Sócrates deve 19 milhões ao Fisco

José Coelho / Lusa

O inspector das Finanças que lidera a investigação sobre o caso de José Sócrates já fez as contas e considera que o ex-Primeiro-ministro deve ao Estado 19 milhões de euros.

O valor foi apurado por Paulo Silva, o inspector das Finanças de Braga que está a esmiuçar a Operação Marquês no que concerne aos aspectos fiscais, conforme adianta o Diário de Notícias.

O jornal teve acesso a um relatório de 900 páginas redigido por Paulo Silva e apresentado antes da detenção de Sócrates, em Novembro de 2014.

Nesse documento, o inspector defende a tributação dos rendimentos provenientes de fonte ilícita, o que constitui uma nova abordagem ao caso e ao combate à corrupção, evidencia o DN.

Paulo Silva refere-se à “tributação presuntiva do rendimento“, nomeadamente com base num estilo de vida que não se coadune com os rendimentos declarados, como parece ser o caso de Sócrates, e utilizando o “regime de avaliação indirecta”.

Esta ideia baseia-se na tese do Ministério Público de que o ex-primeiro-ministro é o real “beneficiário final” dos 23 milhões de euros das contas de Carlos Santos Silva na Suíça que foram transferidos para Portugal no âmbito de uma amnistia fiscal.

Esses 23 milhões vieram para Portugal entre 2010 e 2011, anos em que José Sócrates declarou rendimentos anuais de 104 mil euros e 43 mil euros, respectivamente.

Paulo Silva adicionou um milhão de euros aos rendimentos não declarados em 2010 e 22 milhões aos rendimentos de 2011, acrescentando à base tributável uma majoração de 50% a título de penalização pelos valores omissos nas declarações.

Ora, isto resulta numa dívida de 19 milhões de euros, o valor que Paulo Silva entende que Sócrates deve pagar ao Fisco.

No documento citado pelo DN, o inspector das Finanças avança como previsões Julho de 2016 para o fim do inquérito e Setembro para a entrega do relatório final.

No entanto, estes prazos não terão agradado ao director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Amadeu Guerra, que, segundo o jornal, terá dado ao procurador Rosário Teixeira, o titular da Operação Marquês, 30 dias para lhe apresentar dados concretos sobre a investigação.

Essa pressa já tinha sido noticiada, nomeadamente por ser um facto que desagrada ao Fisco, considerando Paulo Silva que isso perturba a qualidade do trabalho dos inspectores das Finanças.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …