Banksy desmascarado? Entrevista perdida pode revelar identidade do artista

Christopher Jobson / Colossal

Uma reportagem, com apenas dois minutos, filmada há 16 anos, mostra o rosto parcialmente coberto do homem que afirma ser o famoso artista.

Uma entrevista perdida com um homem que afirma ser Banksy, o artista de rua anónimo mais famoso do mundo, foi encontrada nos arquivos do canal britânico ITV News, por Robert Murphy. O repórter estava a trabalhar numa investigação sobre o artista quando se deparou com um arquivo, intitulado Entrevista com Banksy.

Na reportagem, que foi filmada antes da primeira grande exposição de Banksy – Turf War, em 2003, em Londres -, aparece um indivíduo com um boné de basebol e uma camisola a tapar parte do rosto. No entanto, os olhos, sobrancelhas e testa são visíveis.

Durante a entrevista, é possível ver o indivíduo mascarado a pintar um inseto na parede, assim como a imagem de um bebé com blocos de construção com a mensagem “Kill more”. Ambos os trabalhos foram atribuídos ao artista durante muito tempo.

Turf War foi realizada num armazém londrino durante vários dias do mês de julho de 2003, e incluiu animais pintados, como porcos com cores da polícia e ovelhas com listas ao estilo dos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração nazi. Havia ainda uma vaca decorada com o rosto do pintor Andy Warhol.

Depois da descoberta, Murphy contactou o autor da entrevista, Haig Gordon, que já se tinha esquecido dessa reportagem. “É estranho. Ver Banksy teria grande valor para qualquer pessoa. Eu vi-o e não me lembro de muitos pormenores”, disse Gordon, adiantando que não se recorda do rosto do artista.

Ainda assim, o repórter lembra-se que Banksy foi muito amável. “Reagiu muito bem a uma piada que fiz durante a entrevista. Perguntei-lhe o que é que ele iria fazer se eu puxasse a camisola enquanto decorria a gravação da entrevista e ele riu-se, porque percebeu o que eu quis dizer com aquilo.”

Segundo a RT, o jornalista adiantou que não tem qualquer prova sobre a verdadeira identidade de Banksy, nem se aquele indivíduo era, realmente, o artista. A verdade é que a reportagem mostrou um pintor a criar arte numa exposição oficial de Banksy.

O mistério da identidade de Banksy parece assim permanecer por resolver. Em 2016, o jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento de inúmeros murais de Banksy coincidiu com os concertos dos Massive Attack em várias cidades, sugeriu que Banksy poderá ser Robert Naja, o líder da banda britânica.

Em 2017, o músico DJ Goldie cometeu mesmo uma gafe que poderá ter denunciado a identidade de Banksy. “Se pegarem numa camisola, escreverem Banksy, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …