Obra de Banksy autodestrói-se depois de ser vendida por 1,2 milhões de euros

Girl with a Balloon”, uma das obras mais famosas de Banksy, autodestruiu-se depois de ter sido vendida por mais de 1,2 milhões de euros.

Esta sexta-feira, a casa de leilões Sotheby’s vendeu, em Londres, no Reino Unido, a famosa obra do artista anónimo Banksy – “Girl with a Balloon” (2006) – por mais de 1,2 milhões de euros.

No entanto, apesar de a obra ter sido vendida, o público presente no leilão foi testemunha de um espetáculo invulgar. De repente, soou um alarme e o quadro foi destruído, graças a uma destruidora de papel.

“Parece que acabámos de ser ‘Banksyficados'”, afirmou Alex Branczik, diretor do departamento de arte contemporânea europeu da Sotheby’s ao portal Art Newspaper. “Trata-se provavelmente do melhor artista de rua britânico e esta noite fomos surpreendidos por mais um ato de génio de Banksy”, assinalou ainda.

Vários meios de comunicação escrevem que este truque obrigou a que o artista (ou um intermediário) tenha de ter estado presente para ativar a trituradora de forma remota. Segundo a imprensa britânica, foi visto um homem com óculos de sol e um chapéu, próximo da entrada da Sotheby’s, pouco depois do incidente, numa briga com os seguranças.

A leiloeira celebrou este acontecimento no seu site oficial. “O episódio inesperado tornou-se instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de obra é automaticamente destruída assim que o martelo assinala a venda”, cita o jornal Público.

A figura de Banksy, que retrata nas suas obras temas sociais e políticos, continua envolta em muito mistério, já que, apesar do seu reconhecimento mundial, a sua identidade é um dos segredos mais bem guardados da atualidade.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bonito…e é para isto que andamos a pagar royalties dos direitos de autores para esta corja andar a estourar dinheiro que tanta falta faz para acabar com a fome , por exemplo…basta.

RESPONDER

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …