Suspeito do assalto a Tancos volta atrás com a palavra e nega ter lá estado

Paulo Novais / Lusa

Entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

Um dos suspeitos do assalto a Tancos, conhecido como “Pisca”, nega ter lá estado, apesar de, no passado, já ter admitido a sua participação no roubo do material militar.

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e mais 22 arguidos começam a ser julgados esta segunda-feira, no tribunal de Santarém, no processo de Tancos, sobre o furto e a encenação da recuperação de armamento militar dos paióis.

Um dos suspeitos, conhecido como “Pisca”, nega ter lá estado, apesar de, no passado, já ter admitido a sua participação no roubo do material militar. “É tudo mentira. A primeira vez que estive em Tancos foi com a Polícia Judiciária”, disse o arguido em tribunal, citado pelo jornal Público.



Não só “Pisca” esteve envolvido, como foi ele que cortou com um alicate parte da vedação do recinto, permitindo a João Paulino e aos restantes seis homens que este liderava introduzirem-se no recinto militar na noite de 27 para 28 de junho de 2017.

O arguido nega agora ter ido naquela noite aos paióis, apesar de até ter dito anteriormente às autoridades os gorros usados pelos assaltantes. “Pisca” terá ficado a saber das pobres condições de segurança dos paióis de Tancos através de um sobrinho seu que lá trabalhava como furriel.

Estas incongruências no seu discurso foram-lhe confrontadas pelo próprio juiz do Tribunal de Santarém. “Estava a viver dentro de um carro e não tinha consciência do que dizia”, disse o arguido, confessando que, na altura, não estava psicologicamente bem, uma vez que era consumidor de haxixe.

“Pisca” tinha dito à Polícia Judiciária que transmitiu a informação sobre Tancos a João Paulino devido a uma dívida de mil euros que tinha com ele, relacionada com tráfico de droga. Foi uma forma de tentar saldar a dívida que tinha com o ex-fuzileiro.

De acordo com o Público, vários outros arguidos preparam-se para assegurar igualmente em tribunal não terem ido a Tancos naquela madrugada.

Ouvido em tribunal, o sobrinho de “Pisca” admitiu que nem sempre foi honesto no que diz que respeito ao seu envolvimento no roubo, mas garante que foi por “tática processual”. As informações que passou aos assaltantes eram observáveis por parte de quem passasse ao lado do recinto militar, garantiu.

O caso do furto do armamento de guerra dos paióis de Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé, que são agora arguidos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre tenho dito que o responsável por tudo isso terá sido o básico lá do quartel que normalmente anda a varrer a parada!

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …