Antigo fotógrafo de Banksy revela fotografias do artista-mistério a trabalhar

(dr) Steve Lazarides

Há novas fotografias inéditas de Banksy. O artista, cuja identidade é um mistério até hoje, aparece de costas nas imagens publicadas no novo livro de Steve Lazarides, o seu antigo agente e fotógrafo.

As imagens de bastidor capturam a pessoa que pode ser o denominado Banksy em ação, criando diversas obras de arte famosas em vários locais. Nenhuma delas, no entanto, mostra o seu rosto.

As fotografias foram tiradas pelo seu ex-agente, o fotógrafo Steve Lazarides, que trabalhou com ele durante mais de uma década e que agora lança um livro chamado Banksy Captured (Banksy capturado).

A coleção de fotografias incluídas na obra, a publicar brevemente, são inéditas, selecionadas de um acervo de cerca de 12 mil, e apresentadas pelo autor como “uma viagem fascinante a anárquica pelos bastidores do homem misterioso que se tornou um dos artistas mais famosos do mundo”.

As fotografias, que Steve Lazarides também disponibiliza para venda individual no seu site, mostram os locais, urbanos ou campestres, em que as obras foram realizadas, bem como retratos das suas ações públicas.

Há também fotografias que retratam o artista em ação, sozinho ou acompanhado pelos seus colaboradores. A identidade, porém, não é revelada: nas imagens, Banksy surge de costas ou tem o rosto escondido.

Lazarides disse, de acordo com a BBC, que trabalhou com Banksy durante “11 anos gloriosos, durante os quais violámos todas as regras possíveis, além de algumas leis”. “Eu odeio o mundo da arte. Só me tornei parte dele porque o Banksy catapultou o movimento até à estratosfera”, disse. “Foi uma aventura. Mas estou feliz por ter saído dela e prestes a embarcar na próxima.”

Lazarides é da mesma cidade de Bansky, Bristol, no Reino Unido, e foi contratado para fazer o perfil do artista em 1997, o que levou a uma parceria de 11 anos. Trabalhou como agente, fotógrafo, motorista e galerista de Banksy.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões.

Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

Já em outubro deste ano, um óleo, que representa a Câmara dos Comuns, ocupada por chimpanzés, foi arrematada pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras (11 milhões de euros).

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

Até já houve obras roubadas. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015. Em setembro deste ano, uma obra que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, também foi roubada.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo menos há uma coisa positiva no Banksy quando trabalha. Ao contrário de muitos outros colegas de setor não mostra o rego do cu quando se agacha. E isso já é arte em si mesmo.

RESPONDER

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …