Obra de Banksy autodestrói-se depois de ser vendida por 1,2 milhões de euros

Girl with a Balloon”, uma das obras mais famosas de Banksy, autodestruiu-se depois de ter sido vendida por mais de 1,2 milhões de euros.

Esta sexta-feira, a casa de leilões Sotheby’s vendeu, em Londres, no Reino Unido, a famosa obra do artista anónimo Banksy – “Girl with a Balloon” (2006) – por mais de 1,2 milhões de euros.

No entanto, apesar de a obra ter sido vendida, o público presente no leilão foi testemunha de um espetáculo invulgar. De repente, soou um alarme e o quadro foi destruído, graças a uma destruidora de papel.

“Parece que acabámos de ser ‘Banksyficados'”, afirmou Alex Branczik, diretor do departamento de arte contemporânea europeu da Sotheby’s ao portal Art Newspaper. “Trata-se provavelmente do melhor artista de rua britânico e esta noite fomos surpreendidos por mais um ato de génio de Banksy”, assinalou ainda.

Vários meios de comunicação escrevem que este truque obrigou a que o artista (ou um intermediário) tenha de ter estado presente para ativar a trituradora de forma remota. Segundo a imprensa britânica, foi visto um homem com óculos de sol e um chapéu, próximo da entrada da Sotheby’s, pouco depois do incidente, numa briga com os seguranças.

A leiloeira celebrou este acontecimento no seu site oficial. “O episódio inesperado tornou-se instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de obra é automaticamente destruída assim que o martelo assinala a venda”, cita o jornal Público.

A figura de Banksy, que retrata nas suas obras temas sociais e políticos, continua envolta em muito mistério, já que, apesar do seu reconhecimento mundial, a sua identidade é um dos segredos mais bem guardados da atualidade.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bonito…e é para isto que andamos a pagar royalties dos direitos de autores para esta corja andar a estourar dinheiro que tanta falta faz para acabar com a fome , por exemplo…basta.

RESPONDER

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …