Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”

C.M. Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato do PS às eleições legislativas já conta com claque no continente asiático. Nascido de uma família originária de Goa, António Costa chega mesmo a ser referido como “Gandhi de Lisboa”.

Eleições no PS

Está escrito no Hindustan Times, o segundo maior jornal em inglês na Índia: “Costa tem sido um popular Presidente da Câmara de Lisboa desde 2007, e é conhecido como ‘Gandhi de Lisboa‘ devido ao seu estilo de vida espartano”.

De origem goense, o candidato socialista é referido pelo órgão indiano como “um novo nome que pode vir a ser acrescentado à lista de pessoas de origem indiana que ocupam lugares de topo na política de vários países”.

O jornal refere António Costa como o autarca que, no seu terceiro mandato, goza de boa reputação: “Ele transformou partes degradadas da capital e e goza da simpatia popular devido às suas ideias e cortesia ao ouvir todos os que o param para falar consigo na rua”.

O artigo, que traça um perfil do atual autarca lisboeta, descreve que, “conhecido por muitos como ‘Babush‘ (a palavra em Konkani para ‘rapaz’), António Costa surge como uma pessoa afável, alguém que não se leva demasiado a sério, acreditando no conceito português-goense de ‘susegad’” (sossegado).

O Jornal de Notícias identifica a origem do suposto epíteto “Gandhi de Lisboa“: a designação, que remete às suas origens indianas, foi utilizada em 2012 por Nuno Franco, da Associação Renovar a Mouraria, quando o autarca apresentou um plano de revitalização para aquela zona de Lisboa.

“A sensibilidade de António Costa foi essencial para a recuperação da Mouraria. Não há dois Gandhi no mundo, mas a visão de Costa quase que se lhe compara”, afirmou, na ocasião, o dirigente, numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Não é a primeira vez que as origens goenses de António Costa lhe valem uma referência em jornais indianos. No ano passado, quando venceu as eleições autárquicas, o Times of India (o jornal em inglês mais vendido no país) não deixou passar o “hattrick eleitoral” do lisboeta.

AF, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ghandi???
    Espartano???
    ahahahahah…
    O que esta imprensa inventa!
    Eu também sou espartana, especialmente quando vou ao 1º andar do RAMIRO na almirante reis, comer uma mariscada regada com um bom alvarinho, terminando com o famoso prego…
    Paga-se 50 (cinquenta euros!!!!), não 5 como nos querem fazer crer…
    Um destes dias ainda dizem que o menino andava descalço e roto e que vivia num quartito como muitos deste país há 50 anos, esses sim eram ESPARTANOS!
    Quanta aldrabice meu Deus!!!!

  2. Curioso. Correram connosco de Goa, Damão e Diu. Éramos indesejados, colonizadores, etc., etc. Agora orgulham-se de um “goês” ocupar um cargo relevante em Portugal, até é o “Gandhi de Lisboa”. Só que o “goês” é, e já era, português!

RESPONDER

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …

Cabrita vai explicar contrato do SIRESP ao Parlamento

O Parlamento vai ouvir o ministro da Administração Interna para explicar o problema da rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, cujo contrato termina ainda este ano. A audição de Eduardo Cabrita foi aprovada por …

Falha de luz estraga 2400 vacinas em Famalicão. Almirante desvaloriza e Graça Freitas prevê "abundância"

Uma falha de energia eléctrica no Centro de Vacinação de São Cosme, em Famalicão, no distrito de Barcelos, levou à inutilização de 2400 vacinas. Um incidente que compromete a administração de doses no concelho numa …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …

Superliga Europeia está oficialmente suspensa. Teve 48 horas de vida

Os criadores da Superliga Europeia de futebol revelaram esta terça-feira à noite, em comunicado, que pretendem remodelar aquela competição, depois de os seis clubes ingleses terem anunciado o seu abandono. “Apesar da anunciada partida dos clubes …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

Depois de o júri do julgamento da morte de George Floyd ter declarado o ex-agente da polícia Derek Chauvin culpado dos três crimes de que era acusado, Joe Biden exigiu que o Congresso aprove reformas …