Sócrates aplaudido por centenas de pessoas na sua primeira aparição pública

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Na primeira iniciativa pública em que participa depois de ter sido libertado, José Sócrates foi, à chegada, aplaudido de pé por centenas de pessoas.

O ex-primeiro-ministro foi convidado a discursar na conferência Justiça e Politica, em Vila Velha de Rodão, durante a tarde deste sábado.

Nesta que é a sua primeira iniciativa pública desde que foi libertado, José Sócrates deixou claro que não aceita o “banimento” que lhe quiseram fazer da sua vida pública e política.

“Se alguém lhe passou pela cabeça que eu iria prescindir dos meus direitos políticos e dos direitos de intervenção na política civicamente estão equivocados”, afirmou.

O ex-líder socialista esclareceu que aceitou o convite para participar na conferência “para agradecer publicamente a todos aqui no distrito”, onde sempre fez a sua vida política, mas também por todos aqueles que “um pouco por todo o país” lhe mostraram “simpatia, amizade, apoio e confiança”.

“Quero que todos saibam neste momento o quão importante foram para mim essas manifestações de apoio, de solidariedade, de companheirismo e de confiança”, adiantou, recordando que os últimos meses foram “muito difíceis”.

Ainda durante a conferência Sócrates deu o seu parecer sobre a crise política atual, afirmando que “deve governar quem tem maioria no parlamento” e que “quem não pode governar é quem tem a maioria do parlamento contra si”.

As críticas deram pano para mangas, com o ex-governante a mostrar uma posição assumida contra Cavaco Silva.

“Sou a favor da Constituição, mas também sou mais a favor de um país onde se possa até ser contra a Constituição. Com o que eu já não me sinto confortável é com ter um país onde pessoas decidem não cumprir a Constituição”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “ Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”
    ( Martin Luther King Jr. )

    • “Se não puderes voar então corre, se não puderes correr então anda, se não puderes andar então rasteja mas faças o que fizeres deves continuar em frente”
      (Martin Luther King Jr)

  2. Como se pode ver ainda há muitos portugueses que não se diferenciam dos carneiros e que se aplica o dito popular de “quanto mais me bates mais gosto de ti” Isso viu-se agora em Vila Velha de Rodão e já se tinha visto em 4 de Outubro dia das eleições. O que eu gostaria de ter visto em Vila Velha de Rodão era interromperem o orador e perguntar-lhe “Antes de mais, sr engenheiro, diga-nos como explica a sua vida faustosa depois de sair do governo, sabendo que não tem, nunca teve, uma profissão e que na politica não se enriquece, bem pelo contrario”

  3. Tantos a abanar. Aquilo é o gene da causa a brotar… Mal se pronuncia o seu desenvolvimento e já se vê o ponto quistoso a abanar! Cum carago!
    Pela Santa Vareta Cansada do Martelo da Válvula!

    • Compreendo-o, está ruído, ruído… deve-se ter mordido a si próprio este fim de semana e até agora… e por isso nem consegue dizer coisa com coisa…

      • Vou tentar explicar-lhe a “coisa com coisa” que a apoquenta:
        1- RUÍDO depende da intensidade (Decibeis – Db), da impedância (Ohm), da potência (Watt) ou da frequência (Hertz)
        2- De facto “mordi” a língua como recurso à resposta pouco proporcional ao género que lhe fico a dever…
        3- Formas de “aplaudir” – O gene da cauda está adormecido… Como ignora esse facto é de presumir que também desconheça a protuberância logo abaixo do sacro denominado cóccix que devido ao despertar daquele gene (da cauda) o seu, o deles presentes na tal aparição pública, e ainda não tenham reparado que o dito cóccix revirou e começou a crescer para fora passando a uma discreta protuberância da qual já se lhe notam os movimentos de crescidita que é como quem diz movimentos de “melhor amigo” vulgo de abanar a cauda! Afinal uma certa forma de uns certos “aplaudirem”!
        Fique descansada porque o gene responsável pelo latido permanecerá adormecido. Descanse.

RESPONDER

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …