Sócrates aplaudido por centenas de pessoas na sua primeira aparição pública

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Na primeira iniciativa pública em que participa depois de ter sido libertado, José Sócrates foi, à chegada, aplaudido de pé por centenas de pessoas.

O ex-primeiro-ministro foi convidado a discursar na conferência Justiça e Politica, em Vila Velha de Rodão, durante a tarde deste sábado.

Nesta que é a sua primeira iniciativa pública desde que foi libertado, José Sócrates deixou claro que não aceita o “banimento” que lhe quiseram fazer da sua vida pública e política.

“Se alguém lhe passou pela cabeça que eu iria prescindir dos meus direitos políticos e dos direitos de intervenção na política civicamente estão equivocados”, afirmou.

O ex-líder socialista esclareceu que aceitou o convite para participar na conferência “para agradecer publicamente a todos aqui no distrito”, onde sempre fez a sua vida política, mas também por todos aqueles que “um pouco por todo o país” lhe mostraram “simpatia, amizade, apoio e confiança”.

“Quero que todos saibam neste momento o quão importante foram para mim essas manifestações de apoio, de solidariedade, de companheirismo e de confiança”, adiantou, recordando que os últimos meses foram “muito difíceis”.

Ainda durante a conferência Sócrates deu o seu parecer sobre a crise política atual, afirmando que “deve governar quem tem maioria no parlamento” e que “quem não pode governar é quem tem a maioria do parlamento contra si”.

As críticas deram pano para mangas, com o ex-governante a mostrar uma posição assumida contra Cavaco Silva.

“Sou a favor da Constituição, mas também sou mais a favor de um país onde se possa até ser contra a Constituição. Com o que eu já não me sinto confortável é com ter um país onde pessoas decidem não cumprir a Constituição”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “ Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
    ( Martin Luther King Jr. )

    • “Se não puderes voar então corre, se não puderes correr então anda, se não puderes andar então rasteja mas faças o que fizeres deves continuar em frente”
      (Martin Luther King Jr)

  2. Como se pode ver ainda há muitos portugueses que não se diferenciam dos carneiros e que se aplica o dito popular de “quanto mais me bates mais gosto de ti” Isso viu-se agora em Vila Velha de Rodão e já se tinha visto em 4 de Outubro dia das eleições. O que eu gostaria de ter visto em Vila Velha de Rodão era interromperem o orador e perguntar-lhe “Antes de mais, sr engenheiro, diga-nos como explica a sua vida faustosa depois de sair do governo, sabendo que não tem, nunca teve, uma profissão e que na politica não se enriquece, bem pelo contrario”

  3. Tantos a abanar. Aquilo é o gene da causa a brotar… Mal se pronuncia o seu desenvolvimento e já se vê o ponto quistoso a abanar! Cum carago!
    Pela Santa Vareta Cansada do Martelo da Válvula!

    • Compreendo-o, está ruído, ruído… deve-se ter mordido a si próprio este fim de semana e até agora… e por isso nem consegue dizer coisa com coisa…

      • Vou tentar explicar-lhe a “coisa com coisa” que a apoquenta:
        1- RUÍDO depende da intensidade (Decibeis – Db), da impedância (Ohm), da potência (Watt) ou da frequência (Hertz)
        2- De facto “mordi” a língua como recurso à resposta pouco proporcional ao género que lhe fico a dever…
        3- Formas de “aplaudir” – O gene da cauda está adormecido… Como ignora esse facto é de presumir que também desconheça a protuberância logo abaixo do sacro denominado cóccix que devido ao despertar daquele gene (da cauda) o seu, o deles presentes na tal aparição pública, e ainda não tenham reparado que o dito cóccix revirou e começou a crescer para fora passando a uma discreta protuberância da qual já se lhe notam os movimentos de crescidita que é como quem diz movimentos de “melhor amigo” vulgo de abanar a cauda! Afinal uma certa forma de uns certos “aplaudirem”!
        Fique descansada porque o gene responsável pelo latido permanecerá adormecido. Descanse.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …