Santos Silva manteve-se fiel a Sócrates e recusou colaborar com Ministério Público

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que, tal como ele, está implicado na Operação Marquês, vai para casa, nos próximos dias, com pulseira electrónica. Mas não é por ter colaborado com o Ministério Público.

O Diário de Notícias adianta, na sua edição de domingo, que Carlos Santos Silva manteve sempre a versão original dos factos, argumentando que as largas somas de dinheiro que saíram de contas suas para as de José Sócrates foram “empréstimos pessoais“.

A medida de coacção imposta ao empresário foi alterada no passado dia 22, a mesma data em que o juiz Carlos Alexandre decidiu manter Sócrates em prisão preventiva.

No caso de Carlos Santos Silva, o juiz terá entendido que as provas indiciais contra ele já foram recolhidas e que, portanto, não há risco de que ele venha a perturbar o inquérito, adianta o Diário de Notícias. O risco de fuga também não é considerado relevante no seu caso.

Indiciado por fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, Carlos Santos Silva estava preso preventivamente com a justificação de que poderia forjar documentos.

Em prisão domiciliária com pulseira electrónica está também o motorista João Perna que, contrariamente a Carlos Santos Silva, terá colaborado com o Ministério Público, antes de ter sido beneficiado com a alteração da medida de coacção de prisão preventiva.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Claro!… Se a investigação passados anos, ainda não arranjou maneira de comprovar aquilo que a imprensa quer convencer a opinião pública a todo o custo, é porque o amigo de J. S. lhe é muuuuuito , muito fiel, Pelos vistos, não só lhe dá muito dinheiro, como , por ele dará a vida!
    Isso torna o processo muito complexo!
    Vejam senhores jornalistas, como eu estou a perceber tudo, tal como querem que eu perceba!
    Obrigada imprensa, por nos esclarecerem tão bem! Temos a cabeça feita à medida dos interesses dos vossos patrões!

    • Chilrear e vibrar as asas a aconchegar o ninho pode ser exercício de palavras… Evocar “… a cabeça feita” no plural, nem que fosse avestruz que o faz para dormir em patas, digo em pé.
      A notícia que a faz inclinar os pés não é transversal a outros órgãos de informação como a generalidade de outras foram… Algumas, até, parecendo transcrições do processo… Talvez por isso não haja processos contra a imprensa, que se saiba!
      Penso que o teor da supra notícia é demasiado abstrato e inconsequente que qualquer um podia tê-la imaginado. Além de não ferir susceptibilidades, tb não viola o segredo da investigação!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

        • Fingir que dorme com a cabeça debaixo da asa ou enterrada na areia, sempre protege as orelhas de certos sopros!
          Os ventos que lhe sopram, poluídos de ternuras vãs, dizem tudo o que percepcionam esses tolos neurónios na construção da vossa realidade absolutista e não menos enviesada –
          NB.- Absolutista é pouco para tanto enviesamento

        • Será dos ventos que entram pela janela da “camioneta fretada” nas procissões ao ádro abrilhantadas de hino “obrigado pela vida(inha) Sócrates…” no refrão?

        • Não ligue, a avestruz que de patas dorme de viés vê o que de malapata não se parece com um cavaco cadavérico.

      • A este homem sempre o investigaram… Ou não? Tudo começou assim que ele ganhou as primeiras eleições com maioria absoluta.
        Olha agora, se ele se ia candidatar à presidência da república!…Já viram o que seria?
        E o estrago que ele estava a fazer como comentador!
        Assim só temos comentadores em todos os canais, bonzinhos e “independentes”! Está tudo muito bem controlado! Está tudo no bom caminho! Missão cumprida! Ou quase…

        • Truz truz truz, Com licença:
          O estrago ou o favor da coligação? Não confunda assertivo bem falante com comentador em campanha e na RTPública… Consulte os índices de audiência e concluirá que muitos (nem todos) sabem o que é um país falido e ele ainda queria um tgv, novas pontes, novos aeroportos (o de Beja parado há 4 anos preparado p/ Airbus de topo) para além de pai de empresas a risco zero e rendimento garantido ad eternum (PPPês)… Fora os 300€/mês por cada filhote até à idade escolar – 216.000€ – e, repare, perdeu as eleições!

    • Carlos Santos Silva manteve sempre a versão original dos factos, argumentando que as largas somas de dinheiro que saíram de contas suas para as de José Sócrates foram “empréstimos pessoais“.
      QUEM ME EMPRESTA UM A M I G O ASSIM????????????????

      • Bem glosado… Posse de (fotocópias, aquilo de que gosto muito, aquela coisa) dinheiro indevido, não se tratando de umas poucas centenas de euros mas de milhões, seria provavelmente o risco a desmontar com medida de coação!
        Olhe que a redundância !”manter sempre” no contexto “original dos factos…” do processo, até uma avestruz se deixaria à coca!

  2. Estes cavalheiros famosos que andam a roubar o estado com todas as suas influências , NÃO DEVIAM SER PRESOS , banqueiros / políticos etc.
    Sei que minha opinião não colhe qualquer possibilidade de execussão mas a única forma de acabar com este circo constante de gente que entra para cargos politicos ou de grandes empresas e ex dirigentes de gabarito , prioritáriamente de estado e que estão hoje ricos , certamente não deviam ser presos ou julgados , pois custam muito dinheiro ao estado e acima de tudo aos contribuintes.
    A única forma de acabar com isto seria :
    PERANTE TODOS OS MILHARES DE SITUAÇÕES A TODOS OS NIVEIS EM TODO O PAÍS , TODOS MAS TODOS TERIAM OS SEUS BEMS ARRESTADOS , BEM ASSIM COMO OS DAS SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS CHEGADOS TORNADOS RICOS DE REPENTE E FICARIAM SEM NADA TENDO COMO É NATURAL QUE IR TRABALHAR COMO EMPREGADOS E SENTIR O QUE CUSTA GANHAR A VIDA.
    Sei que isto é impossivel , mas se houvesse força para tal , qualquer outro cavalheiro ou senhora acharia mais importante ganhar o que é devido e não atuar dentro dos sistemas instalado pois estavam a perder o seu tempo porque o estado mais tarde ou mais cedo retomaria todos os seus bems em prol do interesse nacional

    De qualquer forma tal atitude estadul seria sumária e executada em 6 meses máximo, sem qualquer possibilidade de recursos dos próprios

    Dir-me-ão que esta medida poderia se perigosa mas a forma justa pratica e eficaz para levar a cabo tais medidas seria saber quanto e o que tinham, antes de entrar para a politica ou cargos e rapidamente saberiamos quanto tinham lucrado com os seus atos.
    Garanto que mais ninguém pensaria em atuar ilicitamente pois ficaria sem nada que foi adquirido ilicitamente ,mais cedo ou mais tarde e mal o estado viesse a saber sobre o seu patrimonio recente

    Em Israel , o primeiro ministro está preso
    Nos estados unidos o snr. madock em seis meses foi julgado todos os seus bems arrestados e preso num cúmulo juridico de 150 anos
    Para termos uma ideia da enormidade do caso BES , nos eua o caso madof foi considerado por 70 mil milhões uma das maiores burlas naquele país . Segundo publicitado o caso BES deve ultrapassar os 20 mil milhões . Pergunta-se percentualmente há alguma relação PAÍS/VALOR DA BURLA . Um País como Portugal em termos de tamanho da sua economia poderia ter uma percentagem de pouco menos de um terço da da americana . O caso BES é de uma grandiosidade impensável para o tamanho do seu país e da sua economia , mas acho que todo o sistema adormeceu os portugueses e hoje tudo é natural e não se vê ninguém falar sériamente destas coisas.
    Tudo que acima foi dito certamente é um sonho impossível de concretizar em Portugal mas certamente resolveria o desastre que se observa atualmente na vida nacional sem prender ninguem ou gastar rios de dineiro com tribunais ou advogados que estão a fazer fortunas a defender os implicados de cada caso

    Enfim : SONHAR É FÁCIL – conselho não prendam os homens ,tirem-lhes o que roubaram , mas por favor não os prendam

    • Caro Itaca, concordo inteiramente consigo e, pela minha parte agradeço-lhe mesmo a disponibilidade que teve para explicar o que lhe vai na alma e certamente na alma de muitos portugueses e também na minha..
      Note-se quando me insurjo quanto ao processo de J. S. não quer dizer que seja contra a sua condenação se for culpado, nem tão pouco porque tenha concluído que esteja inocente. Não é isso!. O que eu não gosto é do folclore, da ridicularizarão e da condenação prévia por parte de orgãos que deviam ter um papel responsável. Neste caso, (culpado ou inocente), todos os dias a comunicação social, (uns mais do que outros, sem dúvida…) vão de uma forma ou de outra condenando-o já. Parece mesmo que cumprindo uma missão encomendada!
      Também não é esse o tratamento que dão a outros suspeitos de outros crimes ainda maiores.
      Com isso eu sou absolutamente contra, porque entendo que o papel da comunicação social é informar com isenção e não formar opiniões a qualquer custo, atingindo objectivos sórdidos, sem olhar a meios.
      Informações tendenciosas e sem divulgação da sua origem, para mim, desde logo, põem em causa a credibilidade das informações que nos chegam e o Ministério Publico não devia pactuar com isso.
      Para uma grande parte das pessoas que aqui fazem comentários, o M. P. tem provas desde o primeiro dia. Tem estado este tempo todo a reunir provas, anda à procura de provas e continua com ele na prisão porque ele pode destruir as provas.
      Cá para mim, quanto mais tempo o M. P. mantém este estado de coisas, mais descritibilidade dá ás notícias que nos chegam.
      Mas também eu como o Itaca quero justiça.

  3. Este Sr. não é aquele que assinou projectos de casas na terra, que tem uma licenciatura ao domingo bastante controversa, os terrenos do freeport , as casas em Lisboa com preços bastante baixos (Rua brancamp) que fez um empréstimo sem garantias, que foi para a TV. publica com ordenados acima da media dos comentadores para vingança pessoal, que foi para Paris numa casa de luxo, que fez favores políticos a empresas de amigos que com o computador Magalhães e a empresa J.P.SÁ COUTO fechou sem deixar rastos,que se esquecia durante alguns anos de meter o I.R.S. mais a interferência na comunicação social etc. etc. Nunca em portugal houve um politico com tantos processos por esclarecer e que ficaram na gaveta.

    Já chegava ter um Sr. assim agora temos também os advogados que insultam quem trabalha, defendem o que já se sabia ser uma fraude. Mas há outros, estou de acordo ITACA É um sonho impossível de concretizar em Portugal mas certamente resolveria o desastre que se observa actualmente na vida nacional sem prender ninguém ou gastar rios de dinheiro com tribunais ou advogados que estão a fazer fortunas a defender os implicados de cada caso
    Enfim : SONHAR É FÁCIL – conselho não prendam os homens ,tirem-lhes o que roubaram , mas por favor não os prendam

    • Oh BAYGON isto foi mais “ratax” com efeitos colaterais nas montanhas à volta… E nos “silêncios de gabinete”!
      NB.- Entre comas o título da próxima tese, que irá ser comprada na totalidade pelo próprio autor ou outros a mando daquele”

    • Relativo à peça jornalística supra “…recusou colaborar…”, sem reboque nem trela, não deixo de reproduzir excerto de comentários anteriores, que lhe terão passado ao lado:
      “… a redundância ‘manter sempre” no contexto “original dos factos…” do processo, até uma avestruz se deixaria à coca!” – Ela própria, dentro ou fora de “chat” que é como quem diz: O que parece nem sempre é, e o que aparentemente é, não passando de percepção pessoal a reboque de suposta convicção plural afinal não passa de presunção! A de que todos “…vão a reboque do comentário…” antecedente!
      Retenha que “comentar comentário” pode enfatizar o próprio comentário em democracia – Exercício crítico no gozo da liberdade plena.

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …