Banksy inaugura Dismaland, o seu parque temático satírico

Dismaland, o parque temático do artista Banksy, abre este sábado as portas e é um contraponto ao mundo mágico da Disneyland.

O castelo da princesa, diversões e uma roda gigante… o espaço tem tudo o que um parque temático comum poderia ter, mas não é um qualquer parque de diversões. Dismaland nasceu da cabeça do polémico artista Banksy que, em conjunto uma série de outros artistas, criou um parque temático sinistro numas ruínas em Somerset, no Reino Unido.

Apesar de ser um parque familiar, Dismaland é inadequado para crianças. Apresenta-se como o “parque temático mais decepcionante do Reino Unido”.

Segundo uma nota de rodapé visível no site da exposição, é expressamente proibida a entrada a visitantes com tinta em spray, marcadores ou facas, e a representantes legais da Walt Disney Corporation.

Os visitantes poderão divertir-se nas diversas atrações, que vão desde uma fogueira para a qual se atiram os livros de Jeffrey Archer, até a um castelo que se assemelha ao de Cinderela na Disneyland junto a uma estátua de uma Pequena Sereia reinterpretada.

Segundo o Colossal, para entrar no distópico parque é preciso passar por “vigilância ao nível da NSA”, os morosos funcionários estão completamente desinteressados em ser úteis, e mesmo sair do local requer “um esforço hercúleo”.

O parque, que estará aberto até 27 de setembro, conta com trabalhos de 58 artistas, entre os quais Damien Hirst, Bill Barminski, Caitlin Cherry, Polly Morgan, Josh Keyes, Mike Ross, David Shrigley, Bäst, Espo e a portuguesa Wasted Rita.

O convite para participar “numa exposição normal, mas na rua”, foi feito em junho, conta Wasted Rita.

“Pediram-me quatro dos meus cartazes para espalhar pelo festival e eu aceitei. Nunca me deram muitas informações sobre o festival, nem sítio, nem data, nem nomes, por isso fui perdendo o interesse”, recorda.

Cerca de um mês depois, Rita foi informada de que Banksy queria colar os quatro trabalhos na parede de um castelo.

“Fiquei uma hora a achar que era alguém a gozar comigo”, confessa a artista portuguesa.

Além das diversas atrações, todas as sextas-feiras haverá música ao vivo.

Massive Attack, Pussy Riot, Run The Jewels e Peanut Butter Wolf são alguns dos artistas que já confirmaram presença.

ZAP / Move / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …