Sócrates: seis meses de abuso, de arbítrio e mentiras para “impedir o PS de ganhar as eleições”

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates reivindicou a condição de preso político e atribuiu a sua prisão a uma tentativa de impedir a vitória do PS nas próximas eleições legislativas.

Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, Sócrates rejeita, “indignado”, as acusações de ter recebido, direta ou indiretamente, contrapartidas para a adjudicação de contratos.

“Rejeito, indignado, essas acusações. Nunca, em nenhuma circunstância, intervim ou recebi contrapartidas com o intuito de favorecer quem quer que fosse em concursos públicos”, afirmou, negando que esta situação pudesse ter ocorrido através do seu amigo Carlos Santos Silva.

No balanço que faz do período da sua detenção, Sócrates insiste neste argumento: “Seis meses de prisão preventiva e sem acusação. Seis meses de uma violenta campanha de difamação efetuada e dirigida pela acusação. Seis meses impedido de me defender. Seis meses de ameaças e intimidação (“pessoas próximas ainda em liberdade”, julgo ser a linda expressão que usam)”.

“Seis meses de abuso, de arbítrio e mentiras. Seis meses de caça ao homem. Ainda assim, não venceram. Dirão, bem sei, que a lei lhes permite um ano de prisão preventiva sem acusação. Mas nem sempre o que a lei permite, a decência autoriza”, acrescenta.

O ex-líder socialista afirma mesmo que “a verdadeira intenção da minha detenção abusiva e da minha prisão sem fundamento não foi perseguir crime nenhum mas tão só impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas“, concluindo que o que está em causa é “a fundada suspeita de se pôr a justiça ao serviço de objetivos políticos”.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. A teoria da conspiração versão reformulada.
    A investigação ainda no uso pleno do dever de o acusar até Novembro é agora, ela própria, acusada de estar envolvida no processo eleitoral! Por ele próprio, o tal que um disse “as dívidas dos estados não são para pagar”

    • Lá que parece parece… Pois se dá tanto jeito ao seu pessoal!
      As dívidas do estado, pagam-se umas e contraem-se outras, é assim que fizeram anteriores governos e também o actual…

      • Repito: Somar e subtrair não é “sumir”, nem mesmo ao calibrar a capacidade de vergência de um sistema óptico vulgo dioptrias…
        Sabe, por vezes a ‘coisa’ está mesmo ali… Não a vêem quanto mais alcançá-la ?

  2. pois mas quando lhe perguntaram sobre a sua vida faustosa depois de sair da politica e sobre os empréstimos de Carlos Santos Silva o que respondeu ? Disse que não respondia, que essa era a linha de interrogatório do Ministério Publico. Assim é a democracia, responder apenas ao que dá mais jeito e nada dizer sobre os factos que o comprometem.

  3. Danadinhos para nos falirem de novo os campeões da demagogia e da estroinice.
    Nas rotundas da Tugalândia estacionou um símio amigo das pessoas!…
    Abram os olhos tugas.
    A corja tem sede de vingança e de escravos.
    Sim escravos! Antes faliram, agora condenam-nos a escravidão perpétua.

  4. Ao orgãos dos amigos DN e TSF, Sócrates ao trombone:
    “Seis meses de caça ao homem” – Independentemente da engenharia que for esta não cola pela razão simples de estar já “dentro”! Tudo serve à estratégia do menino de coro, o coitadinho que nem sabia onde estavam os quadros da sala quanto mais quem os comprou (Na casa da mulher a dias da mãe)…
    “Dirão, bem sei, que a lei lhes permite um ano de prisão preventiva sem acusação.” Corrijo: “…permite um ano…” Não é verdade. ATÉ um ano, isso sim é verdade.
    Ao que tu chegaste.

  5. Sim. Claro, o Eng. 44 fez os possiveis e os impossiveis para conseguir que o PS não ganhe as eleições. Aliás, podemos mesmo dizer que fez milhões de ações para tal.

RESPONDER

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …