Banksy desmascarado? Entrevista perdida pode revelar identidade do artista

Christopher Jobson / Colossal

Uma reportagem, com apenas dois minutos, filmada há 16 anos, mostra o rosto parcialmente coberto do homem que afirma ser o famoso artista.

Uma entrevista perdida com um homem que afirma ser Banksy, o artista de rua anónimo mais famoso do mundo, foi encontrada nos arquivos do canal britânico ITV News, por Robert Murphy. O repórter estava a trabalhar numa investigação sobre o artista quando se deparou com um arquivo, intitulado Entrevista com Banksy.

Na reportagem, que foi filmada antes da primeira grande exposição de Banksy – Turf War, em 2003, em Londres -, aparece um indivíduo com um boné de basebol e uma camisola a tapar parte do rosto. No entanto, os olhos, sobrancelhas e testa são visíveis.

Durante a entrevista, é possível ver o indivíduo mascarado a pintar um inseto na parede, assim como a imagem de um bebé com blocos de construção com a mensagem “Kill more”. Ambos os trabalhos foram atribuídos ao artista durante muito tempo.

Turf War foi realizada num armazém londrino durante vários dias do mês de julho de 2003, e incluiu animais pintados, como porcos com cores da polícia e ovelhas com listas ao estilo dos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração nazi. Havia ainda uma vaca decorada com o rosto do pintor Andy Warhol.

Depois da descoberta, Murphy contactou o autor da entrevista, Haig Gordon, que já se tinha esquecido dessa reportagem. “É estranho. Ver Banksy teria grande valor para qualquer pessoa. Eu vi-o e não me lembro de muitos pormenores”, disse Gordon, adiantando que não se recorda do rosto do artista.

Ainda assim, o repórter lembra-se que Banksy foi muito amável. “Reagiu muito bem a uma piada que fiz durante a entrevista. Perguntei-lhe o que é que ele iria fazer se eu puxasse a camisola enquanto decorria a gravação da entrevista e ele riu-se, porque percebeu o que eu quis dizer com aquilo.”

Segundo a RT, o jornalista adiantou que não tem qualquer prova sobre a verdadeira identidade de Banksy, nem se aquele indivíduo era, realmente, o artista. A verdade é que a reportagem mostrou um pintor a criar arte numa exposição oficial de Banksy.

O mistério da identidade de Banksy parece assim permanecer por resolver. Em 2016, o jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento de inúmeros murais de Banksy coincidiu com os concertos dos Massive Attack em várias cidades, sugeriu que Banksy poderá ser Robert Naja, o líder da banda britânica.

Em 2017, o músico DJ Goldie cometeu mesmo uma gafe que poderá ter denunciado a identidade de Banksy. “Se pegarem numa camisola, escreverem Banksy, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …