Ministério Público alega que Sócrates exigia dinheiro ao amigo

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público terá identificado 10 esquemas utilizados por José Sócrates e pelo amigo Carlos Santos Silva para “camuflarem” as transferências de dinheiro entre ambos, verificadas entre 2012 e 2014. É o que adianta o jornal Expresso, notando que o ex-primeiro-ministro exigia os pagamentos.

De acordo com o semanário, o Ministério Público (MP) detectou uma quantia de 1,5 milhões de euros transferidos pelo empresário da construção civil para José Sócrates, entre o início de 2012 e Novembro de 2014.

Este montante seria relativo a viagens e férias pagas, a transferências bancárias indirectas e também a pagamentos em dinheiro vivo, conforme atesta o Expresso. E desses 1,5 milhões, 650 mil euros terão sido entregues em dinheiro vivo.

A entrega deste montante em notas terá sido detectada nas escutas telefónicas, onde José Sócrates se referiria ao dinheiro como “fotocópias”, “livros” e “folhas de dossier”. Estarão em causa 40 entregas de dinheiro e o Expresso realça que Sócrates não pedia, mas exigia os pagamentos a Carlos Santos Silva.

O Ministério Público terá cruzado as datas dessas escutas telefónicas com a altura em que se verificaram levantamentos bancários de uma conta de Carlos Santos Silva para concluir as tais entregas de dinheiro vivo.

Além dos pagamentos directos ao ex-primeiro-ministro, o empresário terá também transferido quantias para pessoas próximas de José Sócrates, nomeadamente uma mulher residente na Suíça, com quem o ex-governante terá mantido um relacionamento e que terá recebido mais de 90 mil euros em seis anos, descreve o Expresso.

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, também terá recebido pagamentos de Carlos Santos Silva. O empresário terá sido também o seu fiador quando Sofia Fava terá pedido um empréstimo de 760 mil euros para adquirir uma propriedade no Alentejo, segundo atesta o Expresso. Entre 2013 e 2014, a ex-mulher de Sócrates terá recebido 5 mil euros por mês provenientes de contas de Santos Silva.

Será com base nestes dados que o Procurador do MP, Rosário Teixeira, justifica a prisão preventiva de José Sócrates e de Carlos Santos Silva, considerando que estes esquemas atestam os “fortes indícios” de corrupção e também a possibilidade de os envolvidos virem a engendrar outras formas de ludibriar a investigação.

Entretanto, o ex-líder do movimento de extrema direita Hammerskins, Mário Machado, conta ao jornal Correio da Manhã que foi ele quem assaltou a casa do tio de José Sócrates, Celestino Monteiro. Ele também revela que se apoderou de documentos que confirmam movimentos bancários de 383 milhões de euros através de “offshores” em nome de familiares do ex-primeiro ministro.

Estes documentos foram publicados pelo próprio Mário Machado, em 2009, num sítio na Internet ligado à Extrema Direita. Na altura, ele disse à comunicação social que lhe tinham deixado os documentos, embrulhados num cobertor, à porta de casa.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível o correio da manhã dar uma notícia baseada no extremista de direita que confessou ter assaltado a casa de um cidadão.Muito mal vai este país.

  2. Não é admissível outros jornais que deveriam ser independentes publicarem estas notícias reveladas por um pasquim que vive de anúncios pouco dignos e necessita crucificar pessoas em praça publica para ter mais lucros , porque se calaram sobre o amigo do Ricardo Salgado que lhe ofereceu 14 milhões e até se esqueceu de declarar ao fisco prejudicando os pobres deste país. Porque não escrevem sobre os milhões que Ricardo Salgado tem no banco Suíço , dinheiro dos depositantes que ficaram na miséria . Porque será que este pode ter amigos, toda a gente sabe a resposta.
    Só falta ser publicado a cor da roupa interior que o Sócrates veste .
    Lentamente vamos regredindo, até a prisão política está de volta.

  3. estou totalmente de acordo com os comentários anteriores, e a que nada foi feito acrescento que tenho a plena convicção que se trata de um caso politico e nada mais pois são tantos os casos bem mais graves do que esse e nada é feito,ou então por artes mágicas passam a prescrever caso dos submarinos e outros,inclusive os casos dos famosos banqueiros,porque não são confiscados todos os bens desses senhores,que estando fora ou dentro do país,só não são detectados por não há vontade para o fazer,estes casos que estão a lesar centenas de pessoas é que um caso verdadeiramente grave.

  4. Pelos poucos comentários que aqui leio, consigo entender como somos pobres de espírito, independentemente de o país estar cheio de ladrões e claro que O Ricardo Salgado é dos piores, este gajo (Sócrates) está metido em porcarias até aos cabelos, foi um dos políticos mais degradantes que passou pelos vários governos, mas parece que ainda há gente que acredita no Pai Natal…..sinceramente!

    • Finalmente leio alguém que sabe o que o Sócrates roubou! Conte-nos o que sabe, já que está tão bem informado….sinceramente, há gente muito ignorante e ressabiada, não acha?…ahahah!

      • D. Ana será que a senhora também teve proveito com os milhões que o Sr. Sócrates desviou, como é possível alguém nesta fase ainda defender o Deus Sócrates, por amor de deus.

        • Sr. Alexandre, eu só pedi para o Sinceramente nos contar o que sabe sobre os tais milhões. Será que você também está informado? Se sabe informe o Carlos Alexandre, poupa-lhe trabalho! Depois de 4 anos de Passos Coelho ainda há quem o defenda?…por amor de Deus!!

  5. Alferes, vai-te encher de moscas!!
    A corja do PS quer voltar para o poleiro, para poderem gamar à tripa forra.
    O Sócrates foi o maior bandalho que passou por S. Bento. Para ele as dívidas não eram para se pagar, é um vaidoso da trampa que está no lugar que merece.
    Todos os porcos que se servem da política para engordar as suas contas bancárias e dos «amigos» deviam ir fazer-lhe companhia.
    Precisamos de pessoas honestas e íntegras a liderar o País!!

RESPONDER

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …