Fisco irritado com a pressa do Ministério Público no caso Sócrates

José Coelho / Lusa

O Ministério Público terá dado orientações aos inspectores do Fisco que trabalham na investigação Operação Marquês, que envolve José Sócrates, no sentido de que o processo seja acelerado. Uma decisão que terá saído do topo da hierarquia e que desagrada a estes elementos.

Em causa está em concreto a decisão de dividir o caso “em pequenos processos de forma a avançar rapidamente com uma primeira acusação”, adianta o Diário de Notícias.

A medida será criticada pelo coordenador da equipa das Finanças de Braga, Paulo Silva, de acordo com o jornal.

Foi esta equipa do Fisco que em Novembro de 2014 avançou com a detenção de José Sócrates, em pleno Aeroporto da Portela, em Lisboa, tendo também trabalhado com o procurador Rosário Teixeira nos processos Monte Branco e Furação.

Paulo Silva terá manifestado o seu “desagrado” com esta alteração na estratégia do Ministério Público que, ao cabo de dois anos de investigação, ainda não proferiu qualquer acusação contra Sócrates.

A divisão do caso em processos individualizados vai complicar o trabalho dos inspectores e não acarretará conclusões num tempo que se “coadune com a vontade popular”, conforme cita o Diário de Notícias.

Ou seja, Paulo Silva e os seus pares sentem desconforto com a pressa que lhes querem impor e esse dado vem declarado no próprio processo da Operação Marquês, com o sublinhado de que a medida não foi tomada pelo procurador Rosário Teixeira, mas pela “estrutura do Ministério Público”, segundo transcrição do mesmo jornal.

Essas orientações terão partido directamente do director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, e da Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, de acordo com a referida fonte.

O facto de estes detalhes virem descritos no processo é “estranho”, conforme nota um investigador da Polícia Judiciária no Diário de Notícias, considerando que o procurador Rosário Teixeira “já está a dizer aos arguidos o que é que vai acontecer, ao revelar a estratégia da investigação no processo”.

“Um processo-crime investiga factos e não é o lugar para desabafos ou irritações”, diz, por seu lado, uma fonte judicial ao mesmo diário.

Entretanto, Paulo Silva terá assumido conformismo perante os “novos objectivos”, por não ter outro remédio, tendo os mesmos partido de superiores hierárquicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …