O misterioso Banksy poderá ser o líder dos Massive Attack

carnagenyc / Flickr

Graffitti de Banksy numa rua de Londres

Graffitti de Banksy numa rua de Londres

Sob o pseudónimo de Banksy – o artista de rua mais famoso e enigmático do Mundo – poderá estar escondido o músico britânico dos Massive Attack, Robert del Naja, também conhecido como ‘3D’.

A teoria é defendida pelo jornalista Craig Williams, que afirma que o aparecimento dos murais de Banksy, em várias cidades, coincidiu com os concertos dos Massive Attack nesses locais.

O repórter, citado pelo Daily Mail, afirma que nos últimos 12 anos descobriu, pelo menos em seis ocasiões, cerca de uma dúzia de graffitis que terão sido pintados pouco antes ou depois dos concertos da banda.

De acordo com Williams, Naja será o artista cuja identidade permaneceu anónima durante anos – ou até mesmo o líder de um grupo de artistas. ‘E se Banksy é um grupo de pessoas que usa stencil em locais diferentes, tanto na sua própria cidade como no estrangeiro?”, questionou o jornalista.

Naja foi um artista de graffiti na década de 1980 e reconheceu ser “bom amigo” de Banksy, descrevendo-o como “icónico”, “louco” e “criativo”.

O enigmático Banksy é o pseudónimo de um artista de graffiti, diretor de cinema e ativista político, cujos trabalhos com comentários sociais e políticos podem ser encontrados em várias ruas, muros e pontes de cidades por todo o Mundo.

A arte de rua satírica de Banksy, que hoje em dia é bastante valiosa, expõe uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder, combinando o humor negro e o graffiti.

Para elaborar as obras, o famoso artista recorre à distinta técnica de stencil – preenchimento de um desenho recortado, através da aplicação de tinta.

Ao longo dos anos, vários investigadores têm vindo a defender que o artista misterioso será Robin Gunningham, estudante da Universidade de Bristol – curiosamente, a cidade onde os Massive Attack nasceram – mas a teoria nunca foi comprovada.

Os Massive Attack vão realizar um concerto em Bristol, no sábado, e Williams acredita que  é provável que apareça, na mesma cidade, um novo mural pintado por Banksy.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nada tenho contra o aproveitamento de notícias já publicadas noutros websites estrangeiros, como parece ser o caso desta proveniente dum brasileiro, mas por favor, traduzam então os ‘brasileirismos’ porque fica muito esquisito assim.

    ‘estêncil’ ?
    ‘grafite’ ?

    Nunca em português se usaram estes anglicismos assim.

    • Caro Pedro Leitão,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Baseámos a nossa notícia numa fonte de língua inglesa (Daily Mail), devidamente citada no texto, e não num site brasileiro.
      As palavras ‘estêncil’ e ‘grafite’ são português pt-PT correcto. Mas efectivamente, soam estranhas, pelo que optámos por seguir a sua sugestão e substitui-las pela grafia stencil e graffiti.

  2. Comentário para quem respondeu ao Pedro Leitão : grafite existe, de facto, na língua portuguesa. Mas designa o MINERAL e não um graifti…

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …