Banksy desmascarado? Entrevista perdida pode revelar identidade do artista

Christopher Jobson / Colossal

Uma reportagem, com apenas dois minutos, filmada há 16 anos, mostra o rosto parcialmente coberto do homem que afirma ser o famoso artista.

Uma entrevista perdida com um homem que afirma ser Banksy, o artista de rua anónimo mais famoso do mundo, foi encontrada nos arquivos do canal britânico ITV News, por Robert Murphy. O repórter estava a trabalhar numa investigação sobre o artista quando se deparou com um arquivo, intitulado Entrevista com Banksy.

Na reportagem, que foi filmada antes da primeira grande exposição de Banksy – Turf War, em 2003, em Londres -, aparece um indivíduo com um boné de basebol e uma camisola a tapar parte do rosto. No entanto, os olhos, sobrancelhas e testa são visíveis.

Durante a entrevista, é possível ver o indivíduo mascarado a pintar um inseto na parede, assim como a imagem de um bebé com blocos de construção com a mensagem “Kill more”. Ambos os trabalhos foram atribuídos ao artista durante muito tempo.

Turf War foi realizada num armazém londrino durante vários dias do mês de julho de 2003, e incluiu animais pintados, como porcos com cores da polícia e ovelhas com listas ao estilo dos uniformes dos prisioneiros dos campos de concentração nazi. Havia ainda uma vaca decorada com o rosto do pintor Andy Warhol.

Depois da descoberta, Murphy contactou o autor da entrevista, Haig Gordon, que já se tinha esquecido dessa reportagem. “É estranho. Ver Banksy teria grande valor para qualquer pessoa. Eu vi-o e não me lembro de muitos pormenores”, disse Gordon, adiantando que não se recorda do rosto do artista.

Ainda assim, o repórter lembra-se que Banksy foi muito amável. “Reagiu muito bem a uma piada que fiz durante a entrevista. Perguntei-lhe o que é que ele iria fazer se eu puxasse a camisola enquanto decorria a gravação da entrevista e ele riu-se, porque percebeu o que eu quis dizer com aquilo.”

Segundo a RT, o jornalista adiantou que não tem qualquer prova sobre a verdadeira identidade de Banksy, nem se aquele indivíduo era, realmente, o artista. A verdade é que a reportagem mostrou um pintor a criar arte numa exposição oficial de Banksy.

O mistério da identidade de Banksy parece assim permanecer por resolver. Em 2016, o jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento de inúmeros murais de Banksy coincidiu com os concertos dos Massive Attack em várias cidades, sugeriu que Banksy poderá ser Robert Naja, o líder da banda britânica.

Em 2017, o músico DJ Goldie cometeu mesmo uma gafe que poderá ter denunciado a identidade de Banksy. “Se pegarem numa camisola, escreverem Banksy, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a ser pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …