Supremo Tribunal impede Rui Rangel de intervir na Operação Marquês

(cv)

Juiz desembargador Rui Rangel

Juiz desembargador Rui Rangel

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu, esta quinta-feira, impedir o juiz desembargador de tomar qualquer decisão no âmbito da Operação Marquês.

O Ministério Público pediu, a 22 de fevereiro, o afastamento de Rui Rangel da apreciação de um recurso interposto pelo arguido José Sócrates “por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial” e agora o STJ decidiu afastar o desembargador de analisar qualquer recurso do processo.

“Fica o juiz desembargador Rui Manuel de Freitas Rangel impedido de intervir no processo NUIPC 122/13.8TELSB (Operação Marquês) do Tribunal Central de Instrução Criminal”, lê-se no acordão da 3ª. secção criminal do Supremo Tribunal de Justiça.

A 24 de setembro de 2015, Rui Rangel decidiu a favor de José Sócrates, tendo determinado que não se justificava a continuação do segredo de justiça na Operação Marquês, o que permitiu que a defesa do ex-primeiro-ministro passasse a ter acesso a todos os autos da investigação.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito e esteve preso preventivamente 288 dias e 42 dias em prisão domiciliária. O inquérito Operação Marquês conta com 25 arguidos.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É inacreditável (e já sei que vou ser criticado pelos obcecados de ódio pelo Sócrates)! O único que decidiu a favor do Sócrates (e com toda a razão – o acusado deve ter acesso aos “factos” e situações que lhe são imputados, porque; num estado de direito, TODOS – inocentes ou não – têm o direito de se defender) é retirado do processo por “por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial”. É inacreditável porque; ao longo deste processo todo, todos os magistrados demonstraram total parcialidade com a excepção do Sr Rangel. Curioso como se retira de um caso, o único que parece ser mesmo imparcial… Pois… O Sócrates não devia ter tirado os previlégios dos “magistrados”. Agora está a sofrer as consequências. Rica “Justiça” temos nós. Espero nunca ter problemas com “ela”. Vou-me tramar de certeza.

  2. Justiça em Portugal ? Só pode estar a brincar. Pode ler por exemplo o manual do condomínio nem nomeio o autor para não ser considerado publicidade e estão escarrapachas dezenas de acórdãos diferentes do tribunal da relação relativos à mesma questão. Portanto cada juíz faz o que lhe apetece porque aos legisladores, advogados, também lhes convém que a Lei seja dúbia e nada clara por forma a poderem contorná-la ao seu gosto. Havia uma Lei no tempo da outra Srª que impedia que qualquer pessoa com cadastro pudesse ter emprego público. É simples e acredito que 99 % dos cidadaõs concorda mas foi suprimida a bem da democracia !!!!

RESPONDER

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …