Sócrates faz queixa de Carlos Alexandre ao Conselho Superior da Magistratura

José Coelho / Lusa

-

O conselho Superior da Magistratura (CSM) recebeu esta quinta-feira uma queixa de José Sócrates contra o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, indica uma nota daquele órgão de gestão e disciplina dos juízes.

A nota, com um parágrafo, refere apenas que o CSM “confirma ter recebido, no dia 27 de setembro, uma queixa do senhor engenheiro José Sócrates Pinto de Sousa, contra o senhor juiz de Direito Carlos Alexandre, com conteúdo sobre o qual o CSM não se pronuncia e que seguirá a sua normal tramitação“.

O CSM tem previsto analisar a recente entrevista televisiva do juiz Carlos Alexandre, mas decidiu aguardar primeiro pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) sobre o pedido de afastamento do juiz, movido por José Sócrates.

“A apreciação que cabe ao Conselho não se confunde com aquela que é pedida ao Tribunal da Relação. Todavia, a coincidência temporal de uma e de outra é suscetível de prejudicar a perceção pública da cabal distinção destes planos”, justificou o CSM, num comunicado datado do dia 15.

O ex-primeiro ministro, um dos arguidos na Operação Marquês, que investiga crimes económicos, apresentou no TRL um incidente de suspeição daquele magistrado, com fundamento nas declarações prestadas na televisão.

O pedido de afastamento de Carlos Alexandre do processo Operação Marquês e a queixa agora entregue no CSM pela defesa de José Sócrates surge no seguimento de uma entrevista do magistrado à estação de televisão SIC, na qual este disse sentir-se escutado no seu dia-a-dia e que não é rico, nem tem amigos que o sejam.

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

Além de Sócrates, são também arguidos no processo o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena.

João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia completam a lista.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este SENHOR, que pelos visto nem eng. é, tem uma lata! Haja vergonha! Não percebo como é que há ainda gente que o apoia. Tudo bem, ainda não foi condenado, mas alguém tem duvidas que está limpinho? E como é que o amigo Silva arranjou tanto dinheiro para lhe emprestar? E quem é o amigo, por mais amigo que seja, que empresta tantas toneladas de dinheiro? Ele é parvo ou quê? Faz do povo tótó. A mim não me angana! E ainda quer ir outra vez para o poleiro, com certeza para poder tratar da reforma para a velhice!

RESPONDER

Pelo bem da economia, Cristas quer levar turistas a visitar o país

Assunção Cristas, líder do CDS, considera que é necessário organizar e diversificar a oferta turística e apostar na promoção turística. A presidente do CDS-PP defendeu esta quarta-feira, em Torres Vedras, uma maior promoção turística do país …

Facebook treina sistemas a reconhecer tiroteios com vídeos policiais

Para evitar casos como o que aconteceu em março na Nova Zelândia, quando um homem matou dezenas de pessoas em duas mesquitas e transmitiu o massacre em direto no Facebook, a rede social vai treinar …

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …