Sócrates gastava 4 vezes mais do que ganhava

Chourka Glogowski / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público constata, na sua tese de acusação contra José Sócrates, que o ex-primeiro-ministro tinha um nível de vida com gastos excessivos que não se coaduna com a tese da defesa do ex-PM, que afirma que o dinheiro suspeito, no âmbito da Operação Marquês, respeita a empréstimos do amigo Carlos Santos Silva.

Estes dados são revelados pelo jornal i, que teve acesso ao último acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, em resposta a um recurso de Carlos Santos Silva.

Este documento, cita o diário, atesta “o nível de gastos” de José Sócrates, concluindo que “não se compatibiliza com a assumida falta de dinheiro em nome próprio”.

De acordo com o i, a investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) recolheu provas que indiciam que José Sócrates gastava, em média, mensalmente, quatro vezes mais do que ganhava como primeiro-ministro.

O ordenado do ex-governante no cargo rondaria os seis mil euros brutos por mês, mas o Ministério Público apurou que Sócrates gastava mais de 24 mil euros mensalmente, conforme cita o i.

Deste modo, o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, citado pelo i, atesta que tais gastos não ocorreriam se Sócrates “não estivesse garantido com uma fonte de sobrevivência actual e/ou futura que lhe permitisse, pelo menos, a manutenção de um semelhante nível de vida”.

Além disso, os juízes da Relação duvidam do facto de um ex-primeiro-ministro “tratar da parte económica da sua vida pessoal por intermédio de outrem que, claramente, tem mais que fazer”. Uma alusão a Carlos Santos Silva que, segundo a tese da acusação, funcionou como testa-de-ferro de José Sócrates.

No âmbito deste acórdão, frisa-se ainda que Carlos Santos Silva admitiu ter destruído provas, aquando da inquirição liderada pelo juiz Carlos Alexandre.

Depois de terem sido publicadas as primeiras notícias sobre o facto de José Sócrates estar a ser investigado, em Julho de 2014, o empresário “chamou alguns colaboradores chegados e tratou de dispersar a posse dos documentos relativos” às transferências e entregas de dinheiro a José Sócrates, constata o Ministério Público, de acordo com o i.

Nessa altura, Carlos Santos Silva terá destruído alguns dos documentos “e deslocou para parte incerta” outros, afiança o Ministério Público, conforme evidencia a mesma publicação.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Não o apoio, bem pelo contrario. So lamento que por interesses vários de alguns (muitos) a ele se tenham atirarado como gato a bofe.
    Era e será neste momento o único que gasta mais do que ganha? Há centenas deles aí, e a maioria bem os conhece. Porque não fazer o mesmo com estes?

  2. Já vi comentários de vários quadrantes e a conclusão a que chego é sempre a mesma: para o ex-primeiro ministro ser condenado, segundo dizem por viver acima das possibilidades (aliás como já todos os portugueses foram indiciados colocados nesse saco ) é necessário provar donde vieram esses proveitos e de que forma. Isto é o que o M.P. terá de provar, não é que ele gasta mais do que devia conforme constataram. O crime é se os rendimentos para fazer face ao seu nível de vida, foram obtidos de forma ilícita. Isso é que é crime, o resto, ele até pode ter muitos amigos que lhe deem dinheiro e ele fará muito bem em não quebrar esse sigilo indicando as fontes. É preciso trabalhar honestamente, reunir provas (não suposições) e pronunciar a acusação fundamentada para que possa ir a julgamento e ser acusado ou absolvido. Isto é que é importante e tarda em aparecer ( e quando assim é as mais fundamentais regras dos direitos humanos (e nomeadamente o direito á liberdade) estão a ser delapidados a coberto da democracia.

    • All picture… Com todo o respeito, em nenhum dos quadrantes disponíveis, o tal 44 está dentro por viver acima das suas posses! Situe-se a montante… A juzante já se sabe o ‘estilo de vida’ os “veículos” e a constatação de que o rio corre ao contrário sem gravidade, o grande pote que foi e depois veio da Suíça ia-se esvaziando na forma de fotocópias, aquilo que tanto gosto, dossiês, papel… Ó desconhecimento da lei não o inibirá de emitir opinião, se responsável ou de mera boca no trombone… Veja: Processos de “especial complexidade” podem ir de meses a 2 anos preventivamente e até 3 anos incluindo julgamento e sentença – 1ª instância! Isto é que é importante e nada tem a ver com “as mais fundamentais regras dos direitos humanos” ou “direito à liberdade a coberto de uma democracia…” que ofende mas apregoa…
      Todos sabemos que o voto é livre e “em consciência”!

  3. Eu estou a chorar com muita pena do 44 de Évora. Nem consigo adormecer esta noite. É um milagre (IURD) conseguir gastar 4 (quatro) vezes mais do que aquilo que ganhava. Ele caía do céu, SENHOR. Tanta coisa que eu tinha para dizer.

    • …Não esquecer que a defesa queria que ele fosse formalmente acusado em meados de janeiro qdo ainda não havia tempo para a informação veiculada do sistema bancário Suíço… Ah e desde logo solto… Entretanto o processo já passou por 11 Juízes nas diferentes solicitações já ocorridas…

    • …Não estará na raiz do processo de ‘especial complexideade’ (até 12 meses) nem tão pouco se trata de milagre nenhum…
      Não deveria descontextualizar… Ou então nem o trombone lhe cabe na boca.

  4. só é pena que não tenham levado o resto dos bandidos pois assim já eram menos a roubar ……..eram precisas muitas mais prisões …talvez haja uma maneira mais prática …..vamos ver até onde chega a paciência do povo

  5. Rir é por outros motivos!
    A ESCOM (Bataglia – ex-presidente) uma das sociedades do Grupo Espírito Santo.
    Para além das tranches do grupo Lena, segundo o jornal Sol, “uma “offshore” de Bataglia efectuou uma transferência de 6,5 milhões de euros para outra “offshore” de um primo de José Sócrates que vive em Angola.

    Parte dessa quantia – 5,5 milhões de euros – seria depois transferida para uma conta na Suíça titulada por Carlos Santos Silva, onde, segundo o Ministério Público, o ex-primeiro-ministro acumulou a sua fortuna. A Escom é uma das sociedades do Grupo Espírito Santo que assessorou o negócio da venda dos submarinos” – Coitado do Portas… Ciclicamente lá voltam a chafurdá-lo – No pasa nadie

  6. Só lamento q esteja la só um. Pois todos eles gastam mais do recebem, ainda n VI o estado a criar leis para legalizar ou declarar ilegal as ajudas de custo. Tudo o q auferem já devia incluir ou ser pago com seu salário. Pq temos na ass. Os políticos mais bem pagos do mundo e os q menos riqueza produzem. Pelo contrario os q mais riqueza gastam destroem. Cada vez q falo nisto da me vontade de dar mais valor ao q os cães fazem na rua, pelo menos esses n sabem o q fazem. Estes sabem, fazem acórdãos e articulam p criar leis de conveniência. 😉 lamento n haver nenhum departamento q faça limpezas aos galinheiros. Era o dinheiro mais bem empregue q iria aplicar mandando-os a ass.

RESPONDER

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …