Maria de Belém quer mesmo abandonar presidência do PS

PS / Facebook

Maria de Belém Roseira, presidente do PS

Maria de Belém Roseira, presidente do PS

A ex-ministra Maria de Belém Roseira afirmou esta terça-feira que já transmitiu ao candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, a intenção de abandonar as funções de presidente do PS após o próximo congresso nacional deste partido.

Maria de Belém Roseira transmitiu hoje esta posição antes da reunião da Comissão Nacional do PS, que aprovará as datas de 29 e 30 de novembro para a realização do próximo congresso, que decorrerá em Lisboa, no Parque das Nações.

“Já transmiti ao doutor António Costa que não pretendo continuar presidente do PS”, declarou Maria de Belém aos jornalistas.

A ainda presidente do PS alegou que, nestes cargos partidários, “é sempre bom que haja renovação“.

“O resto é conversa privada entre mim e o doutor António Costa”, declarou.

Maria de Belém Roseira, ex-ministra dos governos liderados por António Guterres, foi eleita presidente do PS em setembro de 2011, sucedendo neste cargo a António de Almeida Santos.

Em termos de calendário, a Comissão Nacional do PS prepara-se para aprovar uma alteração à data das eleições primárias para o cargo de secretário-geral.

A proposta inicial apontava que as eleições primárias se realizariam apenas a 21 de novembro, mas agora a Comissão Nacional deve aprovar as datas de 21 e de 22 desse mês.

Apesar de as eleições diretas se prolongarem por dois dias, cada federação distrital escolherá entre 21 e 22 de novembro para as realizar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …