro e confirmou que Christine Ourmiéres-Widener iria participar na reunião privada com membros do Governo e deputados do PS.

Governo avança com queixa-crime

O Governo vai avançar com uma queixa-crime contra Frederico Pinheiro. Isto porque, depois de exonerado do cargo, Pinheiro levou para casa dois computadores do Estado, um deles com informações classificadas.

Fontes contactadas pela SIC dizem que o momento foi tenso e que o ex-adjunto terá mesmo partido um vidro antes de levar o portátil para casa.

O Expresso sabe Frederico Pinheiro considerava que tinha direito a ir buscar o computador antes da exoneração formal do cargo, rejeitando, por isso, a ideia de furto.

O episódio aconteceu na noite do dia 26 de abril, conta o semanário. Uma das assessoras de Galamba terá dito a Pinheiro que não podia levar os computadores. Seguidamente, ouviram-se “gritos na sala”, o que levou a chefe de gabinete a tentar tirar a mochila das mãos do ex-adjunto.

Fontes do Ministério das Infraestruturas descrevem o que aconteceu a seguir como tendo havido “agressões” e “altercações” da parte de Frederico Pinheiro.

Segundo a CNN Portugal, a PJ fez buscas à casa do ex-adjunto e resgatou os computadores, devolvendo-os ao Ministério das Infraestruturas. Não é conhecido se as informações confidenciais eram relativas aos documentos enviados para a comissão de inquérito à TAP.

O presidente da Iniciativa Liberal considerou esta sexta-feira que o adjunto exonerado de Galamba é um “bode expiatório”, acusando o Governo de atribuir sistematicamente responsabilidades a pessoas de “menor relevância” política.

“Aquilo que me parece evidente é que o Governo socialista é incapaz de assumir as suas responsabilidades aos níveis mais relevantes e, portanto, encontra sempre um bode expiatório nestas matérias para crucificar, para tentar com isso alijar as suas responsabilidades”, disse Rui Rocha, durante uma visita à Ovibeja.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Seria interessante saber que informações são essas. Seria mesmo muito interessante. Uma coisa é certa, um governo devia saber que está em fim de linha quando tem de ir ao caixote do lixo buscar galambadas para ministro.

  2. Toda esta telenovela sobre a TAP só mostra a qualidade de governantes que os Portugueses têm que aturar. Quem deveria informar não informa; que deveria exigir informação não exige; o Primeiro-Ministro assobia para o lado e o Presidente da República (faz de conta) não toma as decisões que deveria tomar, neste e noutros assuntos pelo que “faz tanta falta como viola num enterro”

  3. Agora até pancadaria, roubo de computadores, SIS, …
    Está na hora, Marcelo! Isto já ultrapassou todos os limites. A não ser que o Sr. presidente encare isto como um circo.

  4. É normal… No meu lugar, que nunca aconteceu nem acontecerá, pois recusei-o várias vezes a pedido de vários «governantes», fazia o mesmo que o «fugitivo»… O governo Costa talvez não seja pior que o do Sócrates… mas não é melhor de certeza!

  5. É engraçada a fuga e a instalação nas retretes do ministério. Vá lá, do mal o menos, as instalações tem retretes onde as cinco testemunhas se enfiaram na fuga ao ladrão de Computadores. Murro daqui, murro dali, não chegaram para ele e ala que se faz tarde, não fugiram sanita abaixo porque não cabiam nela. Duvida-se sobre o fato de saberem tudo o que aconteceu, uma vez que as ditas retretes não acompanharam o fugitivo que foi acompanhado pela PSP que mandou abrir a porta. O guião foi bem preparado mas mal contada a fita depois de filmada pelas camaras avariadas, não tinham entrada no festival de cinema de Cannes. Nem lugar nas Curtas da tv 2…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.