Supremo Tribunal impede Rui Rangel de intervir na Operação Marquês

(cv)

Juiz desembargador Rui Rangel

Juiz desembargador Rui Rangel

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu, esta quinta-feira, impedir o juiz desembargador de tomar qualquer decisão no âmbito da Operação Marquês.

O Ministério Público pediu, a 22 de fevereiro, o afastamento de Rui Rangel da apreciação de um recurso interposto pelo arguido José Sócrates “por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial” e agora o STJ decidiu afastar o desembargador de analisar qualquer recurso do processo.

“Fica o juiz desembargador Rui Manuel de Freitas Rangel impedido de intervir no processo NUIPC 122/13.8TELSB (Operação Marquês) do Tribunal Central de Instrução Criminal”, lê-se no acordão da 3ª. secção criminal do Supremo Tribunal de Justiça.

A 24 de setembro de 2015, Rui Rangel decidiu a favor de José Sócrates, tendo determinado que não se justificava a continuação do segredo de justiça na Operação Marquês, o que permitiu que a defesa do ex-primeiro-ministro passasse a ter acesso a todos os autos da investigação.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito e esteve preso preventivamente 288 dias e 42 dias em prisão domiciliária. O inquérito Operação Marquês conta com 25 arguidos.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É inacreditável (e já sei que vou ser criticado pelos obcecados de ódio pelo Sócrates)! O único que decidiu a favor do Sócrates (e com toda a razão – o acusado deve ter acesso aos “factos” e situações que lhe são imputados, porque; num estado de direito, TODOS – inocentes ou não – têm o direito de se defender) é retirado do processo por “por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial”. É inacreditável porque; ao longo deste processo todo, todos os magistrados demonstraram total parcialidade com a excepção do Sr Rangel. Curioso como se retira de um caso, o único que parece ser mesmo imparcial… Pois… O Sócrates não devia ter tirado os previlégios dos “magistrados”. Agora está a sofrer as consequências. Rica “Justiça” temos nós. Espero nunca ter problemas com “ela”. Vou-me tramar de certeza.

  2. Justiça em Portugal ? Só pode estar a brincar. Pode ler por exemplo o manual do condomínio nem nomeio o autor para não ser considerado publicidade e estão escarrapachas dezenas de acórdãos diferentes do tribunal da relação relativos à mesma questão. Portanto cada juíz faz o que lhe apetece porque aos legisladores, advogados, também lhes convém que a Lei seja dúbia e nada clara por forma a poderem contorná-la ao seu gosto. Havia uma Lei no tempo da outra Srª que impedia que qualquer pessoa com cadastro pudesse ter emprego público. É simples e acredito que 99 % dos cidadaõs concorda mas foi suprimida a bem da democracia !!!!

RESPONDER

Águas do Porto alerta para fraude em nome da empresa

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …