Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”

C.M. Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato do PS às eleições legislativas já conta com claque no continente asiático. Nascido de uma família originária de Goa, António Costa chega mesmo a ser referido como “Gandhi de Lisboa”.

Eleições no PS

Está escrito no Hindustan Times, o segundo maior jornal em inglês na Índia: “Costa tem sido um popular Presidente da Câmara de Lisboa desde 2007, e é conhecido como ‘Gandhi de Lisboa‘ devido ao seu estilo de vida espartano”.

De origem goense, o candidato socialista é referido pelo órgão indiano como “um novo nome que pode vir a ser acrescentado à lista de pessoas de origem indiana que ocupam lugares de topo na política de vários países”.

O jornal refere António Costa como o autarca que, no seu terceiro mandato, goza de boa reputação: “Ele transformou partes degradadas da capital e e goza da simpatia popular devido às suas ideias e cortesia ao ouvir todos os que o param para falar consigo na rua”.

O artigo, que traça um perfil do atual autarca lisboeta, descreve que, “conhecido por muitos como ‘Babush‘ (a palavra em Konkani para ‘rapaz’), António Costa surge como uma pessoa afável, alguém que não se leva demasiado a sério, acreditando no conceito português-goense de ‘susegad’” (sossegado).

O Jornal de Notícias identifica a origem do suposto epíteto “Gandhi de Lisboa“: a designação, que remete às suas origens indianas, foi utilizada em 2012 por Nuno Franco, da Associação Renovar a Mouraria, quando o autarca apresentou um plano de revitalização para aquela zona de Lisboa.

“A sensibilidade de António Costa foi essencial para a recuperação da Mouraria. Não há dois Gandhi no mundo, mas a visão de Costa quase que se lhe compara”, afirmou, na ocasião, o dirigente, numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Não é a primeira vez que as origens goenses de António Costa lhe valem uma referência em jornais indianos. No ano passado, quando venceu as eleições autárquicas, o Times of India (o jornal em inglês mais vendido no país) não deixou passar o “hattrick eleitoral” do lisboeta.

AF, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ghandi???
    Espartano???
    ahahahahah…
    O que esta imprensa inventa!
    Eu também sou espartana, especialmente quando vou ao 1º andar do RAMIRO na almirante reis, comer uma mariscada regada com um bom alvarinho, terminando com o famoso prego…
    Paga-se 50 (cinquenta euros!!!!), não 5 como nos querem fazer crer…
    Um destes dias ainda dizem que o menino andava descalço e roto e que vivia num quartito como muitos deste país há 50 anos, esses sim eram ESPARTANOS!
    Quanta aldrabice meu Deus!!!!

  2. Curioso. Correram connosco de Goa, Damão e Diu. Éramos indesejados, colonizadores, etc., etc. Agora orgulham-se de um “goês” ocupar um cargo relevante em Portugal, até é o “Gandhi de Lisboa”. Só que o “goês” é, e já era, português!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …