Mural de Banksy roubado em Paris

Uma obra do artista Banksy que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, foi roubada, anunciou na terça-feira o centro cultural.

A obra, que representava um rato com uma máscara, tinha aparecido no dia 25 de junho de 2018 na parte detrás de um painel de rua, junto ao museu. A imagem apresenta um rato mascarado — o avatar de Banksy que simboliza os oprimidos — brandindo um canivete, instrumento que o artista usa para cortar os seus stencils.

Apesar de o artista raramente confirmar se os murais são da sua autoria, esta obra foi publicada na conta oficial de Instagram do artista pouco depois de ter sido vista, no ano passado.

View this post on Instagram

. Fifty years since the uprising in Paris 1968. The birthplace of modern stencil art.

A post shared by Banksy (@banksy) on

“Lamentamos informar que a peça de arte do Banksy junto ao nosso edifício na rua Beaubourg foi roubada durante a noite”, anunciou o Centro Pompidou no Twitter esta terça-feira. “Embora esta peça não fizesse parte da nossa coleção, tínhamos orgulho no facto de o artista ter escolhido a lateral de um edifício nosso para a criar, como homenagem aos acontecimentos de maio de 68“, acrescenta a nota.

O Pompidou, que abriga a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, mas não detém a obra de Banksy, apresentou uma queixa policial por destruição de propriedade.

O centro cultural apresentou uma denúncia por roubo e degradação de um espaço que está nas suas imediações, acreditando que “as imagens de televigilância talvez ajudem a identificar os autores e as condições exatas do furto”, de acordo com um comunicado citado pela agência France-Presse. “Supomos que o painel metálico foi cortado com uma serra”, indicou o gabinete de imprensa do Centro Pompidou.

Segundo a BBC, a polícia abriu uma investigação ao desaparecimento. No ano passado, as autoridades já tinham detido uma equipa de ladrões que tentou roubar o mesmo mural.

Não é a primeira vez que um mural de Banksy é roubado em Paris. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões. Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …