Soares ao ataque: Seguro bem pode querer, mas não vai ser primeiro-ministro

FraLiss / Wikimedia

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou esta quarta-feira que apoia a candidatura de António Costa à liderança dos socialistas porque construirá “um grande partido de esquerda” e não um PS “feito com a direita” para ter lugares.

Mário Soares falava na sessão de apresentação da candidatura do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, à liderança do PS e às eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro.

Num Teatro Tivoli completamente cheio, António Costa foi recebido em ambiente de euforia por centenas de apoiantes socialistas, entre os quais, na primeira fila, o fundador e primeiro líder do partido, Mário Soares.

Mário Soares fez depois um ataque cerrado à atual direção do PS, embora sem nunca referir diretamente o nome do secretário-geral, António José Seguro.

“António Costa vai fazer do PS um grande partido, um partido de esquerda. E não vai ser um PS feito com a direita, só para ter lugares“, disse na parte final da sua curta intervenção.

Logo nas suas primeiras palavras, o antigo chefe de Estado lançou críticas à atual linha dominante do PS, elogiando os socialistas presentes na sessão e, em seguida, sustentando que há muito tempo que não ouvia gritar com punho esquerdo erguido “PS, PS” e que também há muito tempo que não ouvia a palavra “camarada”.

A palavra camarada foi perdida e até hoje só via gente a tratar de si próprio, o que não posso admitir”, afirmou o fundador do PS.

Mas Mário Soares foi ainda mais longe: “Nestes últimos três anos nunca ouvi falar do PS. Isto acontece porque aqueles que se diziam chefes do PS não têm nada a ver com o PS. É preciso que as coisas mudem – e vão mudar com António Costa, que é do PS desde 14 anos”, disse, recebendo uma prolongada ovação.

Sem citar o nome de António José Seguro, Soares fez ainda a seguinte observação: “Há quem nunca fale do PS, mas ande sempre a dizer que ‘vou ser primeiro-ministro, quero ser primeiro-ministro‘. É qualquer coisa de estranhíssimo”. E, citado pelo Sol, o ex-presidente da República e ex-líder do PS concluiria: “Bem pode querer, pois não vai ser com certeza“.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …