Fisco irritado com a pressa do Ministério Público no caso Sócrates

José Coelho / Lusa

O Ministério Público terá dado orientações aos inspectores do Fisco que trabalham na investigação Operação Marquês, que envolve José Sócrates, no sentido de que o processo seja acelerado. Uma decisão que terá saído do topo da hierarquia e que desagrada a estes elementos.

Em causa está em concreto a decisão de dividir o caso “em pequenos processos de forma a avançar rapidamente com uma primeira acusação”, adianta o Diário de Notícias.

A medida será criticada pelo coordenador da equipa das Finanças de Braga, Paulo Silva, de acordo com o jornal.

Foi esta equipa do Fisco que em Novembro de 2014 avançou com a detenção de José Sócrates, em pleno Aeroporto da Portela, em Lisboa, tendo também trabalhado com o procurador Rosário Teixeira nos processos Monte Branco e Furação.

Paulo Silva terá manifestado o seu “desagrado” com esta alteração na estratégia do Ministério Público que, ao cabo de dois anos de investigação, ainda não proferiu qualquer acusação contra Sócrates.

A divisão do caso em processos individualizados vai complicar o trabalho dos inspectores e não acarretará conclusões num tempo que se “coadune com a vontade popular”, conforme cita o Diário de Notícias.

Ou seja, Paulo Silva e os seus pares sentem desconforto com a pressa que lhes querem impor e esse dado vem declarado no próprio processo da Operação Marquês, com o sublinhado de que a medida não foi tomada pelo procurador Rosário Teixeira, mas pela “estrutura do Ministério Público”, segundo transcrição do mesmo jornal.

Essas orientações terão partido directamente do director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, e da Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, de acordo com a referida fonte.

O facto de estes detalhes virem descritos no processo é “estranho”, conforme nota um investigador da Polícia Judiciária no Diário de Notícias, considerando que o procurador Rosário Teixeira “já está a dizer aos arguidos o que é que vai acontecer, ao revelar a estratégia da investigação no processo”.

“Um processo-crime investiga factos e não é o lugar para desabafos ou irritações”, diz, por seu lado, uma fonte judicial ao mesmo diário.

Entretanto, Paulo Silva terá assumido conformismo perante os “novos objectivos”, por não ter outro remédio, tendo os mesmos partido de superiores hierárquicos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …