Em Singapura, um homem foi condenado à morte através do Zoom

How Hwee Young / EPA

Um homem foi condenado à morte através de uma videochamada na aplicação Zoom em Singapura, país onde se mantém o confinamento devido ao aumento de casos de covid-19.

De acordo com a BBC, Punithan Genasan, de 37 anos, recebeu a sentença, na passada sexta-feira, por ter estado envolvido num negócio de tráfico de droga em 2011. É a primeira vez que a justiça de Singapura condena alguém à pena de morte desta forma.

Grupos de defesa dos direitos humanos já vieram contestar a forma como decorreu o julgamento, numa videochamada feita pela aplicação Zoom, tendo considerado que, numa altura em que o mundo está a enfrentar uma pandemia, esta ação é “repugnante”.

“A pena de morte é, na sua essência, cruel e desumana e torna-se ainda pior quando Singapura utiliza uma tecnologia como o Zoom para condenar um homem à morte”, sublinhou o diretor-adjunto da Human Rights Watch (HRW) para a Ásia, Phil Robertson.

“Numa altura em que a atenção global está focada no salvamento e na proteção de vidas numa situação de pandemia, a continuação da aplicação da pena de morte é ainda mais abominável“, afirmou, por sua vez, Chiara Sangiorgio, conselheira da Amnistia Internacional para as questões ligadas à pena capital.

A grande maioria das audiências em Singapura foi adiada até, pelo menos, ao dia 1 de junho, data em que o país pretende acabar com o confinamento. Os casos considerados essenciais estão a ser mantidos de forma remota.

Tal como recorda a emissora britânica, o país tem uma política de tolerância zero em casos de drogas ilegais. Em 2013, 18 pessoas foram executadas – o número mais alto em pelo menos duas décadas, segundo a Amnistia Internacional. Desse número, 11 estavam a ser julgadas por crimes relacionados com droga.

Singapura conseguiu, numa primeira fase, conter a propagação do coronavírus, mas enfrenta atualmente uma segunda vaga.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável é ver-se traficantes, assassinos, violadores, pedófilos, entre outros, não serem pendurados e deixados a morrer e a servir de exemplo para quem pense em fazer o mesmo. A suspensão dessa pena exemplar foi um grande retrocesso civilizacional, pois, muito poucos, colocam os demais em estado de pânico e medo.

  2. Que aborto, perdão, amostra de país interessante… um paraíso fiscal criado pelos ingleses e que vive de todo o tipo de tráficos!…
    É tipo a Suiça do Oriente, mas numa ditadura à moda do Ventura…
    Um traficante de droga é condenado à morte por vídeo-conferência; já os traficantes de dinheiro são ajudados e apoiados pelo Estado e, quanto mais conseguirem roubar/desviar para colocar lá no paraíso fiscal, mais ajudas tem…
    Este traficante até podia ser o maior traficante do mundo (na Europa ou nos EUA) – desde que não o fosse em Singapura, e, teria um fim completamente oposto…
    Quanto dinheiro está lá guardado de todo o tipo de bandidos e de ditadores sanguinários de todo o mundo??
    Pois… pormenores…

RESPONDER

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …