/

Linha de Fundo: Águia à solta

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O primeiro deslize do campeão, águia na liderança e dragão de regresso à normalidade. Quem joga contra quem na fase de grupos da Champions. Sporting CP, FC Porto e SL Benfica conhecem adversários para o “Jogo da Glória”. Ainda os números e a frases da semana. E o regresso de Ronaldo ao Teatro dos Sonhos, visto da Linha de Fundo.

Noite de Santo António

  • FC Famalicão (Nuno Mendes 68′ p.b.) 1 – 1 Sporting CP (João Palhinha 82′)

Bom jogo de futebol, sempre vivo e dinâmico. Incerteza quanto ao resultado final, num duelo onde a equipa da casa apresentou argumentos de sobra para conseguir travar o campeão. Só não foi feliz na totalidade – conquistando os três pontos – pela razão de ter encontrado, mais uma vez, um implacável Antonio Adán. O guarda-redes leonino, destaque do jogo, foi responsável por três excelentes defesas, todas elas a evitar o golo aos famalicenses. Chegou a ser milagroso.

Do outro lado, Luiz Júnior, o guardião do Famalicão, só ao minuto 62 foi chamado para o primeiro momento mais complicado da noite.

Muito mérito para a equipa da casa, capaz de ser acutilante, apresentando um plano de jogo audaz e de qualidade. Enorme competência e argumentos válidos para encarar o leão olhos nos olhos.

Deu algumas vezes a ideia que o Sporting andou a passear as faixas, revelando dificuldades em nunca ter conseguido controlar o adversário nem ter sido capaz de apresentar a sua ideia de jogo. A equipa leonina não soube ter bola, mostrando dificuldades no momento ofensivo.

O Sporting pela quinta vez consecutiva não conseguiu derrotar o Famalicão.

Numa das exibições menos conseguidas da era Rúben Amorim, com total mérito do adversário, que assim volta a tirar pontos aos leões depois dos dois empates na última época.
O Famalicão surpreendeu com a qualidade no regresso à Liga há duas épocas, o que na última ficou por provar. Mas depois deste jogo, conseguindo travar o campeão, a equipa treinada por Ivo Vieira voltou a exibir um futebol empolgante, conseguindo anular o leão, que encontrou dificuldades como poucas vezes se depara.

Meu querido mês de agosto

  • SL Benfica (Rafa Silva 71′, Gilberto 88′) 2 – 1 CD Tondela (Salvador Agra 22′)

Bem mais difícil do que o esperado.

Não foi nada fácil como se previa mas, depois de tanta insistência, especialmente na segunda parte, o Benfica conseguiu aos três pontos e subiu de forma isolada à liderança do Campeonato.

Os beirões marcaram primeiro na Luz, por Salvador Agra, mas os encarnados deram a volta na segunda parte. Com mérito.

Primeiro, foi Rafa quem fez o empate, num lance desenhado com a ajuda de Jan Vertonghen, aos 71 minutos. O golo da vitória foi apontado por Gilberto, aos 88 minutos. Um suspiro de alívio.

Os encarnados dominaram quase durante os 90 minutos, foram capazes de criaram muitas oportunidades, mas pela frente apanharam um adversário muito compacto no setor defensivo.

Depois de uma primeira metade mais morna, com os beirões a causarem surpresa, conseguindo a vantagem, o Benfica produziu muito na segunda parte, o suficiente para dar a volta ao resultado. Mérito total para as mudanças de Jesus ao intervalo, que provocaram efeito imediato na equipa, mostrando-se a um nível muito superior. Pizzi, André Almeida e Meite saíram para as entradas de Rafa, Gilberto e Weigl. E o guião da história foi outro.

Foi uma questão de água mole em pedra dura.

A reviravolta na Luz permite ao Benfica isolar-se na liderança do campeonato, antes da paragem para seleções e antes de uma jornada com clássico entre rivais FC Porto e Sporting e na qual as águias vão ao terreno do Santa Clara.

Os encarnados terminam um ciclo exigente com nota positiva: liderança na Liga e conseguida a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi um querido mês de agosto para os encarnados.

Depois da turbulência veio a resposta

  • FC Porto (Uribe 24′, Taremi 34′, Marcano 63′) 3 – 0 FC Arouca

Foi dada a resposta exigida depois do empate na Madeira, com o FC Porto a somar uma vitória tranquila e bem conseguida, não deixando qualquer dúvida, acabando o resultado por ser simpático para um frágil Arouca que nunca foi capaz de incomodar.

Os portistas assumiram por completo o jogo, saindo para o intervalo com uma vantagem confortável, ficado a vencer por dois golos, com Uribe e Mehdi Taremi a marcarem pela primeira vez na temporada. Tempo ainda para um regresso aos golos de Iván Marcano – com participação nos dois primeiros – e para a estreia de Wendell, que jogou os últimos minutos do encontro.

Sérgio Conceição apresentou o mesmo onze do jogo no Funchal. Sinal de confiança a que a equipa respondeu da melhor maneira. Sem ter necessidade de imprimir grande velocidade à partida, os dragões controlaram os acontecimentos, procurando causar dano no adversários com diversas soluções, num jogo em que ficou evidente o comprometimento coletivo.

Nunca o Arouca conseguiu contrariar o sentido da partida, com a equipa incapaz de travar a capacidade ofensiva dos portistas.

Jogo de sentido quase único, sempre controlado pelos portistas.

Segue-se a paragem para seleções antes do clássico frente ao Sporting em Alvalade e a estreia na Champions com o Atlético de Madrid, na capital espanhola.

E ainda o contar das horas para o fecho do mercado de transferências.

Números da Semana

  • Portugal vai ter 3 equipas na fase de grupos da Champions League pela 7.ª vez: Sporting CP, FC Porto e SL Benfica.
  • 4 anos depois, Portugal volta a ter 3 equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões. 3 equipas portuguesas na Champions: 2006/07, 2007/08, 2012/13, 2014/15, 2016/17, 2017/18 e 2021/22.
  • 11.ª presença do Benfica na Champions nas 12 últimas épocas – a exceção foi na época passada.
  • 16.ª presença do Benfica na Champions: iguala o número de presenças do PSV, do Dortmund, do Galatasaray e do Lyon e é a 13.ª equipa com mais presenças na competição.
  • Futbolniy Klub Sheriff. Depois de 4 presenças na fase de grupos da Liga Europa, já durante este novo século, o clube moldavo fez história para o futebol do seu país, ao garantir a 1.ª presença nas últimas 32 equipas milionárias. O Sheriff é a única equipa estreante na prova esta temporada.
  • 6 anos depois, o Malmo está de regresso à Liga dos Campeões para a 3.ª presença do clube sueco na competição, onde soma 2 vitórias e 10 derrotas.
  • O campeão da Suíça está de regresso à Champions. Os Young Boys vão participar na prova pela 2.ª vez. Em 2018/19, chegaram a vencer a Juventus na competição.
  • O Sporting CP é a equipa com mais jogadores convocados para a Seleção (4): Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, João Palhinha e Pedro Gonçalves.
  • O defesa Rúben Dias renovou contrato com Manchester City até 2027. Rúben Dias jogou 50 jogos em todas as competições pelo City na última temporada. Foi nomeado Jogador do Ano da Liga Inglesa, Jogador do Ano do Manchester City e ainda Defesa do Ano da Liga dos Campeões.
  • 12-0! O Bayern Munique goleou o modesto Bremer, da quinta divisão alemã, nos 32 avos de final da Taça da Alemanha. 2.ª maior vitória de sempre do Bayern (16-1 ao Waldeberg, em 1997).
  • Lewandowski chegou aos 300 golos pelo Bayern. É o 2.º jogador a atingir este registo pelo clube bávaro, depois de Gerd Muller (566).

Frases da Semana

“Estamos muito agradecidos ao Adán por todas as exibições e aqui não há problema em dizer que fez uma grande exibição. É mais um grande guarda-redes que nos salva semana a semana como vocês dizem”Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

“Se acham que dar ‘duras’ é falar com os jogadores e falar mais alto… no futebol não há tempo para dizer ‘por favor’ ou ‘olha, não faças isto’. Essa linguagem não existe no futebol. No futebol, é tudo mais rápido e com adrenalina. A intenção nunca é dar ‘duras’. É tentar corrigir os erros e melhorar. Mas ao intervalo já tenho mais calma e não como quando estou dentro do campo, onde é tudo acelerado. Aí, quem não tiver um chip à frente, adormece. E a gente não quer adormecer”Jorge Jesus, treinador do SL Benfica.

“Hoje parto de um clube incrível, o maior de Itália e com certeza um dos maiores de toda a Europa. Eu dei meu coração e alma pela Juventus e sempre amarei a cidade de Turim até meus últimos dias. No final, todos podemos olhar para trás e perceber que conquistamos grandes coisas, não tudo o que queríamos, mas, ainda assim, escrevemos uma bela história juntos”Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United.

“Cristiano Ronaldo? Sempre tivemos uma boa relação. O Bruno Fernandes tem falado com ele também e o Ronaldo sabe o que nós sentimos sobre ele. Se vier mesmo a sair da Juventus, ele sabe que nós estamos aqui. O Cristiano é uma lenda deste clube. O melhor jogador de todos os tempos na minha opinião” – Ole Gunnar Solskjaer, treinador do Manchester United.

“O Cristiano Ronaldo é dos poucos que pode escolher onde jogar”Pep Guardiola, treinador do Manchester City.

“Se a Juventus está feliz, se Ronaldo está feliz e o United está feliz, então é um negócio perfeito. Não é preciso falar sobre Ronaldo. Ele escreveu história nos últimos 20 anos. Não tenho mais nada a comentar”José Mourinho, treinador da Roma.

“Conhecem algum treinador que esteja totalmente satisfeito com o plantel que tem? Pochettino, talvez. Mais ninguém”José Mourinho, treinador AS Roma.

“São todos muito importantes, nem gosto de falar de mercado. Estou a espera que acabe, porque queremos ficar com todos. Não vou pensar nisso. É esperar que o mercado feche rápido e que o Hugo] Viana desligue o telefone. É isso que peço e vamos ver”Rúben Amorim, treinador do Sporting CP.

“Acabaram-se as pizzas às terças-feiras”Pedro Gonçalves, jogador do Sporting CP.

“Estou extraordinariamente orgulhoso, o que fizeram hoje guardem para o resto das vossas vidas. Vejam o jogo, o que fizeram hoje é histórico, obrigado a todos”Rui Costa, presidente do SL Benfica.

“Eu ri-me, para ser honesto, até bastante alto, porque é um grupo difícil. É a Liga dos Campeões, é assim que as coisas são, é preciso jogar com as melhores equipas da Europa e, obviamente, algumas delas estão no nosso grupo”Jurgen Klopp, treinador do Liverpool.

“Um já passou por cá, deixou de estar e voltou a estar. O João Mário é um jogador de seleção e sempre o disse. O Otávio é a primeira vez que vem e entendemos que tem algumas características que podem ser úteis à Seleção. Nada melhor do que observarmos os jogadores in loco para vermos se correspondem ao que espero que eles têm para dar. Num caso: no outro não, porque é sobejamente conhecido”Fernando Santos, selecionador do Portugal.

“Um dia em que a palavra honra ganha ainda mais sentido na minha vida. Há sete anos, escolhi Portugal como a minha casa e a casa da minha família. Aqui, fui acolhido por todos, fiz grandes amigos e, claro, sempre honrei a camisola do FC Porto. Hoje, a convocação para a Seleção Portuguesa chega como a realização de um sonho. Só posso agradecer a oportunidade de representar este país e as suas cores. Sinto que é o momento de retribuir o carinho de toda uma nação com essa chamada. Vamos com tudo!” – Otávio, jogador do FC Porto.

“O grupo ficou muito satisfeito pela primeira chamada do Otávio e do Diogo Costa. É merecido, é um trabalho deles, principalmente, deles, e depois de toda a estrutura que os acompanha aqui diariamente, e que lhes permitiu chegar a um patamar onde foi possível serem convocados. É um orgulho para todos que sejam convocados. Trabalhamos a pensar em torná-los mais fortes para que a equipa ganhe com isso, mas, naturalmente esse trabalho reflete-se na chamada à Seleção Nacional”Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.

“Sabemos que nos Sub-21 é aquele período em que muitos jogadores são menos conhecidos do público em geral e este é o espaço onde começam a ter uma visibilidade diferente. Alguns jogadores passam de jantar descansados a ser figuras principais do restaurante. Estamos habituados a isso e espero que continue a acontecer com alguns destes nomes”Rui Jorge, selecionador Sub-21 de Portugal.

“Gostava muito de dar um passo para as seleções. Obviamente que, enquanto profissional, tenho de me manter aberto a tudo. Os campeonatos dos clubes acabam de começar e nesse aspeto o mercado não está agitado, infelizmente vivemos da desgraça dos outros, mas estou mais orientado para as seleções, gostava muito de treinar uma seleção, de dar um passo nesse sentido”André Villas-Boas, treinador de futebol.

“Foi incrível ver a receção dos adeptos dos spurs no domingo e ler algumas das mensagens de apoio que recebi nas últimas semanas. Vou ficar no Tottenham neste verão e estarei 100% focado em ajudar a equipa a alcançar o sucesso”Harry Kane, jogador do Tottenham.

“São grandes notícias, é fantástico. Desde que ele se juntou ao grupo, tem estado a trabalhar bem e a atitude nos treinos é muito boa. O Kane vai continuar connosco. Estamos felizes, ele é um dos melhores jogadores do mundo”Nuno Espírito Santo, treinador do Tottenham.

“Toda a gente sabe que eu nunca jogaria pelo Liverpool ou Manchester City. É obvio. Mas toda a gente é diferente. Não o consigo imaginar no City”Wayne Rooney, ex-jogador do Manchester United.

“Para ser sincero, nunca pensei estar nesta posição. Toda a gente me costumava dizer: ‘aos 28 ou 29 vais estar no topo da carreira’. E eu achava mesmo que ia estar. Achei que ainda iria estar a jogar por Inglaterra, que estaria num clube de topo… Os meus filhos estão numa idade em que já percebem as coisas. O meu filho diz-me: ‘como é que nenhum clube te quer?’. A verdade é que eu não sei, mas como é que lhe explico isso? Eles têm amigos na escola que lhes dizem: ‘porque é que o teu pai não está a trabalhar? Não é bom o suficiente? Não é bom a jogar futebol?’. É mesmo difícil. A parte mais complicada é quando fazem perguntas como: ‘porque é que não assinas por um clube em Inglaterra?’, e eu penso: ‘bem, porque ninguém me quer…’, e eles não conseguem entender”Jack Wilshere, médio inglês de 29 anos, atualmente sem clube, mas que já representou clubes históricos como Arsenal ou West Ham.

“Todos sabemos que o Moreirense foi condenado por corrupção desportiva e vai, efetivamente, descer de divisão administrativamente. A Federação Portuguesa de Futebol já executou a sentença do Tribunal e, portanto, quero deixar aqui uma palavra aos profissionais do Moreirense que fizeram um excelente jogo. Vão ter uma época extremamente difícil, mas fica aqui também a minha solidariedade”Rui Pedro Soares, presidente Belenenses SAD.

“Rui Pedro Soares mentiu e fê-lo de forma intencional e consciente. A Moreirense SAD foi alvo por parte de Rui Pedro Soares de um ataque vil, mal intencionado e moralmente violento. As declarações de Rui Pedro Soares merecem censura, a vários níveis, pelo que a Moreirense SAD exigirá integral reparação de todos os danos sofridos, junto das instâncias competentes” – Comunicado SAD Moreirense.

Momento da Semana: Sympathy For The (CR) Devil

Dia 27 de agosto de 2021, 17h00.

12 anos depois, o regresso a uma casa para onde foi em 2003, transferido do Sporting CP.

Com um bombástico “Welcome home, Cristiano Ronaldo”, o Manchester United tornava oficial os rumores que circularam horas antes, depois do internacional português ter sido apontado ao outro Manchester, o City.

O site do Manchester United ficou inacessível minutos depois de o clube ter anunciado a contratação de Cristiano Ronaldo.

Cristiano regressa assim a um clube onde brilhou durante seis épocas, tendo saído para o Real Madrid no verão de 2009. Ao serviço do clube de Manchester United, Cristiano Ronaldo marcou 118 golos em 292 jogos.

Foi pelo Manchester United que conquistou pela primeira vez a Liga dos Campeões, a última do United, e o prémio de melhor jogador do mundo pela FIFA, na temporada 2007/08.

O português, que tinha chegado aos “red devils” proveniente do Sporting, rumou depois ao Real Madrid, clube no qual alinhou durante quase uma década, entre 2009 e 2018, alcançando quatro “Champions”, três Mundiais de Clubes, dois campeonatos, duas Taças do Rei, três Supertaças europeias e duas Supertaças de Espanha.

Ronaldo conquistou com a camisola do Manchester United uma Liga dos Campeões, três campeonatos, um Mundial de Clubes, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga inglesa e uma Supertaça, tendo alcançado a sua primeira Bola de Ouro.

Aos 36 anos, Ronaldo deixa a Juventus após três épocas no clube italiano e volta a representar os “Red Devils”, equipa que defendeu entre 2003 e 2009. 
CR7 junta-se a Bruno Fernandes, que bem conhece da seleção nacional, mas o destaque também passa pelas possíveis parcerias ofensivas com Rashford, Greenwood e Cavani.

O Teatro dos Sonhos está ansioso por conquistas, o último título da Premier League foi em 2012/13. A recente título mais significativo foi a Liga Europa de 2016/17.

Liga dos Campeões: “É disto que o meu povo gosta”

O SL Benfica dá o pontapé de saída, no dia 14 de setembro, em casa do Dínamo Kiev. O Sporting CP arranca a prova milionária em Alvalade no dia 15, diante do Ajax, dia em que FC Porto defronta o Atlético Madrid, em Espanha.

Sporting CP mede forças com Dortmund, Ajax e Besiktas, o SL Benfica tem pela frente Bayern, Barcelona e Dínamo de Kiev, FC Porto defronta Liverpool e Atlético Madrid e AC Milan.

Adivinham-se noites de gala, duelos intensos, desfile de estrelas nos relvados. Bem-vindos ao “Jogo da Glória”.

Vai começar a 67.ª época da principal competição de clubes da Europa, a 30.ª desde que foi rebaptizada de UEFA Champions League, que o FC Porto venceu na época 2003-2004, depois de já ter conquistado a Taça dos Campeões em 1986-1987, naquela noite mágica em Viena.

A única vez que Portugal teve três equipas nesta fase da prova e que essas equipas não foram Sporting, FC Porto e Benfica aconteceu em 2012-2013, quando foi o SC Braga a acompanhar águias e dragões na prova.

Nas seis vezes anteriores que Portugal teve três equipas na fase de grupos, destaca-se o facto de o FC Porto se ter apurado sempre para, pelo menos, os oitavos de final da prova.

Portugal vai ter três equipas na fase de grupos da Champions League pela sétima vez, com o apuramento do SL Benfica, que irá acompanhar Sporting CP e FC Porto. No total, só pela presença na prova, os três clubes lusos já garantiram uma verba superior a 100 milhões de euros (103,767 milhões).

Dos três clubes portugueses, o FC Porto tem a maior fatia, com 39,517 milhões de euros, face à 12.ª posição no Ranking UEFA a dez anos.

O campeão nacional já garantiu 27,01 milhões de euros pela entrada direta na fase de grupos.

O SL Benfica, que ocupa uma posição superior no Ranking UEFA a dez anos, superou o PSV Eindhoven no play-off decisivo e arrecada 37,24 milhões de euros pela presença na competição.

Grupo A: Manchester City, PSG, Leipzig e Brugge
Grupo B: Atlético de Madrid, Liverpool, FC Porto, AC Milan
Grupo C: Sporting; Dortmund, Ajax e Besiktas
Grupo D: Inter, Real Madrid, Shakhtar e Sheriff
Grupo E: Bayern, Barcelona, Benfica e Dínamo de Kiev
Grupo F: Villarreal, Manchester United, Atalanta e Young Boys
Grupo G: Lille, Sevilha, Salzburgo e Wolfsburgo
Grupo H: Chelsea, Juventus, Zenit e Malmo

Teófilo Fernando, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.