Uma equipa de investigação britânica pensa ter descoberto a identidade do artista de rua, reafirmando a hipótese que surgiu em 2008.
Investigadores da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, pensam ter descoberto a identidade de Banksy, o famoso artista de rua inglês.
Segundo o The Independent, a equipa utilizou um sistema de “perfil geográfico” muito usado para apanhar criminosos, que basicamente analisa os lugares por onde os suspeitos mais passam para chegar à sua verdadeira localização.
De acordo com os dados recolhidos, no estudo agora publicado na revista científica Journal of Spatial Science, o artista poderá ser mesmo Robin Cunningham, o nome que já tinha sido avançado em 2008.
Os investigadores relacionaram os lugares onde é possível ver as obras de Banksy e os lugares que Cunningham costuma frequentar, tais como bares e campos de futebol.
Os académicos analisaram as obras de arte como se fossem “atos de vandalismo”.
“O artista que usa o nome de ‘Banksy’ é um dos artistas contemporâneos com mais êxito no Reino Unido, mas a sua identidade continua a ser um mistério. Este modelo analisa os lugares das suas obras e calcula a probabilidade de localização do ‘delinquente’ através da zona de investigação”, dizem.
No entanto, muitos veem Banksy como o mais importante artista de rua dos últimos tempos, tanto que o preço de algumas obras da sua autoria chegam a mais de um milhão de dólares.
Em agosto do ano passado, Banksy mostrou a sua visão do mundo em Dismaland, um parque temático inspirado na Disneyland mas que, em vez de fantasia e diversão, mostrava uma perspetiva deprimente e pessimista do sítio em que vivemos.
ZAP / RT