Obra de Banksy autodestrói-se depois de ser vendida por 1,2 milhões de euros

Girl with a Balloon”, uma das obras mais famosas de Banksy, autodestruiu-se depois de ter sido vendida por mais de 1,2 milhões de euros.

Esta sexta-feira, a casa de leilões Sotheby’s vendeu, em Londres, no Reino Unido, a famosa obra do artista anónimo Banksy – “Girl with a Balloon” (2006) – por mais de 1,2 milhões de euros.

No entanto, apesar de a obra ter sido vendida, o público presente no leilão foi testemunha de um espetáculo invulgar. De repente, soou um alarme e o quadro foi destruído, graças a uma destruidora de papel.

“Parece que acabámos de ser ‘Banksyficados'”, afirmou Alex Branczik, diretor do departamento de arte contemporânea europeu da Sotheby’s ao portal Art Newspaper. “Trata-se provavelmente do melhor artista de rua britânico e esta noite fomos surpreendidos por mais um ato de génio de Banksy”, assinalou ainda.

Vários meios de comunicação escrevem que este truque obrigou a que o artista (ou um intermediário) tenha de ter estado presente para ativar a trituradora de forma remota. Segundo a imprensa britânica, foi visto um homem com óculos de sol e um chapéu, próximo da entrada da Sotheby’s, pouco depois do incidente, numa briga com os seguranças.

A leiloeira celebrou este acontecimento no seu site oficial. “O episódio inesperado tornou-se instantaneamente parte do folclore do mundo da arte e é, certamente, a primeira vez na história dos leilões em que uma obra de obra é automaticamente destruída assim que o martelo assinala a venda”, cita o jornal Público.

A figura de Banksy, que retrata nas suas obras temas sociais e políticos, continua envolta em muito mistério, já que, apesar do seu reconhecimento mundial, a sua identidade é um dos segredos mais bem guardados da atualidade.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bonito…e é para isto que andamos a pagar royalties dos direitos de autores para esta corja andar a estourar dinheiro que tanta falta faz para acabar com a fome , por exemplo…basta.

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …