/

Banksy inaugura Dismaland, o seu parque temático satírico

Dismaland, o parque temático do artista Banksy, abre este sábado as portas e é um contraponto ao mundo mágico da Disneyland.

O castelo da princesa, diversões e uma roda gigante… o espaço tem tudo o que um parque temático comum poderia ter, mas não é um qualquer parque de diversões. Dismaland nasceu da cabeça do polémico artista Banksy que, em conjunto uma série de outros artistas, criou um parque temático sinistro numas ruínas em Somerset, no Reino Unido.

Apesar de ser um parque familiar, Dismaland é inadequado para crianças. Apresenta-se como o “parque temático mais decepcionante do Reino Unido”.

Segundo uma nota de rodapé visível no site da exposição, é expressamente proibida a entrada a visitantes com tinta em spray, marcadores ou facas, e a representantes legais da Walt Disney Corporation.

Os visitantes poderão divertir-se nas diversas atrações, que vão desde uma fogueira para a qual se atiram os livros de Jeffrey Archer, até a um castelo que se assemelha ao de Cinderela na Disneyland junto a uma estátua de uma Pequena Sereia reinterpretada.

Segundo o Colossal, para entrar no distópico parque é preciso passar por “vigilância ao nível da NSA”, os morosos funcionários estão completamente desinteressados em ser úteis, e mesmo sair do local requer “um esforço hercúleo”.

O parque, que estará aberto até 27 de setembro, conta com trabalhos de 58 artistas, entre os quais Damien Hirst, Bill Barminski, Caitlin Cherry, Polly Morgan, Josh Keyes, Mike Ross, David Shrigley, Bäst, Espo e a portuguesa Wasted Rita.

O convite para participar “numa exposição normal, mas na rua”, foi feito em junho, conta Wasted Rita.

“Pediram-me quatro dos meus cartazes para espalhar pelo festival e eu aceitei. Nunca me deram muitas informações sobre o festival, nem sítio, nem data, nem nomes, por isso fui perdendo o interesse”, recorda.

Cerca de um mês depois, Rita foi informada de que Banksy queria colar os quatro trabalhos na parede de um castelo.

“Fiquei uma hora a achar que era alguém a gozar comigo”, confessa a artista portuguesa.

Além das diversas atrações, todas as sextas-feiras haverá música ao vivo.

Massive Attack, Pussy Riot, Run The Jewels e Peanut Butter Wolf são alguns dos artistas que já confirmaram presença.

ZAP / Move / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.