//

A nova obra de Banksy só durou dois dias

Banksy / Instagram

Banksy faz novo mural em Bristol para celebrar Dia dos Namorados

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois.

A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma fisga foi vandalizada com a inscrição “BCC (Conselho Municipal de Bristol) Wankers” (“Os idiotas do município de Bristol”, em inglês).

De acordo com a Associated Press, a família à qual o prédio pertence decidiu instalar uma cerca temporária e câmaras de vigilância para proteger o mural. “Todas as medidas são temporárias e pedimos às pessoas que sejam pacientes enquanto elucidamos a melhor forma de limpar os danos, restaurá-los e protegê-los para o futuro, para que todos possam desfrutar do trabalho de Banksy”, disse Kelly Woodruff, filha do proprietário do edifício.

Kelly Woodruff disse ainda que a família sente uma “forte responsabilidade” de garantir que o público possa usufruir da arte do artista britânico anónimo.

A nova obra foi desenhada no prédio detido por Edwin Simons, que celebrou o seu 67.º aniversário esta quinta-feira. A sua filha, Kelly Woodruff, de 37 anos, ficou a par deste “presente” depois de ter sido marcada numa publicação de Facebook.

As notícias de que a obra seria de Banksy começaram a surgir no Twitter, através da Associação da Comunidade Somali de Bristol: “Hoje, em Barton Hill, acordámos com este notável mural pintado numa das casas da região. Esperamos que seja um trabalho de Banksy. Venha e veja você mesmo. Independentemente de quem o pintou, vale a pena admirar a sua criatividade. Obrigado”.

Banksy confirmou, através da sua conta no Instagram, que a obra é da sua autoria, tendo publicado duas fotografias do mural pintado na parede de um edifício na Marsh Lane, em Bristol, a sua cidade natal.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões.

Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

Já em outubro deste ano, um óleo, que representa a Câmara dos Comuns, ocupada por chimpanzés, foi arrematada pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras (11 milhões de euros).

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

Até já houve obras roubadas. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015. Em setembro deste ano, uma obra que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, também foi roubada.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.