Sócrates faz queixa de Carlos Alexandre ao Conselho Superior da Magistratura

José Coelho / Lusa

-

O conselho Superior da Magistratura (CSM) recebeu esta quinta-feira uma queixa de José Sócrates contra o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, indica uma nota daquele órgão de gestão e disciplina dos juízes.

A nota, com um parágrafo, refere apenas que o CSM “confirma ter recebido, no dia 27 de setembro, uma queixa do senhor engenheiro José Sócrates Pinto de Sousa, contra o senhor juiz de Direito Carlos Alexandre, com conteúdo sobre o qual o CSM não se pronuncia e que seguirá a sua normal tramitação“.

O CSM tem previsto analisar a recente entrevista televisiva do juiz Carlos Alexandre, mas decidiu aguardar primeiro pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) sobre o pedido de afastamento do juiz, movido por José Sócrates.

“A apreciação que cabe ao Conselho não se confunde com aquela que é pedida ao Tribunal da Relação. Todavia, a coincidência temporal de uma e de outra é suscetível de prejudicar a perceção pública da cabal distinção destes planos”, justificou o CSM, num comunicado datado do dia 15.

O ex-primeiro ministro, um dos arguidos na Operação Marquês, que investiga crimes económicos, apresentou no TRL um incidente de suspeição daquele magistrado, com fundamento nas declarações prestadas na televisão.

O pedido de afastamento de Carlos Alexandre do processo Operação Marquês e a queixa agora entregue no CSM pela defesa de José Sócrates surge no seguimento de uma entrevista do magistrado à estação de televisão SIC, na qual este disse sentir-se escutado no seu dia-a-dia e que não é rico, nem tem amigos que o sejam.

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

Além de Sócrates, são também arguidos no processo o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena.

João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia completam a lista.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este SENHOR, que pelos visto nem eng. é, tem uma lata! Haja vergonha! Não percebo como é que há ainda gente que o apoia. Tudo bem, ainda não foi condenado, mas alguém tem duvidas que está limpinho? E como é que o amigo Silva arranjou tanto dinheiro para lhe emprestar? E quem é o amigo, por mais amigo que seja, que empresta tantas toneladas de dinheiro? Ele é parvo ou quê? Faz do povo tótó. A mim não me angana! E ainda quer ir outra vez para o poleiro, com certeza para poder tratar da reforma para a velhice!

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …