Visão forçada a publicar na íntegra texto de Câncio que “enterra” Sócrates

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A revista Visão viu-se obrigada a publicar na íntegra o texto de Fernanda Câncio, depois das críticas da jornalista pela forma como foi tratado o artigo onde fala do que sabia sobre o dinheiro e a vida de José Sócrates.

A publicação divulgou, esta segunda-feira, o texto de Fernando Câncio em versão integral, sem acrescentar qualquer tipo de esclarecimento, tratando-se evidentemente de uma reacção às críticas que a jornalista fez a partir do blogue jugular.

Fernanda Câncio resolveu contar o que sabe sobre José Sócrates, num artigo de nove páginas na revista Visão, pretendendo com isso responder ao Correio da Manhã, que vem implicando a jornalista na Operação Marquês, nomeadamente citando várias escutas telefónicas do tempo em que namorava com o ex-primeiro-ministro e tentando intervir no processo de forma a que esta fosse constituída arguida.

DR Visão

Capa da revista Visão de 12/05/2016

Capa da revista Visão de 12/05/2016

No entanto, o tratamento que a Visão deu ao seu texto mereceu-lhe fortes críticas, nomeadamente falando em “abuso” e “falta de respeito” pelo título escolhido para a capa – “Sócrates, o caso Marquês e eu” -, que garante ter vetado.

A jornalista diz que foi ela que contactou a Visão, com o intuito de publicar a sua versão dos factos, perante o envolvimento do seu nome no processo por parte do Correio da Manhã, e nota que impôs “condições: ou era publicado como estava ou não era de todo”.

Assim, lamenta a forma como a Visão explorou o assunto, salientando que a revista “não faz uma única referência ao Correio da Manhã nas peças que fez sobre o texto”.

“A Visão não se limita a querer vender revistas, todas as que conseguir, à conta de um texto que lhe ofereci; quer vender-me a mim e à minha dignidade“, atira.

Fernanda Câncio vinca que o seu artigo visa defender-se das “calúnias lançadas pelo Correio da Manhã e restantes publicações da Cofina, expondo os métodos desses média e a perversidade do sistema judicial”.

“Não se trata de um texto sobre Sócrates, e muito menos de um texto sobre Sócrates e eu”, constata, garantindo que não é com aquilo que escreve que “vão perceber ‘como José Sócrates se relacionava com o mundo e com o dinheiro'”.

A percepção dos leitores pode não ser bem essa. Por exemplo, num artigo de opinião no semanário Sol, Vítor Rainho afirma que o que mais ressalta do texto da jornalista é que dezenas de artigos dos jornais não tinham conseguido “enterrar” tanto Sócrates” como este texto de Fernanda Câncio.

A jornalista escreve que “se fizesse ideia da relação pecuniária entre Carlos Santos Silva e José Sócrates teria feito perguntas por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinha da inocente!… E eu sou o Pai Natal!… REalmente este tipo de gente pensa que todos os portugueses são otarios, mas olha que não somos…

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …