Ronaldo a preço de saldo num acordo feito à pressa. E o United já ganhou 200 milhões

5

O regresso de Cristiano Ronaldo ao Manchester United foi acertado em poucas horas por Jorge Mendes, com uma série de telefonemas. Uma transferência a preço de saldo, por cerca de 20 milhões de euros, que já fez o clube inglês aumentar em 200 milhões o seu valor de mercado.

Foi quase em minutos que o futuro de Ronaldo deixou de ser associado ao Manchester City para passar a estar definitivamente ligado ao Manchester United. Mas a novela sobre o novo clube do craque começou, efectivamente, muito antes.

Antes do regresso aos treinos, em meados de Julho, Ronaldo terá pedido ao seu empresário, Jorge Mendes, para “sondar potenciais interessados” na sua contratação, como reporta o jornal inglês The Guardian. Uma decisão tomada depois da confirmação do regresso do treinador Massimiliano Allegri à Juventus.

Allegri e Ronaldo nunca se deram muito bem na primeira temporada em que trabalharam juntos no clube italiano.

Assim, Jorge Mendes terá sondado os gigantes europeus, nomeadamente o antigo clube do craque, o Real Madrid, mas também Paris Saint-Germain, Manchester United, Manchester City e Chelsea.

Contudo, não terá recebido nenhuma convicção “firme” quanto à contratação de Ronaldo, ainda segundo o The Guardian.

No passado fim-de-semana, antes do jogo contra a Udinese, Ronaldo terá informado Allegri de que queria sair. O avançado acabou por entrar apenas na segunda metade do desafio, num primeiro sinal de que estaria de saída.

Foi depois dessa conversa que Jorge Mendes intensificou as conversações com o City, até porque o clube tinha falhado a contratação de Harry Kane ao Tottenham. Assim, Ronaldo passou a ser uma possibilidade para o emblema de Pep Guardiola.

A novela da transferência de Ronaldo

Contudo, o City nunca terá feito “uma proposta formal” por Ronaldo depois de ter rejeitado a oferta da Juventus que passava por incluir o avançado brasileiro Gabriel Jesus no negócio.

Jorge Mendes “passou a manhã de quinta-feira a tentar convencer as duas partes a encontrarem-se no meio”, mas foi em vão, segundo o diário inglês.

Desse modo, o empresário telefonou para Old Trafford e, “em poucas horas, a mudança acelerou graças a uma série de ligações de actuais e ex-companheiros de equipa de Ronaldo, incluindo Bruno Fernandes e Rio Ferdinand”, relata o The Guardian.

O “acordo verbal” do empresário com o United terá sido alcançado na quinta-feira à noite.

Na sexta-feira de manhã, começaram a sair notícias de que Ronaldo estaria a caminho do City, sobretudo depois de ele ter ido ao treino da Juventus despedir-se dos colegas.

Mas, nessa altura, já ele estava com um pé em Old Trafford, restando ultimar os termos da transferência com a Juventus que queria 30 milhões de euros pelo jogador que comprou, em 2018, ao Real Madrid, por 100 milhões.

O regresso de Ronaldo ao United foi confirmado na sexta-feira à tarde. O clube inglês deve pagar cerca de 15 milhões de euros no imediato, estando ainda previstas compensações variáveis, conforme objetivos.

No fim de contas, o passe de Ronaldo deve acabar por custar algo como 20 milhões de euros.

Cavani e Pogba destoam nas boas-vindas a Ronaldo

A confirmação do regresso de Ronaldo a Old Trafford despoletou a loucura, com o site do United a ficar em baixo e o clube a ganhar milhares de seguidores nas redes sociais.

Na bolsa de Nova Iorque, onde o clube está cotado, as acções subiram 11% e o valor de mercado do United cresceu em cerca de 200 milhões de dólares, segundo os media especializados em economia.

Na equipa do Manchester, vários jogadores já deram as boas-vindas a Ronaldo, como é o caso do português Bruno Fernandes que terá tido um papel importante na transferência, mantendo conversas com o colega de Selecção.

“Nunca deixes de sonhar”, escreve o médio, lembrando os tempos em que via o ídolo Ronaldo a brilhar no United quando jogava no Boavista.

https://twitter.com/B_Fernandes8/status/1431306673474449411

O ex-jogador do Real Madrid Raphael Varane, agora no United, também publicou nas redes sociais imagens ao lado de Ronaldo, a celebrarem golos quando ambos jogaram na equipa espanhola.

E Marcus Rashford, outro red devil, assinala simplesmente “Wow wow wow, ele está em casa”, com um emoji com um coração numa publicação no Twitter.

O médio Jesse Lingard, de 28 anos, escreve “bem-vindo a casa Cristiano” a par de uma imagem onde aparece, em criança, ao lado do português quando este jogava no United.

Em sentido contrário, nem o francês Pogba, nem o uruguaio Cavani deram as boas-vindas a Ronaldo e especula-se que podem estar de saída do United. No caso de Cavani, há adeptos que brincam que ele tem de rescindir para dar a camisola 7 a Ronaldo.

Entre os adeptos, também estalou a loucura, nomeadamente entre ex-jogadores do United como Peter Schmeichel que surge a segurar uma garrafa de champanhe, num post no Twitter, e a salientar “de volta a onde pertences”.

Mas Rio Ferdinand é o mais entusiasta de todos. O ex-defesa do United fez diversas publicações a festejar o regresso de Ronaldo, com quem jogou em Old Trafford.

“Até os meus ovos estão felizes hoje de manhã”, escreve neste sábado, a par de “Viva Ronaldo”.

https://twitter.com/rioferdy5/status/1431544704299151364

Ronaldo arrasado em Itália… pelos erros ortográficos

Em Itália, alguns jogadores da Juventus despedem-se de Ronaldo, como são os casos de Paulo Dybala e Alvaro Morata.

“Foi um prazer poder aprender, crescer e jogar ao teu lado“, escreve Dybala, desejando “o melhor” a Ronaldo.

Já o espanhol Morata nota que foi “um prazer” ter partilhado o balneário com Ronaldo, enaltecendo os “momentos fantásticos” com o “amigo”. “Obrigado a ti e à tua família pela forma como sempre nos trataram. Desejo-te toda a sorte nesta nova aventura”, aponta ainda Morata.

Em sentido contrário, os jornais italianos arrasam o jogador português pela sua mensagem de despedida da Juventus. Em causa estão os erros ortográficos!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano)

Susana Valente, ZAP //

5 Comments

  1. Ronaldo foi o pior e o melhor negócio da Juventus.

    Foi o pior quando o contratou. Segundo este analista terá sido uma das piores contratações de sempre https://www.theguardian.com/football/blog/2021/aug/28/cristiano-ronaldo-held-juventus-back-just-what-is-that-manchester-united-see-in-him .
    Torrou quase 300 M€ (100 na contratação e cerca de 60 por cada uma das 3 épocas que lá esteve).
    Desportivamente deixou de ir a finais da Champions para ser eliminada nos 1/16 de final.
    Deixou de ser campeã italiana para ser 4º neste último ano.

    Foi o melhor negócio quando o vendeu. Poupa 60M e ainda recebe mais 20.

    Veremos como será visto no futuro este negócio do United. Que ao contrário do que diz o título da notícia não ganhou 200M. Valorizou 200M em capitalização na bolsa. Isso não significa sequer um penny na sua tesouraria.

    • Desde quando é que os clubes fazem essas contas tão bem feitinhas. As contas são feitas de outro modo. À escala portuguesa, perguntem ao P. da Costa e ao Filipe Vieira como se fazem.

    • Algo me diz que esses cálculos não incluem os benefícios.
      Só na semana em que o contrataram facturam mais de 400 milhões em camisolas, aposto que pelo menos 40% foi lucro para o clube 😉

  2. É só lucros, todos ganham menos os clubes. Um exemplo: a Juventus acabou de fazer um aumento de capital de 400 milhões e uma curiosidade, o valor, por coincidência, corresponde, aproximadamente, ao custo de Cristiano Ronaldo durante três anos. Resumindo, os custos são reais para jogadores e agentes e outros parasitas, os proveitos são imateriais…E só quando estes têm valor estatístico, infelizmente não pagam as contas.

  3. Así passam los años! Quizás, Quizás, Quizás…Um caso de sucesso, talento e também muita sorte que fazem parte da vida… Quantos grandes jogadores não ficaram pelo caminho, pelas mais variadas razões? Dinheiro? Não precisa…Quem o contrata sim! O Mundo do Futebol Profissional é duro…Quando acabar a carreira ainda vem dar um ar da sua graça ao Sporting? E depois quem sabe? Até venha a jogar num clube da sua “terrinha” ou mesmo treinar, ou ser dono de um clube…O seu nome já tem uma patente bem marcada e direccionada para o mundo dos negócios…Portugal também tem tido ganhos com “a marca RONALDO”! Oxalá que tenha uma vida longa e com muita saúde…FORÇA RONALDO…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.