Mural de Banksy roubado em Paris

Uma obra do artista Banksy que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, foi roubada, anunciou na terça-feira o centro cultural.

A obra, que representava um rato com uma máscara, tinha aparecido no dia 25 de junho de 2018 na parte detrás de um painel de rua, junto ao museu. A imagem apresenta um rato mascarado — o avatar de Banksy que simboliza os oprimidos — brandindo um canivete, instrumento que o artista usa para cortar os seus stencils.

Apesar de o artista raramente confirmar se os murais são da sua autoria, esta obra foi publicada na conta oficial de Instagram do artista pouco depois de ter sido vista, no ano passado.

View this post on Instagram

. Fifty years since the uprising in Paris 1968. The birthplace of modern stencil art.

A post shared by Banksy (@banksy) on

“Lamentamos informar que a peça de arte do Banksy junto ao nosso edifício na rua Beaubourg foi roubada durante a noite”, anunciou o Centro Pompidou no Twitter esta terça-feira. “Embora esta peça não fizesse parte da nossa coleção, tínhamos orgulho no facto de o artista ter escolhido a lateral de um edifício nosso para a criar, como homenagem aos acontecimentos de maio de 68“, acrescenta a nota.

O Pompidou, que abriga a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, mas não detém a obra de Banksy, apresentou uma queixa policial por destruição de propriedade.

O centro cultural apresentou uma denúncia por roubo e degradação de um espaço que está nas suas imediações, acreditando que “as imagens de televigilância talvez ajudem a identificar os autores e as condições exatas do furto”, de acordo com um comunicado citado pela agência France-Presse. “Supomos que o painel metálico foi cortado com uma serra”, indicou o gabinete de imprensa do Centro Pompidou.

Segundo a BBC, a polícia abriu uma investigação ao desaparecimento. No ano passado, as autoridades já tinham detido uma equipa de ladrões que tentou roubar o mesmo mural.

Não é a primeira vez que um mural de Banksy é roubado em Paris. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões. Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …