Sócrates: seis meses de abuso, de arbítrio e mentiras para “impedir o PS de ganhar as eleições”

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates reivindicou a condição de preso político e atribuiu a sua prisão a uma tentativa de impedir a vitória do PS nas próximas eleições legislativas.

Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, Sócrates rejeita, “indignado”, as acusações de ter recebido, direta ou indiretamente, contrapartidas para a adjudicação de contratos.

“Rejeito, indignado, essas acusações. Nunca, em nenhuma circunstância, intervim ou recebi contrapartidas com o intuito de favorecer quem quer que fosse em concursos públicos”, afirmou, negando que esta situação pudesse ter ocorrido através do seu amigo Carlos Santos Silva.

No balanço que faz do período da sua detenção, Sócrates insiste neste argumento: “Seis meses de prisão preventiva e sem acusação. Seis meses de uma violenta campanha de difamação efetuada e dirigida pela acusação. Seis meses impedido de me defender. Seis meses de ameaças e intimidação (“pessoas próximas ainda em liberdade”, julgo ser a linda expressão que usam)”.

“Seis meses de abuso, de arbítrio e mentiras. Seis meses de caça ao homem. Ainda assim, não venceram. Dirão, bem sei, que a lei lhes permite um ano de prisão preventiva sem acusação. Mas nem sempre o que a lei permite, a decência autoriza”, acrescenta.

O ex-líder socialista afirma mesmo que “a verdadeira intenção da minha detenção abusiva e da minha prisão sem fundamento não foi perseguir crime nenhum mas tão só impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas“, concluindo que o que está em causa é “a fundada suspeita de se pôr a justiça ao serviço de objetivos políticos”.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. A teoria da conspiração versão reformulada.
    A investigação ainda no uso pleno do dever de o acusar até Novembro é agora, ela própria, acusada de estar envolvida no processo eleitoral! Por ele próprio, o tal que um disse “as dívidas dos estados não são para pagar”

    • Lá que parece parece… Pois se dá tanto jeito ao seu pessoal!
      As dívidas do estado, pagam-se umas e contraem-se outras, é assim que fizeram anteriores governos e também o actual…

      • Repito: Somar e subtrair não é “sumir”, nem mesmo ao calibrar a capacidade de vergência de um sistema óptico vulgo dioptrias…
        Sabe, por vezes a ‘coisa’ está mesmo ali… Não a vêem quanto mais alcançá-la ?

  2. pois mas quando lhe perguntaram sobre a sua vida faustosa depois de sair da politica e sobre os empréstimos de Carlos Santos Silva o que respondeu ? Disse que não respondia, que essa era a linha de interrogatório do Ministério Publico. Assim é a democracia, responder apenas ao que dá mais jeito e nada dizer sobre os factos que o comprometem.

  3. Danadinhos para nos falirem de novo os campeões da demagogia e da estroinice.
    Nas rotundas da Tugalândia estacionou um símio amigo das pessoas!…
    Abram os olhos tugas.
    A corja tem sede de vingança e de escravos.
    Sim escravos! Antes faliram, agora condenam-nos a escravidão perpétua.

  4. Ao orgãos dos amigos DN e TSF, Sócrates ao trombone:
    “Seis meses de caça ao homem” – Independentemente da engenharia que for esta não cola pela razão simples de estar já “dentro”! Tudo serve à estratégia do menino de coro, o coitadinho que nem sabia onde estavam os quadros da sala quanto mais quem os comprou (Na casa da mulher a dias da mãe)…
    “Dirão, bem sei, que a lei lhes permite um ano de prisão preventiva sem acusação.” Corrijo: “…permite um ano…” Não é verdade. ATÉ um ano, isso sim é verdade.
    Ao que tu chegaste.

  5. Sim. Claro, o Eng. 44 fez os possiveis e os impossiveis para conseguir que o PS não ganhe as eleições. Aliás, podemos mesmo dizer que fez milhões de ações para tal.

RESPONDER

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …