//

A nova obra do misterioso Banksy foi feita sem sair de casa

1

Banksy / Instagram

Em plena pandemia de covid-19, o famoso artista de rua britânico Banksy fez uma pintura dedicada ao autoisolamento na sua própria casa de banho.

Nas fotografias partilhadas pelo artista na sua página do Instagram, pode ver-se dez ratos pintados em vários locais diferentes da casa de banho, que criam uma situação de caos na divisão.

Enquanto um dos roedores está suspenso porque a sua cauda está enrolada num fio, outro esmaga um tubo de pasta de dentes e mancha a parede. Um terceiro rato corre sobre um rolo de papel higiénico que está numa prateleira, atirando-o ao chão. Até um dos animais está na sanita, manchada por um líquido castanho.

View this post on Instagram

. . My wife hates it when I work from home.

A post shared by Banksy (@banksy) on

“A minha esposa odeia quando trabalho em casa” é a descrição que acompanha as fotografias de Banksy.

Esta é a primeira aparição de uma obra de Banksy desde que o Reino Unido entrou em isolamento total. A última surgiu na zona de Barton Hill, em Bristol. O mural manteve-se intacto apenas durante dois dias, acabando por ser vandalizado.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões.

Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros). O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

Em outubro de 2019, um óleo, que representa a Câmara dos Comuns, ocupada por chimpanzés, foi arrematada pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras (11 milhões de euros).

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

Até já houve obras roubadas. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015. Em setembro deste ano, uma obra que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, também foi roubada.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Artista com influencia surrealista, cada obra contem massagens que cada observador interpreta com a sua própria sensibilidade, é uma vertente da Arte Visual que gosto de admirar e “ouvir” o que ela me transmite, qualquer Obra tem a faculdade de se exprimir, falar…!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.