/

Linha de Fundo: Um leão à solta, Benfica desgovernado e o campeão a recuperar terreno

1

Um leão à solta, Benfica desgovernado e o campeão a recuperar terreno. Ainda um “Pote” de talento e o regresso em grande de Jaime Pacheco.

O Sporting é líder pela segunda semana consecutiva, com o Benfica a voltar a perder, o Porto a regressar aos triunfos e o Braga na luta pelo título, visto Linha de Fundo

Líder indomável no assalto ao castelo

Vitória SC 0 x Sporting CP 4 (Nuno Santos 11′, Pedro Gonçalves 43′ e 55′ e Jovane Cabral 75′)

É um prazer ver este Sporting jogar. Personalidade, confiança, qualidade, irreverência, são características que saltam à vista na equipa leonina. Apresenta um futebol muito ofensivo, com processos de construção que envolvem toda a equipa, onde cada um sabe a tarefa a ocupar no processo de jogo. Num terreno por tradição complicado, os leões, com a máquina cada vez mais oleada, estiveram sempre com a partida controlada, na maioria do tempo a dominar por completo o Vitória.

O líder fez uma demonstração de classe, mais uma, com uma entrada forte no jogo, conseguindo manter superioridade até ao final da partida.

Apresentou-se como um coletivo dinâmico, com todos os setores ligados, sendo capaz a nível individual de colocar vários jogadores na lista de destaques do jogo. Entre eles, mais uma vez, Pedro Gonçalves, que bisou e fez uma assistência. Um caso sério, uma das grandes referências dos leões neste arranque de temporada. Sublinhado ainda para as exibições de Nuno Mendes e Nuno Santos, uma dupla intratável no corredor esquerdo.

O Sporting saiu de Guimarães com mais 3 pontos e pela segunda semana consecutiva na liderança do campeonato. Exibição perfeita, conseguindo destruir aquela que era a melhor defesa do campeonato até agora. O Vitória apenas tinha sofrido três golos nas seis primeiras jornadas, sofrendo quatro frente a um Sporting que parece faminto.

Um leão demasiado felino, aproveitando da melhor forma as debilidades demonstradas pelo Vitória. Jogo bem conseguido da equipa treinada por Rúben Amorim, revelando em campo o trabalho semanal.

O Sporting volta a vencer em Guimarães, o que não conseguira nas 2 últimas épocas (derrota em 2018/19 e empate em 2019/20). Nos 7 jogos já realizados deste campeonato, o Sporting marcou, pelo menos, 2 golos em cada um.

Foi o 2.º jogo consecutivo que o Sporting marca 4 golos. A 4.ª vitória consecutiva do Sporting na Liga, total de seis e um empate, sendo a única equipa que ainda não perdeu na prova. Há 70 anos que o Sporting não liderava isolado a Liga Portuguesa com 4 pontos de avanço à 7.ª jornada. Das duas vezes que liderou o campeonato com 4 pontos (o máximo de vantagem), nunca deixou fugir o título (1950/51 e 1965/66).

Despertar tarde para mais um pesadelo

Benfica 2 ( Haris Seferović 68′ e 86′) x SC Braga 3 (Iuri Medeiros 38′, Francisco Moura 50′ e 63′)

Pela segunda época consecutiva, o Sporting de Braga vence no Estádio da Luz, aplicando igualmente o segundo desaire seguido do Benfica no Campeonato.

“O Benfica tem que ser melhor em todos os aspetos”, referiu Jorge Jesus, como toda a razão, ilustrando por completo a incapacidade da equipa encarnada.

Novamente desastrada a defender e sem a capacidade, de que tanto gosta o treinador, de mandar no jogo, de estar confortável e mostrar bom futebol. Numa semana, duas derrotas para o campeonato, 3/0, no Bessa, 2/3, com o Braga, em casa e, pelo meio um empate 3/3 com o Standard de Liège, na Liga Europa. Números históricos: nunca o Benfica sofreu uma média de 3 golos em 3 partidas consecutiva.

O Benfica voltou a mostrar apatia, colecionando erros individuais que merecem reflexão. Os encarnados entraram no jogo mais dominadores, mas sem soluções para contrariar um Braga bem posicionado, conseguindo amarrar o adversário.

O ritmo do Benfica foi baixando e o Braga aproveitou para incomodar, conseguindo marcar antes do intervalo, a abrir a segunda parte, ampliando aos 63 minutos, fazendo o pesado 0/3 para espanto geral, mas como muito mérito do Sporting de Braga.

José Sena Goulão / Lusa

Disparou o alarme na Luz e só na parte final do jogo se conseguiu ver a equipa do Benfica a tentar minimizar estragos. Foi tarde demais. Festa minhota na Luz, com o Sporting de Braga a conquistar a quinta vitória consecutiva no presente campeonato, é a melhor sequência do clube desde fevereiro (jornada 19 da edição anterior).

O Benfica não vence há 3 jogos (média de 3 golos sofridos), o pior registo de Jorge Jesus no Benfica desde maio 2014 (3 empates).
Para encontrar 2 duas derrotas em 3 partidas no clube, é preciso recuar à época 2013/14 (perdeu Taça e Liga Europa na final)  É a pior defesa do Benfica nos últimos 19 anos na Liga Portuguesa com 9 golos em 7 jornadas.

É um Benfica de braços cruzados, tal como tem sido a imagem de Jesus no banco.

Estranho!

Maestro Oliveira deu outra música ao jogo

FC Porto 3 (Chancel Mbemba 45′, Mehdi Taremi, 46′ e Sérgio Oliveira 89′) x Portimonense SC 1 (Beto 14′)

O FC Porto apanhou mais um susto ao sofrer o primeiro golo no jogo com o Portimonense, mas acabaria por dar a volta ao resultado, em grande parte pela forte influência de Mehdi Taremi, lançado em campo ainda na primeira parte, bem como de uma estupenda exibição de Sérgio Oliveira. O médio marcou o terceiro golo, fez duas assistências, uma delas para Taremi se estrear a marcar, assumindo em campo, com a braçadeira de capitão, a função de organizador de jogo dos dragões, conseguindo ser o destaque maior de um jogo que até começou mal para os campeões nacionais.

Com Sérgio Conceição ausente do banco devido a suspensão, o FC Porto regressou às vitórias, depois do desaire em Paços de Ferreira. Uma triunfo pouco inspirado, com os dragões a cumprirem a obrigação. Apresentando o mesmo onze inicial utilizado com o Marselha, desta vez a equipa revelou maiores dificuldades.

O Portimonense teve grande mérito ao não deixar jogar, conseguindo com uma linha de cinco defesas, com outra de quatro médios muito próxima, bloquear as intenções portistas, não dando espaço de criação ao adversário. O campeão está a apresentar-se irregular, a acusar excessos de jogos e pouco tempo para trabalhar.

Com paciência e menos virtuosismo, os dragões conquistaram os três pontos, numa tarefa bem difícil de concretizar, no jogo oficial 400 da história do Estádio do Dragão, inaugurado a 16 de novembro de 2003.
Na bancada a cumprir castigo, Sérgio Conceição ultrapassou Jesualdo Ferreira e passa a ser o terceiro treinador com mais vitórias na história do FC Porto (126)  Foi 66.º jogo do FC Porto a marcar no Estádio do Dragão (todas as competições), o 48.º na Liga.

Frases da Semana

“Não estou habituado a perder tanto. O ano passado só perdi quatro em 90 jogos.” Jorge Jesus, treinador do Benfica reconhece que não é normal ter tantas derrotas em tão poucos jogos.

“Não se ganha na Luz sem sangue, suor e lágrimas.” Carlos Carvalhal, treinador do Braga, após o triunfo no Estádio da Luz.

“Contem connosco até ao fim, somos o FCPorto.” Sérgio Oliveira, capitão dos dragões, depois da vitória sobre o Portimonense.

“Foi ridícula a minha expulsão. Foi a expulsão mais ridícula que houve. Um simples olhar e cara pesada deu-me expulsão. Fui ter com ele no balneário e ele disse: ‘expulsei-te não por algo que disseste ou por falta de respeito, mas pela tua cara’. Há testemunhas disso.” Sérgio Conceição, expulso por Nuno Almeida após o apito final do jogo de Paços de Ferreira, tendo sido castigado com 15 dias de suspensão.

Na antevisão ao jogo com o Portimonense, da jornada sete, falou sobre o sucedido e explicou pela primeira vez, o que aconteceu.

“Não quero focas de circo, nem malabaristas. Quero jogadores de futebol.” Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, avaliando o desempenho de Marega no FC Porto – Marselha, saindo em defesa do avançado

“Sinto vergonha. É mesmo isso. Não há mais nada a acrescentar. Não estamos preocupados com a qualificação, mas em transmitir uma boa imagem. Para fazer m… é preciso estar na Liga dos Campeões. Nós estamos na Liga dos Campeões e só fazemos m…”. André Villas-Boas, treinador do Marselha, na conferência de imprensa após a derrota, no Dragão, frente ao FC Porto

“Somos ridículos. É preciso refletir, porque não estamos ao nível desta competição.” Steve Mandada, capitão do Marselha e a derrota da equipa francesa com o FC Porto para a Liga dos Campeões (3/0).

“Renova dois anos porque está frio, para o ano também deve estar, por isso assim só voltamos aqui daqui a dois anos.” Pinto da Costa, presidente do FC Porto, a explicar o porquê de renovar com o internacional português por dois anos e não por apenas um.

Grande exibição do Liverpool esta noite. Costumava ter o melhor trio atacante do futebol mundial, mas agora um tal de Diogo Jota intrometeu-se na festa.”

Escreveu Michael Owen no Twitter. O antigo internacional inglês, vencedor da Bola de Ouro, impressionado com Diogo Jota.

Peter Powell / EPA POOL

Depois do impacto inicial, está ainda melhor nesta segunda época. Desde que chegou, ainda não teve uma quebra. Quando fala, fala como um jogador do Manchester United, como um capitão do Manchester United, como um líder, alguém que quer vencer. Acho que é um jogador especial. Penso que não houve um jogador nos últimos 10 ou 15 anos com tamanho impacto em tão curto espaço de tempo no United. Talvez Rooney ou Cantona.” Gary Neville, antigo capitão do Manchester United, sobre a importância de Bruno Fernandes.

Qualquer pessoa vai olhar e ver que ninguém pode perder um jogo por motivo de força maior. Era a mesma coisa que irmos de autocarro, ele cair ao rio e nós perdermos o jogo.Edgar Rodrigues, diretor-geral do clube do Cova da Piedade. O clube da margem sul promete ir “até às últimas instâncias” para obrigar a Liga Portugal a remarcar o encontro frente ao Estoril, ao qual faltou devido a um surto de covid-19 no plantel.

“A direção do Barcelona foi-se prostituindo.” Dani Alves, jogador do São Paulo, com forte críticas à gestão de Josep Maria Bartomeu.

“No centro de treinos do Tottenham há campos de golfe para o Bale.” Sergio Reguilón fez o mesmo que Gareth Bale e mudou para o Tottenham este verão. O lateral explicou como se tem adaptado ao futebol inglês ao lado do antigo companheiro no Real Madrid.

Ele é um treinador diferente de todos os que já tive, sobretudo ao nível do contacto. Ainda há dias enviou-me uma mensagem de texto, algo que não é muito habitual num treinador. Estava eu no spa, nem estava à espera e recebo uma mensagem dele. Mas é mesmo assim, gosta de estar perto dos jogadores, tanto dentro como fora do campo.” Diogo Jota sobre as particularidades do treinador Jurgen Klopp.

Números da Semana

  • 500. A UEFA organizou mais de 500 jogos entre agosto e outubro, durante a pandemia da covid-19. De acordo com o relatório “Protocolo de Regresso ao Jogo” da UEFA, entre 5 de agosto de 15 de outubro deste ano, o organismo organizou com sucesso 526 partidas, entre Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga dos Campeões feminina, Liga dos Campeões juvenis, Liga das Nações, ‘play-offs’ do Euro 2020, Sub-21 e eliminatórias femininas do Europeu.
  • 100. Ao marcar o segundo golo na vitória sobre o Inter de Milão, Sergio Ramos fez história ao tornar-se no primeiro defesa da história do Real Madrid a marcar 100 ou mais golos pelo clube. Capitão centenário na sua décima sexta temporada no Real Madrid
  • 40. O FC Porto anunciou de Pepe, aos 37 anos. O defesa central renova pelos dragões até junho de 2023, altura em que já terá 40 anos.
    O atual capitão do FC Porto esteve 10 temporadas nos espanhóis do Real Madrid e uma e meia nos turcos do Besiktas, que deixou a meio de 2018/19 para regressar ao Dragão.

https://twitter.com/FCPorto/status/1324451419894800385

  • 3. Titular frente à equipa italiana da Atalanta, marcou aos 16, 33 e 54 minutos, tendo sido substituído aos 65 minutos, por Roberto Firmino. Diogo Jota tornou-se, no jogo da terceira jornada da Champions, o terceiro jogador português a conseguir um “hat-trick” num jogo da Liga dos Campeões. É o décimo «hat-trick» luso na prova. Cristiano Ronaldo tinha feito oito dos anteriores nove. Sete deles foram ao serviço do Real Madrid e um pela Juventus. O outro foi de Rui Pedro, pelos romenos do Cluj. Para fechar a semana em beleza, que ainda teve uma chamada de Fernando Santos, foi eleito o jogador da semana da Liga dos Campeões. O internacional português superou a concorrência de Pléa, Haaland e En-Nesyri e arrecadou a maior percentagem dos votos na eleição online no site da UEFA.
  • 6762. O Estádio de São Luís, a casa do Farense, voltou a receber um jogo do principal campeonato português, 18 anos depois. Passaram 6762 dias desde a última vez que o Estádio de São Luís recebeu um jogo da Primeira Liga, e nesse período muita coisa mudou, naturalmente. A receção ao Boavista, que se jogou no domingo, 8 de novembro, marcou o regresso à Primeira Liga de um dos palcos do futebol português que mais histórias tem para contar. Agora com novo relvado, sem público nas bancadas, mas o Estádio de São Luís mantém o estatuto de mítico. Um regresso a casa festejado com uma vitória frente ao Boavista (3/1).
  • 31. O treinador da equipa argentina do Independiente, Lucas Pusineri, foi filmado pela televisão num momento de fé, antes do jogo com o Tucumán, na Taça Sul-Americana. Durante um minuto o técnico dirigiu-se a um setor do Estádio do Atlético Tucumán onde existem vários símbolos religiosos, rezou e beijou 31 vezes a imagem da Virgem. O jogo terminou empatado 1/1. A fé move montanhas… mas nem sempre resultados.

Jogador da Semana – Pedro Gonçalves

Marca, assiste, joga muito e tem sido destaque constante na equipa do Sporting.

A 18 de agosto, o Sporting confirmou a contração do médio ao Famalicão. Assinou por cinco temporadas e custou 6,5 milhões de euros. O Famalicão preserva 50% do passe.

Ao serviço do Famalicão, equipa sensação da época anterior, Pedro Gonçalves fez 40 jogos e marcou sete golos naquela que foi a sua temporada de estreia na I Liga. Antes, Pedro Gonçalves tinha passado pelo Wolverhampton, depois de várias temporadas em Chaves, onde foi formado, no Sporting de Braga e ainda no Valência.

António Cotrim / Lusa

O flaviense, de 22 anos, tem o registo de sete golos marcados, bisando por três ocasiões, mostrando ser um dos jogadores mais influentes do Sporting de Rúben Amorim. Dez meses depois da saída de Bruno Fernandes para o Manchester United, o Sporting tem um novo médio a marcar e a encantar e, não bate penáltis, nem livres, nem joga numa posição tão central ou mais solta como o agora médio do United.

Pedro Gonçalves é nesta altura o melhor marcador do campeonato. O sportinguista bisou em Guimarães, na goleada por 4-0, e aproveitou o facto do anterior líder, o brasileiro Thiago Santana, do Santa Clara, ter ficado em branco em Tondela para o ultrapassar e subir ao primeiro lugar. Rodrigo Pinho, que surge em terceiro lugar na lista de goleadores, ficou em branco este sábado, na viagem a Famalicão. Via verde para Pedro Gonçalves, mais um médio goleador em Alvalade.

Treinador da Semana – Jaime Pacheco com regresso à campeão

O treinador que fez história no Boavista e no futebol português, conquistando o título de campeão em 2001, tem agora um novo desafio na carreira, tentar ser o segundo técnico luso a sagra-se campeão de África, depois de Manuel José que tem quatro títulos.

Jaime Pacheco garantiu presença na final da Liga dos Campeões africanos, depois de nova vitória do Zamalek na segunda mão das meias-finais com o Raja Casablanca, desta vez por 4-1 (tinha ganho por 1-0 em Marrocos no primeiro jogo).

Na final, marcada para 27 de novembro, o treinador português terá pela frente um dérbi do Cairo diante dos também egípcios do Al-Ahly, que também eliminaram uma equipa de Casablanca, o Wydad (2-0 e 3-1).

O Zamalek, que tem no currículo cinco troféus da ‘Champions’ africana, o último arrecadado em 2002, vai disputar a oitava final da sua história.  Jaime Pacheco, que iniciou a segunda passagem pelo Zamalek há pouco mais de um mês, leva seis vitórias em sete jogos oficiais, tendo cedido apenas um empate, num jogo para o campeonato egípcio.

Jaime Pacheco estava sem treinar desde que saiu dos chineses do Tianjin Teda em 2017. Técnico campeão pelo Boavista em 2001, Jaime Pacheco conta ainda com passagens por Paços de Ferreira, Rio Ave, União de Lamas, Vitória de Guimarães, Maiorca (Espanha), Belenenses, Al-Shabab (Arábia Saudita), Beijing Guoan (China), Zamalek (Egipto) e Tianjin Teda (China). Aos 62 anos, Jaime Pacheco… merece ser novamente feliz.

Momento da Semana – “Aquele abraço”

Manchester City e Liverpool não foram além de um empate (1-1) no jogo em destaque da oitava jornada da Premier League e, após a partida, Bernardo Silva publicou uma fotografia que está a ser vista como um exemplo de desportivismo.

No Instagram, o extremo dos “citizens” partilhou uma foto em que surge abraçado a Diogo Jota, companheiro de Seleção, que tem causado furor no Liverpool.

Os dois jogadores voltam a estar juntos esta semana na Seleção Nacional, que vai Andorra (de preparação), França e Croácia (Liga das Nações).

https://twitter.com/ChampionsLeague/status/1325729447329271808

Teófilo Fernando, ZAP //

1 Comment

  1. Não se preocupem que tudo voltará à normalidade em breve, o sistema para afastar o Sporting não irá falhar uma vez mais! Vão lendo as notícias, o Rui Pinto veio descobrir muitas verdades do que se passa no país e algumas nem sequer serão alguma vez reveladas, por isso incomoda muita gente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.