Santos Silva manteve-se fiel a Sócrates e recusou colaborar com Ministério Público

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que, tal como ele, está implicado na Operação Marquês, vai para casa, nos próximos dias, com pulseira electrónica. Mas não é por ter colaborado com o Ministério Público.

O Diário de Notícias adianta, na sua edição de domingo, que Carlos Santos Silva manteve sempre a versão original dos factos, argumentando que as largas somas de dinheiro que saíram de contas suas para as de José Sócrates foram “empréstimos pessoais“.

A medida de coacção imposta ao empresário foi alterada no passado dia 22, a mesma data em que o juiz Carlos Alexandre decidiu manter Sócrates em prisão preventiva.

No caso de Carlos Santos Silva, o juiz terá entendido que as provas indiciais contra ele já foram recolhidas e que, portanto, não há risco de que ele venha a perturbar o inquérito, adianta o Diário de Notícias. O risco de fuga também não é considerado relevante no seu caso.

Indiciado por fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, Carlos Santos Silva estava preso preventivamente com a justificação de que poderia forjar documentos.

Em prisão domiciliária com pulseira electrónica está também o motorista João Perna que, contrariamente a Carlos Santos Silva, terá colaborado com o Ministério Público, antes de ter sido beneficiado com a alteração da medida de coacção de prisão preventiva.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Claro!… Se a investigação passados anos, ainda não arranjou maneira de comprovar aquilo que a imprensa quer convencer a opinião pública a todo o custo, é porque o amigo de J. S. lhe é muuuuuito , muito fiel, Pelos vistos, não só lhe dá muito dinheiro, como , por ele dará a vida!
    Isso torna o processo muito complexo!
    Vejam senhores jornalistas, como eu estou a perceber tudo, tal como querem que eu perceba!
    Obrigada imprensa, por nos esclarecerem tão bem! Temos a cabeça feita à medida dos interesses dos vossos patrões!

    • Chilrear e vibrar as asas a aconchegar o ninho pode ser exercício de palavras… Evocar “… a cabeça feita” no plural, nem que fosse avestruz que o faz para dormir em patas, digo em pé.
      A notícia que a faz inclinar os pés não é transversal a outros órgãos de informação como a generalidade de outras foram… Algumas, até, parecendo transcrições do processo… Talvez por isso não haja processos contra a imprensa, que se saiba!
      Penso que o teor da supra notícia é demasiado abstrato e inconsequente que qualquer um podia tê-la imaginado. Além de não ferir susceptibilidades, tb não viola o segredo da investigação!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

        • Fingir que dorme com a cabeça debaixo da asa ou enterrada na areia, sempre protege as orelhas de certos sopros!
          Os ventos que lhe sopram, poluídos de ternuras vãs, dizem tudo o que percepcionam esses tolos neurónios na construção da vossa realidade absolutista e não menos enviesada –
          NB.- Absolutista é pouco para tanto enviesamento

        • Será dos ventos que entram pela janela da “camioneta fretada” nas procissões ao ádro abrilhantadas de hino “obrigado pela vida(inha) Sócrates…” no refrão?

        • Não ligue, a avestruz que de patas dorme de viés vê o que de malapata não se parece com um cavaco cadavérico.

      • A este homem sempre o investigaram… Ou não? Tudo começou assim que ele ganhou as primeiras eleições com maioria absoluta.
        Olha agora, se ele se ia candidatar à presidência da república!…Já viram o que seria?
        E o estrago que ele estava a fazer como comentador!
        Assim só temos comentadores em todos os canais, bonzinhos e “independentes”! Está tudo muito bem controlado! Está tudo no bom caminho! Missão cumprida! Ou quase…

        • Truz truz truz, Com licença:
          O estrago ou o favor da coligação? Não confunda assertivo bem falante com comentador em campanha e na RTPública… Consulte os índices de audiência e concluirá que muitos (nem todos) sabem o que é um país falido e ele ainda queria um tgv, novas pontes, novos aeroportos (o de Beja parado há 4 anos preparado p/ Airbus de topo) para além de pai de empresas a risco zero e rendimento garantido ad eternum (PPPês)… Fora os 300€/mês por cada filhote até à idade escolar – 216.000€ – e, repare, perdeu as eleições!

    • Carlos Santos Silva manteve sempre a versão original dos factos, argumentando que as largas somas de dinheiro que saíram de contas suas para as de José Sócrates foram “empréstimos pessoais“.
      QUEM ME EMPRESTA UM A M I G O ASSIM????????????????

      • Bem glosado… Posse de (fotocópias, aquilo de que gosto muito, aquela coisa) dinheiro indevido, não se tratando de umas poucas centenas de euros mas de milhões, seria provavelmente o risco a desmontar com medida de coação!
        Olhe que a redundância !”manter sempre” no contexto “original dos factos…” do processo, até uma avestruz se deixaria à coca!

  2. Estes cavalheiros famosos que andam a roubar o estado com todas as suas influências , NÃO DEVIAM SER PRESOS , banqueiros / políticos etc.
    Sei que minha opinião não colhe qualquer possibilidade de execussão mas a única forma de acabar com este circo constante de gente que entra para cargos politicos ou de grandes empresas e ex dirigentes de gabarito , prioritáriamente de estado e que estão hoje ricos , certamente não deviam ser presos ou julgados , pois custam muito dinheiro ao estado e acima de tudo aos contribuintes.
    A única forma de acabar com isto seria :
    PERANTE TODOS OS MILHARES DE SITUAÇÕES A TODOS OS NIVEIS EM TODO O PAÍS , TODOS MAS TODOS TERIAM OS SEUS BEMS ARRESTADOS , BEM ASSIM COMO OS DAS SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS CHEGADOS TORNADOS RICOS DE REPENTE E FICARIAM SEM NADA TENDO COMO É NATURAL QUE IR TRABALHAR COMO EMPREGADOS E SENTIR O QUE CUSTA GANHAR A VIDA.
    Sei que isto é impossivel , mas se houvesse força para tal , qualquer outro cavalheiro ou senhora acharia mais importante ganhar o que é devido e não atuar dentro dos sistemas instalado pois estavam a perder o seu tempo porque o estado mais tarde ou mais cedo retomaria todos os seus bems em prol do interesse nacional

    De qualquer forma tal atitude estadul seria sumária e executada em 6 meses máximo, sem qualquer possibilidade de recursos dos próprios

    Dir-me-ão que esta medida poderia se perigosa mas a forma justa pratica e eficaz para levar a cabo tais medidas seria saber quanto e o que tinham, antes de entrar para a politica ou cargos e rapidamente saberiamos quanto tinham lucrado com os seus atos.
    Garanto que mais ninguém pensaria em atuar ilicitamente pois ficaria sem nada que foi adquirido ilicitamente ,mais cedo ou mais tarde e mal o estado viesse a saber sobre o seu patrimonio recente

    Em Israel , o primeiro ministro está preso
    Nos estados unidos o snr. madock em seis meses foi julgado todos os seus bems arrestados e preso num cúmulo juridico de 150 anos
    Para termos uma ideia da enormidade do caso BES , nos eua o caso madof foi considerado por 70 mil milhões uma das maiores burlas naquele país . Segundo publicitado o caso BES deve ultrapassar os 20 mil milhões . Pergunta-se percentualmente há alguma relação PAÍS/VALOR DA BURLA . Um País como Portugal em termos de tamanho da sua economia poderia ter uma percentagem de pouco menos de um terço da da americana . O caso BES é de uma grandiosidade impensável para o tamanho do seu país e da sua economia , mas acho que todo o sistema adormeceu os portugueses e hoje tudo é natural e não se vê ninguém falar sériamente destas coisas.
    Tudo que acima foi dito certamente é um sonho impossível de concretizar em Portugal mas certamente resolveria o desastre que se observa atualmente na vida nacional sem prender ninguem ou gastar rios de dineiro com tribunais ou advogados que estão a fazer fortunas a defender os implicados de cada caso

    Enfim : SONHAR É FÁCIL – conselho não prendam os homens ,tirem-lhes o que roubaram , mas por favor não os prendam

    • Caro Itaca, concordo inteiramente consigo e, pela minha parte agradeço-lhe mesmo a disponibilidade que teve para explicar o que lhe vai na alma e certamente na alma de muitos portugueses e também na minha..
      Note-se quando me insurjo quanto ao processo de J. S. não quer dizer que seja contra a sua condenação se for culpado, nem tão pouco porque tenha concluído que esteja inocente. Não é isso!. O que eu não gosto é do folclore, da ridicularizarão e da condenação prévia por parte de orgãos que deviam ter um papel responsável. Neste caso, (culpado ou inocente), todos os dias a comunicação social, (uns mais do que outros, sem dúvida…) vão de uma forma ou de outra condenando-o já. Parece mesmo que cumprindo uma missão encomendada!
      Também não é esse o tratamento que dão a outros suspeitos de outros crimes ainda maiores.
      Com isso eu sou absolutamente contra, porque entendo que o papel da comunicação social é informar com isenção e não formar opiniões a qualquer custo, atingindo objectivos sórdidos, sem olhar a meios.
      Informações tendenciosas e sem divulgação da sua origem, para mim, desde logo, põem em causa a credibilidade das informações que nos chegam e o Ministério Publico não devia pactuar com isso.
      Para uma grande parte das pessoas que aqui fazem comentários, o M. P. tem provas desde o primeiro dia. Tem estado este tempo todo a reunir provas, anda à procura de provas e continua com ele na prisão porque ele pode destruir as provas.
      Cá para mim, quanto mais tempo o M. P. mantém este estado de coisas, mais descritibilidade dá ás notícias que nos chegam.
      Mas também eu como o Itaca quero justiça.

  3. Este Sr. não é aquele que assinou projectos de casas na terra, que tem uma licenciatura ao domingo bastante controversa, os terrenos do freeport , as casas em Lisboa com preços bastante baixos (Rua brancamp) que fez um empréstimo sem garantias, que foi para a TV. publica com ordenados acima da media dos comentadores para vingança pessoal, que foi para Paris numa casa de luxo, que fez favores políticos a empresas de amigos que com o computador Magalhães e a empresa J.P.SÁ COUTO fechou sem deixar rastos,que se esquecia durante alguns anos de meter o I.R.S. mais a interferência na comunicação social etc. etc. Nunca em portugal houve um politico com tantos processos por esclarecer e que ficaram na gaveta.

    Já chegava ter um Sr. assim agora temos também os advogados que insultam quem trabalha, defendem o que já se sabia ser uma fraude. Mas há outros, estou de acordo ITACA É um sonho impossível de concretizar em Portugal mas certamente resolveria o desastre que se observa actualmente na vida nacional sem prender ninguém ou gastar rios de dinheiro com tribunais ou advogados que estão a fazer fortunas a defender os implicados de cada caso
    Enfim : SONHAR É FÁCIL – conselho não prendam os homens ,tirem-lhes o que roubaram , mas por favor não os prendam

    • Oh BAYGON isto foi mais “ratax” com efeitos colaterais nas montanhas à volta… E nos “silêncios de gabinete”!
      NB.- Entre comas o título da próxima tese, que irá ser comprada na totalidade pelo próprio autor ou outros a mando daquele”

    • Relativo à peça jornalística supra “…recusou colaborar…”, sem reboque nem trela, não deixo de reproduzir excerto de comentários anteriores, que lhe terão passado ao lado:
      “… a redundância ‘manter sempre” no contexto “original dos factos…” do processo, até uma avestruz se deixaria à coca!” – Ela própria, dentro ou fora de “chat” que é como quem diz: O que parece nem sempre é, e o que aparentemente é, não passando de percepção pessoal a reboque de suposta convicção plural afinal não passa de presunção! A de que todos “…vão a reboque do comentário…” antecedente!
      Retenha que “comentar comentário” pode enfatizar o próprio comentário em democracia – Exercício crítico no gozo da liberdade plena.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …