Tabaqueiras (e Estado) ganham com atraso no Orçamento

O atraso na entrada em vigor do Orçamento de Estado para 2016 está a permitir às tabaqueiras antecipar, sem quaisquer limites, a entrada no mercado de produtos sujeitos ao imposto (mais baixo) anterior, contribuindo para um aumento da receita fiscal.

O Jornal de Negócios explica que todos os anos, no final do ano, as tabaqueiras aproveitam para retirar dos armazéns grandes quantidades de tabaco, evitando os habituais aumentos da carga fiscal em janeiro. É por esta razão que nos primeiros meses do ano é normal comprar os maços ainda ao preço do ano anterior.

Estes movimentos, no entanto, também estão a beneficiar as contas públicas: o Estado encaixou neste início de ano 126,5 milhões de euros em receitas de imposto sobre o tabaco – mais 43 milhões do que em janeiro do ano passado – pelo simples facto do OE 2016 não ter entrado em vigor logo a partir do dia 1 de janeiro.

Esta terça-feira, o Expresso previa que o Estado tenha encaixado, desde o início do ano, mais 200 milhões de euros em receitas de imposto sobre o tabaco – um encaixe adicional que seria tão significativo que o semanário salienta que, se tivesse entrado nas contas de 2015, o anterior Executivo teria cumprido a meta do défice, que teria ficado nos 3% do PIB (excluindo o efeito do Banif).

Os resultados da receita fiscal do início do ano também foram beneficiados pelo aumento da distribuição de dividendos nas empresas cotadas, que anteciparam a distribuição dos lucros pelos acionistas para evitarem a penalização dos impostos sobre os dividendos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …