Sócrates deve 19 milhões ao Fisco

José Coelho / Lusa

O inspector das Finanças que lidera a investigação sobre o caso de José Sócrates já fez as contas e considera que o ex-Primeiro-ministro deve ao Estado 19 milhões de euros.

O valor foi apurado por Paulo Silva, o inspector das Finanças de Braga que está a esmiuçar a Operação Marquês no que concerne aos aspectos fiscais, conforme adianta o Diário de Notícias.

O jornal teve acesso a um relatório de 900 páginas redigido por Paulo Silva e apresentado antes da detenção de Sócrates, em Novembro de 2014.

Nesse documento, o inspector defende a tributação dos rendimentos provenientes de fonte ilícita, o que constitui uma nova abordagem ao caso e ao combate à corrupção, evidencia o DN.

Paulo Silva refere-se à “tributação presuntiva do rendimento“, nomeadamente com base num estilo de vida que não se coadune com os rendimentos declarados, como parece ser o caso de Sócrates, e utilizando o “regime de avaliação indirecta”.

Esta ideia baseia-se na tese do Ministério Público de que o ex-primeiro-ministro é o real “beneficiário final” dos 23 milhões de euros das contas de Carlos Santos Silva na Suíça que foram transferidos para Portugal no âmbito de uma amnistia fiscal.

Esses 23 milhões vieram para Portugal entre 2010 e 2011, anos em que José Sócrates declarou rendimentos anuais de 104 mil euros e 43 mil euros, respectivamente.

Paulo Silva adicionou um milhão de euros aos rendimentos não declarados em 2010 e 22 milhões aos rendimentos de 2011, acrescentando à base tributável uma majoração de 50% a título de penalização pelos valores omissos nas declarações.

Ora, isto resulta numa dívida de 19 milhões de euros, o valor que Paulo Silva entende que Sócrates deve pagar ao Fisco.

No documento citado pelo DN, o inspector das Finanças avança como previsões Julho de 2016 para o fim do inquérito e Setembro para a entrega do relatório final.

No entanto, estes prazos não terão agradado ao director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Amadeu Guerra, que, segundo o jornal, terá dado ao procurador Rosário Teixeira, o titular da Operação Marquês, 30 dias para lhe apresentar dados concretos sobre a investigação.

Essa pressa já tinha sido noticiada, nomeadamente por ser um facto que desagrada ao Fisco, considerando Paulo Silva que isso perturba a qualidade do trabalho dos inspectores das Finanças.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …