Banksy inaugura Dismaland, o seu parque temático satírico

Dismaland, o parque temático do artista Banksy, abre este sábado as portas e é um contraponto ao mundo mágico da Disneyland.

O castelo da princesa, diversões e uma roda gigante… o espaço tem tudo o que um parque temático comum poderia ter, mas não é um qualquer parque de diversões. Dismaland nasceu da cabeça do polémico artista Banksy que, em conjunto uma série de outros artistas, criou um parque temático sinistro numas ruínas em Somerset, no Reino Unido.

Apesar de ser um parque familiar, Dismaland é inadequado para crianças. Apresenta-se como o “parque temático mais decepcionante do Reino Unido”.

Segundo uma nota de rodapé visível no site da exposição, é expressamente proibida a entrada a visitantes com tinta em spray, marcadores ou facas, e a representantes legais da Walt Disney Corporation.

Os visitantes poderão divertir-se nas diversas atrações, que vão desde uma fogueira para a qual se atiram os livros de Jeffrey Archer, até a um castelo que se assemelha ao de Cinderela na Disneyland junto a uma estátua de uma Pequena Sereia reinterpretada.

Segundo o Colossal, para entrar no distópico parque é preciso passar por “vigilância ao nível da NSA”, os morosos funcionários estão completamente desinteressados em ser úteis, e mesmo sair do local requer “um esforço hercúleo”.

O parque, que estará aberto até 27 de setembro, conta com trabalhos de 58 artistas, entre os quais Damien Hirst, Bill Barminski, Caitlin Cherry, Polly Morgan, Josh Keyes, Mike Ross, David Shrigley, Bäst, Espo e a portuguesa Wasted Rita.

O convite para participar “numa exposição normal, mas na rua”, foi feito em junho, conta Wasted Rita.

“Pediram-me quatro dos meus cartazes para espalhar pelo festival e eu aceitei. Nunca me deram muitas informações sobre o festival, nem sítio, nem data, nem nomes, por isso fui perdendo o interesse”, recorda.

Cerca de um mês depois, Rita foi informada de que Banksy queria colar os quatro trabalhos na parede de um castelo.

“Fiquei uma hora a achar que era alguém a gozar comigo”, confessa a artista portuguesa.

Além das diversas atrações, todas as sextas-feiras haverá música ao vivo.

Massive Attack, Pussy Riot, Run The Jewels e Peanut Butter Wolf são alguns dos artistas que já confirmaram presença.

ZAP / Move / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …