Banksy desmascarado? Entrevista perdida pode revelar identidade do artista

Christopher Jobson / Colossal

Uma reportagem, com apenas dois minutos, filmada há 16 anos, mostra o rosto parcialmente coberto do homem que afirma ser o famoso artista.

Uma entrevista perdida com um homem que afirma ser Banksy, o artista de rua anónimo mais famoso do mundo, foi encontrada nos arquivos do canal britânico ITV News, por Robert Murphy. O repórter estava a trabalhar numa investigação sobre o artista quando se deparou com um arquivo, intitulado Entrevista com Banksy.

Na reportagem, que foi filmada antes da primeira grande exposição de Banksy – Turf War, em 2003, em Londres -, aparece um indivíduo com um boné de basebol e uma camisola a tapar parte do rosto. No entanto, os olhos, sobrancelhas e testa são visíveis.

Durante a entrevista, é possível ver o indivíduo mascarado a pintar um inseto na parede, assim como a imagem de um bebé com blocos de construção com a mensagem “Kill more”. Ambos os trabalhos foram atribuídos ao artista durante muito tempo.

Turf War foi realizada num armazém londrino durante vários dias do mês de julho de 2003, e incluiu animais pintados, como porcos com cores da polícia e ovelhas com listas ao estilo dos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração nazi. Havia ainda uma vaca decorada com o rosto do pintor Andy Warhol.

Depois da descoberta, Murphy contactou o autor da entrevista, Haig Gordon, que já se tinha esquecido dessa reportagem. “É estranho. Ver Banksy teria grande valor para qualquer pessoa. Eu vi-o e não me lembro de muitos pormenores”, disse Gordon, adiantando que não se recorda do rosto do artista.

Ainda assim, o repórter lembra-se que Banksy foi muito amável. “Reagiu muito bem a uma piada que fiz durante a entrevista. Perguntei-lhe o que é que ele iria fazer se eu puxasse a camisola enquanto decorria a gravação da entrevista e ele riu-se, porque percebeu o que eu quis dizer com aquilo.”

Segundo a RT, o jornalista adiantou que não tem qualquer prova sobre a verdadeira identidade de Banksy, nem se aquele indivíduo era, realmente, o artista. A verdade é que a reportagem mostrou um pintor a criar arte numa exposição oficial de Banksy.

O mistério da identidade de Banksy parece assim permanecer por resolver. Em 2016, o jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento de inúmeros murais de Banksy coincidiu com os concertos dos Massive Attack em várias cidades, sugeriu que Banksy poderá ser Robert Naja, o líder da banda britânica.

Em 2017, o músico DJ Goldie cometeu mesmo uma gafe que poderá ter denunciado a identidade de Banksy. “Se pegarem numa camisola, escreverem Banksy, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …