Sócrates aplaudido por centenas de pessoas na sua primeira aparição pública

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Na primeira iniciativa pública em que participa depois de ter sido libertado, José Sócrates foi, à chegada, aplaudido de pé por centenas de pessoas.

O ex-primeiro-ministro foi convidado a discursar na conferência Justiça e Politica, em Vila Velha de Rodão, durante a tarde deste sábado.

Nesta que é a sua primeira iniciativa pública desde que foi libertado, José Sócrates deixou claro que não aceita o “banimento” que lhe quiseram fazer da sua vida pública e política.

“Se alguém lhe passou pela cabeça que eu iria prescindir dos meus direitos políticos e dos direitos de intervenção na política civicamente estão equivocados”, afirmou.

O ex-líder socialista esclareceu que aceitou o convite para participar na conferência “para agradecer publicamente a todos aqui no distrito”, onde sempre fez a sua vida política, mas também por todos aqueles que “um pouco por todo o país” lhe mostraram “simpatia, amizade, apoio e confiança”.

“Quero que todos saibam neste momento o quão importante foram para mim essas manifestações de apoio, de solidariedade, de companheirismo e de confiança”, adiantou, recordando que os últimos meses foram “muito difíceis”.

Ainda durante a conferência Sócrates deu o seu parecer sobre a crise política atual, afirmando que “deve governar quem tem maioria no parlamento” e que “quem não pode governar é quem tem a maioria do parlamento contra si”.

As críticas deram pano para mangas, com o ex-governante a mostrar uma posição assumida contra Cavaco Silva.

“Sou a favor da Constituição, mas também sou mais a favor de um país onde se possa até ser contra a Constituição. Com o que eu já não me sinto confortável é com ter um país onde pessoas decidem não cumprir a Constituição”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “ Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
    ( Martin Luther King Jr. )

    • “Se não puderes voar então corre, se não puderes correr então anda, se não puderes andar então rasteja mas faças o que fizeres deves continuar em frente”
      (Martin Luther King Jr)

  2. Como se pode ver ainda há muitos portugueses que não se diferenciam dos carneiros e que se aplica o dito popular de “quanto mais me bates mais gosto de ti” Isso viu-se agora em Vila Velha de Rodão e já se tinha visto em 4 de Outubro dia das eleições. O que eu gostaria de ter visto em Vila Velha de Rodão era interromperem o orador e perguntar-lhe “Antes de mais, sr engenheiro, diga-nos como explica a sua vida faustosa depois de sair do governo, sabendo que não tem, nunca teve, uma profissão e que na politica não se enriquece, bem pelo contrario”

  3. Tantos a abanar. Aquilo é o gene da causa a brotar… Mal se pronuncia o seu desenvolvimento e já se vê o ponto quistoso a abanar! Cum carago!
    Pela Santa Vareta Cansada do Martelo da Válvula!

    • Compreendo-o, está ruído, ruído… deve-se ter mordido a si próprio este fim de semana e até agora… e por isso nem consegue dizer coisa com coisa…

      • Vou tentar explicar-lhe a “coisa com coisa” que a apoquenta:
        1- RUÍDO depende da intensidade (Decibeis – Db), da impedância (Ohm), da potência (Watt) ou da frequência (Hertz)
        2- De facto “mordi” a língua como recurso à resposta pouco proporcional ao género que lhe fico a dever…
        3- Formas de “aplaudir” – O gene da cauda está adormecido… Como ignora esse facto é de presumir que também desconheça a protuberância logo abaixo do sacro denominado cóccix que devido ao despertar daquele gene (da cauda) o seu, o deles presentes na tal aparição pública, e ainda não tenham reparado que o dito cóccix revirou e começou a crescer para fora passando a uma discreta protuberância da qual já se lhe notam os movimentos de crescidita que é como quem diz movimentos de “melhor amigo” vulgo de abanar a cauda! Afinal uma certa forma de uns certos “aplaudirem”!
        Fique descansada porque o gene responsável pelo latido permanecerá adormecido. Descanse.

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …