Fernanda Câncio quebra o silêncio e conta o que sabe sobre José Sócrates

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio, que namorou com José Sócrates durante parte do período a que respeitam as acusações da Operação Marquês ao ex-governante, quebra o silêncio no que define como um “esclarecimento público” e fala daquilo que sabe sobre a vida do ex-namorado.

Num artigo de 9 páginas na Visão, a jornalista do Diário de Notícias fala do apartamento de Paris onde Sócrates viveu, do dinheiro que ele gastava e de quem pagava as férias, garantindo que não sabia que o ex-primeiro-ministro vivia à custa de alegados empréstimos do amigo Santos Silva.

Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates teria feito perguntas por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, relata Fernanda Câncio.

A jornalista começa por sublinhar que é com “imensa repugnância e tristeza” que diz ver-se “forçada a fazer estes esclarecimentos públicos”, lamentando ver-se forçada a abordar temáticas da sua “vida privada”.

Em seguida, confirma a vida de luxo de Sócrates, notando que nunca desconfiou da proveniência do dinheiro que gastava por ele lhe ter dito que, após sair do governo, recebia uma avença mensal de 25 mil euros.

DR Visão

Capa da revista Visão de 12/05/2016

Capa da revista Visão de 12/05/2016

“Quando alguém faz um convite para passar férias não é costume perguntar se é essa pessoa que paga ou se é outra, como quando nos convidam para jantar ou almoçar não perguntamos de onde vem o dinheiro”, aponta ainda Fernanda Câncio, assumindo que ficou em “choque” com a detenção de Sócrates.

A jornalista fala ainda das notícias, baseadas nas escutas telefónicas da Operação Marquês, que apontaram que ela e Sócrates terão tido a intenção de comprar um apartamento no Chiado que custaria mais de dois milhões de euros.

Fernanda Câncio refere que ligou “a perguntar, por curiosidade, quando o edifício foi renovado e os andares ficaram à venda”. “Mas, ao contrário do que se quer fazer, nunca sequer o visitei”, assegura.

Sobre o apartamento de Paris, onde Sócrates morou, garante que só soube pela comunicação social que era, na verdade, propriedade de Santos Silva.

“Até então, estava convicta que tal apartamento, que nunca vi e que pensava ser o segundo no qual José Sócrates tinha vivido naquela cidade, tinha sido arrendado a proprietários franceses”, assegura.

ZAP

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades. Mesmo com 25 mil euros por mês não dava para tanto luxo Sr.ª Fernanda Câncio…
    O resto é do foro dos Tribunais e esperemos que a Justiça funcione pois o Sócrates é um “artista”.

    Além do mais é um mitómano, um aldrabão, um corrupto, um deslumbrado que gastou à tripa forra à conta do que recebia de luvas.Aguardemos o negócio da Oi e da PT no Brasil.

    Faz bem a Fernanda Câncio “afastar-se” deste activo tóxico.

    Enquanto a Câncio se afasta o Costa aproxima-se….Feitios.

    • Mas meu caro neste pais só por mil eros é considerado milionario ñ sei a onde foram arranjar essa ideia k ele fez bem fez se tivessemos no lugar dele ao de outros k estão no lugar dele ao adem tar fazem se ñ muita bem pk o povo é um santinho o resto ñ faz mal a ninguem tem todos cara de santinhos invetem outro 25 de abril se o hove pk na minha porta ñ apareseu ninguem hoje tudo por nada estão me bater a porta olhe isto olhe akilo olhe akulotro olhe acompanheme olhe mais isto olhe mais akilo.

      • É isso mesmo. Todos os comentadores de serviço, se stivessem no lugar dele, não faziam nada, não viam nada, não sabiam nada. Não faziam o mesmo ou semelhante. Poupem me! É só conversa pra boi dormir!

  2. Mas pergunto eu o k os outros tem a ver com a vida das outras pessoas mas agora é poribido ganhar dinheiro neste mundo ao principalmente neste pais kual ker contia k a pesso a receba de kualker forma é logo investigado é logo detido para interregatorio ao punido com pena de prisão falo tb por experencia propria a onde me foram buscar ao local de trabalho para pagar uma multa k nem sekere tenho carta de condução nem carro vem agora com pretestos kuaker contia k nós tenha-mos ao k cidadão exista é logo investigado por pessoas k nem seker saõ competentes para o caso e fico por aki.

    • É um castigo ler os seus posts.

      Que tal começar a escrever em português com acentos, vírgulas, e essas coisas?

      Meu Deus…

    • Eu se estivesse no seu lugar, 1º voltava à escola para aprender a escrever sem erros e fazer a pontuação, como escreveu e mto bem o comentador Corretor e só depois opinava neste espaço.Onde estudou? Nas NO? Sinceramente é mto dificil entender o que escreve, para si tb deve ser difícil ler… logo não nos entendemos.

      • Mas estamos aqui para criticar a escrita das pessoas, ou para comentar sobre Sócrates. Sabe se a pessoa a quem faz as críticas, é de idade avançada, se só fez a instrução primária mal feita como muitos, se foi para o estrangeiro criança, e hoje escreve com dificuldade?? Tenho amigos que sempre viveram na África do Sul e mal escrevem português. Muito mau vir aqui avaliar as pessoas. Pense no seu comentário e tenha mais respeito pelo próximo.Tenha uma boa tarde.

  3. miuda super gira, férias em paris, 25 mil euros às claras para gastar e pagar os mimos. que melhor vida se pode desejar?

  4. Quem tem responsabilidade aqui devia pelo menos excluir quem não sabe escrever. Quem é este triste de nome Vitor graça? Como é possível ser assim…. Devemos respeitar todos sem duvida, mas neste caso é muito difícil….

  5. De vez em quando encharca-se a informação com noticias e mais noticias sobre o cidadão José Sócrates. Cheira mal, muito mal tudo quanto se relacione com este processo de maldizer. São as tais «fugas de informação» que não se compreendem. E vai a procissão no adro, comprida até chegar a Setembro. Estou ansioso por saber onde e como vai chegar a acusação. Será que vai?

  6. Ainda há quem dê atenção a esta gente.
    O ex-P.M. na cama não deve valer nada para pagar e a pseudo-jornalista não necessitar de fazer perguntas ou se questionar de onde vinha tanta fartura. Se calhar está habituada a comer e calar. Agora que parece estar a secar a teta é que vem a terreno maia parecendo uma … despeitada.
    Francamente ainda há quem dê atenção a esta gente.

  7. Esta Fernanda Câncio nunca foi minha namorada mas soube tudo a meu respeito. Nunca foi a Angola mas também soube coisas de mim . As calunias que inventou acerca da Escrava Natalia, arquivadas de imediato pelo Ministério Publico, sem dúvida que me fizeram perder muito tempo e gastar muito dinheiro.
    Não sendo eu Ministro nem Presidente de clube de futebol, e até nem sou conhecido, o MP mandou arquivar de imediato, porque a Justiça em Portugal demora mas funciona. Então a senhora nunca quiz saber de onde vinha tanto papel, (segundo as notícias ) do seu namorado (segundo as noticias) MENTIROSA -vamos ver o que vai resolver o MP sobre o seu envolvimento em todo este complicado processo. Se Deus quiser, estou cá para ver…

  8. Na altura, a verdadeira namorada de js era o Diogo Infante que agora casou com outro no Porto. Com todo o respeito, o sr. Vitor Fonseca devia ir ter umas aulas de “bom Português ” com ele. Quando o Pedro Santana Lopes disse que “enquanto uns gostam de festas e mulheres bonitas, há outros que gostam de outra coisa” este foi imediatamente enchovalhado. É o poder da desinformação no seu melhor, com os melhores advogado e directores de redação ( Pedro Proença) que o dinheiro possa comprar.

    • Sócrates estará sempre no meu coração!!! Quem será o dono ou dona de tal coração? Claro que a estupidez, é das pouca coisas que, ainda não pagam imposto.
      Aparentemente, ocupou também, o lugar de Fernanda Câncio. Entretanto, ela idedntificou-se, porque não se identifica também.

RESPONDER

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …