Ministério Público alega que Sócrates exigia dinheiro ao amigo

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O Ministério Público terá identificado 10 esquemas utilizados por José Sócrates e pelo amigo Carlos Santos Silva para “camuflarem” as transferências de dinheiro entre ambos, verificadas entre 2012 e 2014. É o que adianta o jornal Expresso, notando que o ex-primeiro-ministro exigia os pagamentos.

De acordo com o semanário, o Ministério Público (MP) detectou uma quantia de 1,5 milhões de euros transferidos pelo empresário da construção civil para José Sócrates, entre o início de 2012 e Novembro de 2014.

Este montante seria relativo a viagens e férias pagas, a transferências bancárias indirectas e também a pagamentos em dinheiro vivo, conforme atesta o Expresso. E desses 1,5 milhões, 650 mil euros terão sido entregues em dinheiro vivo.

A entrega deste montante em notas terá sido detectada nas escutas telefónicas, onde José Sócrates se referiria ao dinheiro como “fotocópias”, “livros” e “folhas de dossier”. Estarão em causa 40 entregas de dinheiro e o Expresso realça que Sócrates não pedia, mas exigia os pagamentos a Carlos Santos Silva.

O Ministério Público terá cruzado as datas dessas escutas telefónicas com a altura em que se verificaram levantamentos bancários de uma conta de Carlos Santos Silva para concluir as tais entregas de dinheiro vivo.

Além dos pagamentos directos ao ex-primeiro-ministro, o empresário terá também transferido quantias para pessoas próximas de José Sócrates, nomeadamente uma mulher residente na Suíça, com quem o ex-governante terá mantido um relacionamento e que terá recebido mais de 90 mil euros em seis anos, descreve o Expresso.

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, também terá recebido pagamentos de Carlos Santos Silva. O empresário terá sido também o seu fiador quando Sofia Fava terá pedido um empréstimo de 760 mil euros para adquirir uma propriedade no Alentejo, segundo atesta o Expresso. Entre 2013 e 2014, a ex-mulher de Sócrates terá recebido 5 mil euros por mês provenientes de contas de Santos Silva.

Será com base nestes dados que o Procurador do MP, Rosário Teixeira, justifica a prisão preventiva de José Sócrates e de Carlos Santos Silva, considerando que estes esquemas atestam os “fortes indícios” de corrupção e também a possibilidade de os envolvidos virem a engendrar outras formas de ludibriar a investigação.

Entretanto, o ex-líder do movimento de extrema direita Hammerskins, Mário Machado, conta ao jornal Correio da Manhã que foi ele quem assaltou a casa do tio de José Sócrates, Celestino Monteiro. Ele também revela que se apoderou de documentos que confirmam movimentos bancários de 383 milhões de euros através de “offshores” em nome de familiares do ex-primeiro ministro.

Estes documentos foram publicados pelo próprio Mário Machado, em 2009, num sítio na Internet ligado à Extrema Direita. Na altura, ele disse à comunicação social que lhe tinham deixado os documentos, embrulhados num cobertor, à porta de casa.

SV, ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Como é possível o correio da manhã dar uma notícia baseada no extremista de direita que confessou ter assaltado a casa de um cidadão.Muito mal vai este país.

  2. Não é admissível outros jornais que deveriam ser independentes publicarem estas notícias reveladas por um pasquim que vive de anúncios pouco dignos e necessita crucificar pessoas em praça publica para ter mais lucros , porque se calaram sobre o amigo do Ricardo Salgado que lhe ofereceu 14 milhões e até se esqueceu de declarar ao fisco prejudicando os pobres deste país. Porque não escrevem sobre os milhões que Ricardo Salgado tem no banco Suíço , dinheiro dos depositantes que ficaram na miséria . Porque será que este pode ter amigos, toda a gente sabe a resposta.
    Só falta ser publicado a cor da roupa interior que o Sócrates veste .
    Lentamente vamos regredindo, até a prisão política está de volta.

  3. estou totalmente de acordo com os comentários anteriores, e a que nada foi feito acrescento que tenho a plena convicção que se trata de um caso politico e nada mais pois são tantos os casos bem mais graves do que esse e nada é feito,ou então por artes mágicas passam a prescrever caso dos submarinos e outros,inclusive os casos dos famosos banqueiros,porque não são confiscados todos os bens desses senhores,que estando fora ou dentro do país,só não são detectados por não há vontade para o fazer,estes casos que estão a lesar centenas de pessoas é que um caso verdadeiramente grave.

  4. Pelos poucos comentários que aqui leio, consigo entender como somos pobres de espírito, independentemente de o país estar cheio de ladrões e claro que O Ricardo Salgado é dos piores, este gajo (Sócrates) está metido em porcarias até aos cabelos, foi um dos políticos mais degradantes que passou pelos vários governos, mas parece que ainda há gente que acredita no Pai Natal…..sinceramente!

    • Finalmente leio alguém que sabe o que o Sócrates roubou! Conte-nos o que sabe, já que está tão bem informado….sinceramente, há gente muito ignorante e ressabiada, não acha?…ahahah!

      • D. Ana será que a senhora também teve proveito com os milhões que o Sr. Sócrates desviou, como é possível alguém nesta fase ainda defender o Deus Sócrates, por amor de deus.

        • Sr. Alexandre, eu só pedi para o Sinceramente nos contar o que sabe sobre os tais milhões. Será que você também está informado? Se sabe informe o Carlos Alexandre, poupa-lhe trabalho! Depois de 4 anos de Passos Coelho ainda há quem o defenda?…por amor de Deus!!

  5. Alferes, vai-te encher de moscas!!
    A corja do PS quer voltar para o poleiro, para poderem gamar à tripa forra.
    O Sócrates foi o maior bandalho que passou por S. Bento. Para ele as dívidas não eram para se pagar, é um vaidoso da trampa que está no lugar que merece.
    Todos os porcos que se servem da política para engordar as suas contas bancárias e dos «amigos» deviam ir fazer-lhe companhia.
    Precisamos de pessoas honestas e íntegras a liderar o País!!

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …