Banksy desmascarado? Entrevista perdida pode revelar identidade do artista

Christopher Jobson / Colossal

Uma reportagem, com apenas dois minutos, filmada há 16 anos, mostra o rosto parcialmente coberto do homem que afirma ser o famoso artista.

Uma entrevista perdida com um homem que afirma ser Banksy, o artista de rua anónimo mais famoso do mundo, foi encontrada nos arquivos do canal britânico ITV News, por Robert Murphy. O repórter estava a trabalhar numa investigação sobre o artista quando se deparou com um arquivo, intitulado Entrevista com Banksy.

Na reportagem, que foi filmada antes da primeira grande exposição de Banksy – Turf War, em 2003, em Londres -, aparece um indivíduo com um boné de basebol e uma camisola a tapar parte do rosto. No entanto, os olhos, sobrancelhas e testa são visíveis.

Durante a entrevista, é possível ver o indivíduo mascarado a pintar um inseto na parede, assim como a imagem de um bebé com blocos de construção com a mensagem “Kill more”. Ambos os trabalhos foram atribuídos ao artista durante muito tempo.

Turf War foi realizada num armazém londrino durante vários dias do mês de julho de 2003, e incluiu animais pintados, como porcos com cores da polícia e ovelhas com listas ao estilo dos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração nazi. Havia ainda uma vaca decorada com o rosto do pintor Andy Warhol.

Depois da descoberta, Murphy contactou o autor da entrevista, Haig Gordon, que já se tinha esquecido dessa reportagem. “É estranho. Ver Banksy teria grande valor para qualquer pessoa. Eu vi-o e não me lembro de muitos pormenores”, disse Gordon, adiantando que não se recorda do rosto do artista.

Ainda assim, o repórter lembra-se que Banksy foi muito amável. “Reagiu muito bem a uma piada que fiz durante a entrevista. Perguntei-lhe o que é que ele iria fazer se eu puxasse a camisola enquanto decorria a gravação da entrevista e ele riu-se, porque percebeu o que eu quis dizer com aquilo.”

Segundo a RT, o jornalista adiantou que não tem qualquer prova sobre a verdadeira identidade de Banksy, nem se aquele indivíduo era, realmente, o artista. A verdade é que a reportagem mostrou um pintor a criar arte numa exposição oficial de Banksy.

O mistério da identidade de Banksy parece assim permanecer por resolver. Em 2016, o jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento de inúmeros murais de Banksy coincidiu com os concertos dos Massive Attack em várias cidades, sugeriu que Banksy poderá ser Robert Naja, o líder da banda britânica.

Em 2017, o músico DJ Goldie cometeu mesmo uma gafe que poderá ter denunciado a identidade de Banksy. “Se pegarem numa camisola, escreverem Banksy, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …