Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”

C.M. Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato do PS às eleições legislativas já conta com claque no continente asiático. Nascido de uma família originária de Goa, António Costa chega mesmo a ser referido como “Gandhi de Lisboa”.

Eleições no PS

Está escrito no Hindustan Times, o segundo maior jornal em inglês na Índia: “Costa tem sido um popular Presidente da Câmara de Lisboa desde 2007, e é conhecido como ‘Gandhi de Lisboa‘ devido ao seu estilo de vida espartano”.

De origem goense, o candidato socialista é referido pelo órgão indiano como “um novo nome que pode vir a ser acrescentado à lista de pessoas de origem indiana que ocupam lugares de topo na política de vários países”.

O jornal refere António Costa como o autarca que, no seu terceiro mandato, goza de boa reputação: “Ele transformou partes degradadas da capital e e goza da simpatia popular devido às suas ideias e cortesia ao ouvir todos os que o param para falar consigo na rua”.

O artigo, que traça um perfil do atual autarca lisboeta, descreve que, “conhecido por muitos como ‘Babush‘ (a palavra em Konkani para ‘rapaz’), António Costa surge como uma pessoa afável, alguém que não se leva demasiado a sério, acreditando no conceito português-goense de ‘susegad’” (sossegado).

O Jornal de Notícias identifica a origem do suposto epíteto “Gandhi de Lisboa“: a designação, que remete às suas origens indianas, foi utilizada em 2012 por Nuno Franco, da Associação Renovar a Mouraria, quando o autarca apresentou um plano de revitalização para aquela zona de Lisboa.

“A sensibilidade de António Costa foi essencial para a recuperação da Mouraria. Não há dois Gandhi no mundo, mas a visão de Costa quase que se lhe compara”, afirmou, na ocasião, o dirigente, numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Não é a primeira vez que as origens goenses de António Costa lhe valem uma referência em jornais indianos. No ano passado, quando venceu as eleições autárquicas, o Times of India (o jornal em inglês mais vendido no país) não deixou passar o “hattrick eleitoral” do lisboeta.

AF, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ghandi???
    Espartano???
    ahahahahah…
    O que esta imprensa inventa!
    Eu também sou espartana, especialmente quando vou ao 1º andar do RAMIRO na almirante reis, comer uma mariscada regada com um bom alvarinho, terminando com o famoso prego…
    Paga-se 50 (cinquenta euros!!!!), não 5 como nos querem fazer crer…
    Um destes dias ainda dizem que o menino andava descalço e roto e que vivia num quartito como muitos deste país há 50 anos, esses sim eram ESPARTANOS!
    Quanta aldrabice meu Deus!!!!

  2. Curioso. Correram connosco de Goa, Damão e Diu. Éramos indesejados, colonizadores, etc., etc. Agora orgulham-se de um “goês” ocupar um cargo relevante em Portugal, até é o “Gandhi de Lisboa”. Só que o “goês” é, e já era, português!

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …