Na Índia fala-se de António Costa, o “Gandhi de Lisboa”

C.M. Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O candidato do PS às eleições legislativas já conta com claque no continente asiático. Nascido de uma família originária de Goa, António Costa chega mesmo a ser referido como “Gandhi de Lisboa”.

Eleições no PS

Está escrito no Hindustan Times, o segundo maior jornal em inglês na Índia: “Costa tem sido um popular Presidente da Câmara de Lisboa desde 2007, e é conhecido como ‘Gandhi de Lisboa‘ devido ao seu estilo de vida espartano”.

De origem goense, o candidato socialista é referido pelo órgão indiano como “um novo nome que pode vir a ser acrescentado à lista de pessoas de origem indiana que ocupam lugares de topo na política de vários países”.

O jornal refere António Costa como o autarca que, no seu terceiro mandato, goza de boa reputação: “Ele transformou partes degradadas da capital e e goza da simpatia popular devido às suas ideias e cortesia ao ouvir todos os que o param para falar consigo na rua”.

O artigo, que traça um perfil do atual autarca lisboeta, descreve que, “conhecido por muitos como ‘Babush‘ (a palavra em Konkani para ‘rapaz’), António Costa surge como uma pessoa afável, alguém que não se leva demasiado a sério, acreditando no conceito português-goense de ‘susegad’” (sossegado).

O Jornal de Notícias identifica a origem do suposto epíteto “Gandhi de Lisboa“: a designação, que remete às suas origens indianas, foi utilizada em 2012 por Nuno Franco, da Associação Renovar a Mouraria, quando o autarca apresentou um plano de revitalização para aquela zona de Lisboa.

“A sensibilidade de António Costa foi essencial para a recuperação da Mouraria. Não há dois Gandhi no mundo, mas a visão de Costa quase que se lhe compara”, afirmou, na ocasião, o dirigente, numa entrevista ao Jornal de Negócios.

Não é a primeira vez que as origens goenses de António Costa lhe valem uma referência em jornais indianos. No ano passado, quando venceu as eleições autárquicas, o Times of India (o jornal em inglês mais vendido no país) não deixou passar o “hattrick eleitoral” do lisboeta.

AF, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ghandi???
    Espartano???
    ahahahahah…
    O que esta imprensa inventa!
    Eu também sou espartana, especialmente quando vou ao 1º andar do RAMIRO na almirante reis, comer uma mariscada regada com um bom alvarinho, terminando com o famoso prego…
    Paga-se 50 (cinquenta euros!!!!), não 5 como nos querem fazer crer…
    Um destes dias ainda dizem que o menino andava descalço e roto e que vivia num quartito como muitos deste país há 50 anos, esses sim eram ESPARTANOS!
    Quanta aldrabice meu Deus!!!!

  2. Curioso. Correram connosco de Goa, Damão e Diu. Éramos indesejados, colonizadores, etc., etc. Agora orgulham-se de um “goês” ocupar um cargo relevante em Portugal, até é o “Gandhi de Lisboa”. Só que o “goês” é, e já era, português!

RESPONDER

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …