Salgado revela que Zeinal Bava recebeu 8 milhões do “saco azul” do Panamá

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, terá revelado aos investigadores do Ministério Público que Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom e da Oi, terá recebido cerca de oito milhões de euros do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Fusão PT-Oi

O ex-banqueiro terá revelado estas informações no âmbito dos interrogatórios do processo Monte Branco, conforme avança o Correio da Manhã, notando que estas supostas “luvas” terão sido pagas, em Julho de 2014, como “um prémio de gestão” a Zeinal Bava.

O valor terá sido uma gratificação pessoal concedida ao então presidente executivo da Portugal Telecom, agora chamada Pharol, pelo impulso que deu à concretização do negócio de compra da brasileira Oi, onde foi também presidente executivo.

Zeinal Bava negou sempre ter recebido qualquer bónus ou prémio deste tipo.

Estes alegados oito milhões terão sido pagos através da offshore ES Enterprises, baseada no Panamá e considerada o “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES). Através desta sociedade, o GES terá feito pagamentos por baixo da mesa da ordem dos 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.

Zeinal Bava era o presidente executivo da PT quando a empresa investiu cerca de 900 milhões de euros em títulos de dívida de curto prazo na RioForte, holding do GES, numa altura em que o grupo já vivia uma situação financeira difícil.

No Parlamento, em comissão de inquérito, Zeinal Bava garantiu que nunca soube de nada sobre este investimento ruinoso.

Os 900 milhões caíram no GES como uma confortável almofada que ajudou a adiar o colapso, embora não o evitando, nomeadamente com a queda do BES, que era o maior accionista da PT, com cerca de 10% do capital.

A Pharol avançou com um processo contra Zeinal Bava e contra outros ex-administradores da outrora PT, imputando-lhes responsabilidades directas pelos prejuízos que o investimento na Rio Forte causou à empresa.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Leia-se 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.
    Como pode andar o Pais para a frente se o próprio jornalismo os esconde, já nem se pode dizer País de vígaros pois não a nome para o que fazem hoje em dia

  2. ATÈ QUANDO VAMOS SER OS ETERNOS LORPAS? Vamos continuar a permitir que todos que metem a mão no dinheiro dos portugueses fiquem a rir-se e nada se faz? CHEGA. Isto é democracia? Então não a queremos. Esta democracia é só p/ politicos, governantes, Banqueiros e jornalistas p/ os manter calados…

  3. Este Zeinal Bava depois de ter recebido este saco azul de 8.000.000,00€, ainda o foi indemnizado pela PT em 5.400.000,00€ por ser o incompetente e trafulha que é!

  4. Esta “democracia” assim não serve!!!
    País de partidarites, tachos e cleptocratas, nunca há culpados, os casos prescrevem ou nunca são condenados (e quando são é a meia dúzia de anos, se tanto).
    São os lobbies e os maçónicos que mandam nisto, e o resto é conversa.

  5. o Zeinal já pagou o IRS dessa massa toda que recebeu? é bom que pague porque se não a máquina fiscal está a falhar muito mesmo.

RESPONDER

Genoma do urso-das-cavernas sequenciado graças a minúsculo osso com 360 mil anos

Investigadores sequenciaram o genoma do urso-das-cavernas graças a um pequeno osso com 360 mil anos. A história evolutiva deste animal mudou drasticamente. Os ursos-das-cavernas eram enormes ursos herbívoros que vagueavam pela Europa e norte da Ásia …

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …