José Sócrates detido

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ex-primeiro ministro José Socrates foi esta noite detido, à chegada ao aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris, avança a SIC Notícias.

A PGR confirmou já, em comunicado, a detenção do antigo primeiro ministro, José Sócrates, efectuada por elementos da Autoridade Tributária, havendo mais três detidos.

O inquérito investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível, detalhou a Procuradoria.

Sócrates saiu do aeroporto pela porta 31, reservada a viaturas autorizadas, num veículo descaracterizado da AT.

Segundo a SIC, o ex-primeiro-ministro estará indiciado pelos crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

Segundo o jornal SOL, os crimes em causa são de um processo autónomo do processo Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo. Tratar-se-á de uma investigação liderada pela Inspecção Tributária de Braga, no âmbito de um inquérito aberto no Departamento Central de Investigação e Acção Penal.

Os alegados crimes terão ocorrido nos dois mandatos em que Sócrates esteve à frente do Governo.

20 milhões escondidos

Ao que o mesmo jornal apurou, ao longo dos anos em que foi governante, o ex-primeiro-ministro terá conseguido obter uma fortuna de cerca de 20 milhões de euros, que colocou num banco na Suíça em nome de um homem da sua confiança.

O ex-primeiro-ministro estará ainda indiciado por ter criado, em benefício próprio, o segundo Regime Extraordinário de Regularização Tributária, um diploma que lhe permitiu branquear essas verbas ilícitas.

Os investigadores suspeitam que Sócrates terá usado Carlos Santos Silva, seu amigo de longa data e administrador do Grupo Lena, como peão para traficar influências.

O inquérito está a ser conduzido pelo procurador Rosário Teixeira e acompanhado pelo juiz Carlos Alexandre, que tem a seu cargo também o processo Vistos Gold.

Os outros três detidos – que, segundo fonte judicial, são o ex-administrador do grupo Lena, Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna – foram presentes ao juiz de instrução criminal esta sexta-feira.

José Sócrates é ouvido este sábado.

  ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Será que o Antonio José Seguro sabia de tudo e como tal nunca se quis misturar com a escumalha SOCRATISTAS? Venham agora os xuxas mais uma vez tapar o sol com a peneira e digam se existiu ou não o Freeport, o Amoreiras Paris Suiça etc. etc.

  2. Não sou rosinha, nem laranjinha, nem vermelhinho. Sou português. Apenas constato o faciosismo de quem dá as notícias em Portugal. Para quando, uma investigação séria a algumas redações?

    Então os 4M do Sócrates são designados de ‘fortuna’ e as CENTENAS DE MILHÕES DE EUROS desviados pelos BES, BPN e afins, são apelidadas de quê?

    Não me recordo de ouvir ou ver alguém na comunicação social a falar nessas sim, FORTUNAS DESVIADAS.

    Há que chamar os bois pelos nomes.

  3. Eu tambem não alinho por cores politicas, e no que toca a casos estranhos de corrupção e branqueamento nem # xuxas e laranjas podem falar# e quem o faz é porque não tem vergonha nenhuma,
    Perante tudo isto só posso dizer SALAZAR volta, peço-te perdão,
    Mas infelizmente não é possivel.
    Vamos-nos desgovernando com a m**** que temos.

  4. Como é possível que sendo uma pessoa detida à saída do aeroporto tenha a televisão à sua espera junto com a policia. Onde estão os responsáveis por esta fuga do segredo da justiça? Este pais é só treta e convém muito à situação política.

    • Como é possível, perante a dimensão das acusações, que a sua “revolta” seja pela fuga ao segredo de justiça e não pelas acções alegadamente cometidas?
      O enviesamento, de facto, cega e embrutece algumas pessoas. Ou talvez não.
      Não sei o que é pior, se genuinamente acreditar em cabalas, se não acreditar genuinamente mas lançá-las ao ar a ver se isto passa, se a dúvida fica.

      Entretanto, não houve nenhuma fuga a segredo de justiça nenhum. A SIC tinha informação que toda a imprensa tinha, juntou 2+2=4 e montou uma espera de 6 horas no aeroporto com uma equipa de jornalistas porque “podia acontecer”. Aconteceu.

  5. Pois eu com toda a pouca vergonha a que tenho assistido só posso dizer uma coisa julguem em tribunal e condenem-se os culpados.
    é claro que há fugas de informação de ambos os lados, não venham para aqui fazer das pessoas estupidas e degladiarem-se no faz de conta, basta ver a celeridade com que os dois se uniram para cortar nas pensões e repor as subvenções vitalicias, é tudo farinha do mesmo saco. Cada vez mais abomino os partidos politicos, esta mentira democratica com que me enganaram ao longo destes 40 anos, esta democracia que repoz a fome, dificulta o acesso ao ensino, promove e defende a incompetencia etc etc e não digo mais que já estou com vómitos.

  6. Afinal Sócrates não estava a fugir do país, mas a regressar. Porque rrazão esta atitude do MP e da AT? Tudo às escondidas, até foram necessárias buscas na casa dele…para arranjarem à ultima factos de acusação… É triste! Deve haver uma boa razão para a prisão… ou entãoo MP cai no charco. Uma montagem, até lá estava um TV….humilhação e vingança. Que se faça justiça.

  7. Mas ve-se aqui uma ansia de sangue, por vontade muitos já estava linchado, tal é o desejo de desviar as atenções, mas se se provar que é culpado fuzilem o homem, mas juntamento com todos os politicos do PSD já julgados e condenados

RESPONDER

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …