Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”

C.M. Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato do PS às eleições legislativas já conta com claque no continente asiático. Nascido de uma família originária de Goa, António Costa chega mesmo a ser referido como “Gandhi de Lisboa”.

Eleições no PS

Está escrito no Hindustan Times, o segundo maior jornal em inglês na Índia: “Costa tem sido um popular Presidente da Câmara de Lisboa desde 2007, e é conhecido como ‘Gandhi de Lisboa‘ devido ao seu estilo de vida espartano”.

De origem goense, o candidato socialista é referido pelo órgão indiano como “um novo nome que pode vir a ser acrescentado à lista de pessoas de origem indiana que ocupam lugares de topo na política de vários países”.

O jornal refere António Costa como o autarca que, no seu terceiro mandato, goza de boa reputação: “Ele transformou partes degradadas da capital e e goza da simpatia popular devido às suas ideias e cortesia ao ouvir todos os que o param para falar consigo na rua”.

O artigo, que traça um perfil do atual autarca lisboeta, descreve que, “conhecido por muitos como ‘Babush‘ (a palavra em Konkani para ‘rapaz’), António Costa surge como uma pessoa afável, alguém que não se leva demasiado a sério, acreditando no conceito português-goense de ‘susegad’” (sossegado).

O Jornal de Notícias identifica a origem do suposto epíteto “Gandhi de Lisboa“: a designação, que remete às suas origens indianas, foi utilizada em 2012 por Nuno Franco, da Associação Renovar a Mouraria, quando o autarca apresentou um plano de revitalização para aquela zona de Lisboa.

“A sensibilidade de António Costa foi essencial para a recuperação da Mouraria. Não há dois Gandhi no mundo, mas a visão de Costa quase que se lhe compara”, afirmou, na ocasião, o dirigente, numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Não é a primeira vez que as origens goenses de António Costa lhe valem uma referência em jornais indianos. No ano passado, quando venceu as eleições autárquicas, o Times of India (o jornal em inglês mais vendido no país) não deixou passar o “hattrick eleitoral” do lisboeta.

AF, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ghandi???
    Espartano???
    ahahahahah…
    O que esta imprensa inventa!
    Eu também sou espartana, especialmente quando vou ao 1º andar do RAMIRO na almirante reis, comer uma mariscada regada com um bom alvarinho, terminando com o famoso prego…
    Paga-se 50 (cinquenta euros!!!!), não 5 como nos querem fazer crer…
    Um destes dias ainda dizem que o menino andava descalço e roto e que vivia num quartito como muitos deste país há 50 anos, esses sim eram ESPARTANOS!
    Quanta aldrabice meu Deus!!!!

  2. Curioso. Correram connosco de Goa, Damão e Diu. Éramos indesejados, colonizadores, etc., etc. Agora orgulham-se de um “goês” ocupar um cargo relevante em Portugal, até é o “Gandhi de Lisboa”. Só que o “goês” é, e já era, português!

RESPONDER

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …