//

Robert, perdão, Banksy: identidade do artista mistério revelada sem querer

1

eviltomthai / Flickr

Mural de Banksy em Boston

Mural de Banksy em Boston

As suspeitas já eram fortes e a entrevista que o DJ inglês Goldie deu só as veio confirmar. O músico cometeu uma gafe e acabou por dizê-lo: parece que Banksy é mesmo Robert Del Naja, dos Massive Attack.

O DJ Goldie falava sobre a crescente comercialização dos grafitis quando, sem querer, deixou fugir a identidade que já há muito se suspeitava.

“Se pegarem numa camisola, escreverem “Banksy”, está feito, vai vender de certeza! Sem ofensa ao Robert, acho-o um artista brilhante, que virou a arte de pernas para o ar”. A seguir a esta afirmação: silêncio.

No segundo em que o músico disso o nome Robert, em entrevista para um podcast, Goldie calou-se, apercebendo-se do próprio erro, mas já não havia nada a fazer.

Desde o final da década de 90, quando os trabalhos de Banksy espalhados pelas ruas do Reino Unido, começavam a ganhar destaque, que a identidade do artista – que é hoje um dos maiores nomes da arte mundial, com mensagens contra o capitalismo e a guerra – permanece (ou permanecia) um mistério.

Robin Gunningham, estudante da Universidade de Bristol, já tinha também sido apontado como uma das possíveis identidades do mais famoso e enigmático artista de rua, mas a hipótese nunca se veio a confirmar.

Parece que agora o mistério acabou.

  // Hypeness

1 Comment

  1. Eu gostava que os putos desmiolados que andam a pintar assinaturas por todo o lado aprendessem a desenhar de verdade, mesmo que não cheguem ao nível do Bansky já era uma melhoria considerável na paisagem urbana. Mas parece que esses miúdos que não respeitam a propriedade alheia e sujam tudo não têm muito na cabeça além da vontade primária de “deixar a sua marca”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.