Costa vai integrar “seguristas” nos órgãos do partido e na bancada

(dr) PSocialista / Flickr

António Seguro e António Costa nas Autárquicas em Lisboa

António Seguro e António Costa nas Autárquicas em Lisboa

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, vai integrar membros da linha do secretário-geral cessante, António José Seguro, nas listas para a comissões Política e Nacional do PS e na bancada parlamentar.

Eleições no PS

Esta solução política foi avançada à agência Lusa por fonte do autarca de Lisboa e surgiu na sequência de uma reunião realizada na quarta-feira ao final da tarde entre António Costa e o membro da direção cessante Álvaro Beleza.

“Tal como na direção do Grupo Parlamentar do PS, também na Comissão Política e na Comissão Nacional será respeitado o peso dos seguristas”, salientou a mesma fonte ligada a António Costa.

Por sua vez, Álvaro Beleza fez a seguinte declaração à agência Lusa: “Sarar feridas é a minha profissão há 30 anos. É preciso fortalecer o PS”, afirmou o médico socialista.

Nas eleições primárias de domingo, a candidatura de António José Seguro teve cerca de 32 por cento de votos e, na sequência da reunião entre Costa e Beleza, ficou estabelecido que esta corrente terá então um peso se cerca de um terço nos órgãos nacionais do PS.

Em relação à bancada socialista, os “seguristas” também terão um terço da direção da bancada, embora seja salientado que cabe ao novo líder parlamentar socialista, Ferro Rodrigues, “escolher livremente os nomes da sua equipa”.

Na reunião entre o presidente da Câmara de Lisboa e Álvaro Beleza ficaram ainda estabelecidos alguns princípios orientadores ao nível programático.

Assim, dentro em breve haverá uma reunião entre representantes do documento de António Costa “Agenda para a Década” com membros do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP) e da Convenção Novo Rumo, visando identificar pontos programáticos em comum.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …