Visão forçada a publicar na íntegra texto de Câncio que “enterra” Sócrates

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A revista Visão viu-se obrigada a publicar na íntegra o texto de Fernanda Câncio, depois das críticas da jornalista pela forma como foi tratado o artigo onde fala do que sabia sobre o dinheiro e a vida de José Sócrates.

A publicação divulgou, esta segunda-feira, o texto de Fernando Câncio em versão integral, sem acrescentar qualquer tipo de esclarecimento, tratando-se evidentemente de uma reacção às críticas que a jornalista fez a partir do blogue jugular.

Fernanda Câncio resolveu contar o que sabe sobre José Sócrates, num artigo de nove páginas na revista Visão, pretendendo com isso responder ao Correio da Manhã, que vem implicando a jornalista na Operação Marquês, nomeadamente citando várias escutas telefónicas do tempo em que namorava com o ex-primeiro-ministro e tentando intervir no processo de forma a que esta fosse constituída arguida.

DR Visão

Capa da revista Visão de 12/05/2016

Capa da revista Visão de 12/05/2016

No entanto, o tratamento que a Visão deu ao seu texto mereceu-lhe fortes críticas, nomeadamente falando em “abuso” e “falta de respeito” pelo título escolhido para a capa – “Sócrates, o caso Marquês e eu” -, que garante ter vetado.

A jornalista diz que foi ela que contactou a Visão, com o intuito de publicar a sua versão dos factos, perante o envolvimento do seu nome no processo por parte do Correio da Manhã, e nota que impôs “condições: ou era publicado como estava ou não era de todo”.

Assim, lamenta a forma como a Visão explorou o assunto, salientando que a revista “não faz uma única referência ao Correio da Manhã nas peças que fez sobre o texto”.

“A Visão não se limita a querer vender revistas, todas as que conseguir, à conta de um texto que lhe ofereci; quer vender-me a mim e à minha dignidade“, atira.

Fernanda Câncio vinca que o seu artigo visa defender-se das “calúnias lançadas pelo Correio da Manhã e restantes publicações da Cofina, expondo os métodos desses média e a perversidade do sistema judicial”.

“Não se trata de um texto sobre Sócrates, e muito menos de um texto sobre Sócrates e eu”, constata, garantindo que não é com aquilo que escreve que “vão perceber ‘como José Sócrates se relacionava com o mundo e com o dinheiro'”.

A percepção dos leitores pode não ser bem essa. Por exemplo, num artigo de opinião no semanário Sol, Vítor Rainho afirma que o que mais ressalta do texto da jornalista é que dezenas de artigos dos jornais não tinham conseguido “enterrar” tanto Sócrates” como este texto de Fernanda Câncio.

A jornalista escreve que “se fizesse ideia da relação pecuniária entre Carlos Santos Silva e José Sócrates teria feito perguntas por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Coitadinha da inocente!… E eu sou o Pai Natal!… REalmente este tipo de gente pensa que todos os portugueses são otarios, mas olha que não somos…

RESPONDER

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …