Salgado revela que Zeinal Bava recebeu 8 milhões do “saco azul” do Panamá

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, terá revelado aos investigadores do Ministério Público que Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom e da Oi, terá recebido cerca de oito milhões de euros do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Fusão PT-Oi

O ex-banqueiro terá revelado estas informações no âmbito dos interrogatórios do processo Monte Branco, conforme avança o Correio da Manhã, notando que estas supostas “luvas” terão sido pagas, em Julho de 2014, como “um prémio de gestão” a Zeinal Bava.

O valor terá sido uma gratificação pessoal concedida ao então presidente executivo da Portugal Telecom, agora chamada Pharol, pelo impulso que deu à concretização do negócio de compra da brasileira Oi, onde foi também presidente executivo.

Zeinal Bava negou sempre ter recebido qualquer bónus ou prémio deste tipo.

Estes alegados oito milhões terão sido pagos através da offshore ES Enterprises, baseada no Panamá e considerada o “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES). Através desta sociedade, o GES terá feito pagamentos por baixo da mesa da ordem dos 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.

Zeinal Bava era o presidente executivo da PT quando a empresa investiu cerca de 900 milhões de euros em títulos de dívida de curto prazo na RioForte, holding do GES, numa altura em que o grupo já vivia uma situação financeira difícil.

No Parlamento, em comissão de inquérito, Zeinal Bava garantiu que nunca soube de nada sobre este investimento ruinoso.

Os 900 milhões caíram no GES como uma confortável almofada que ajudou a adiar o colapso, embora não o evitando, nomeadamente com a queda do BES, que era o maior accionista da PT, com cerca de 10% do capital.

A Pharol avançou com um processo contra Zeinal Bava e contra outros ex-administradores da outrora PT, imputando-lhes responsabilidades directas pelos prejuízos que o investimento na Rio Forte causou à empresa.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Leia-se 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.
    Como pode andar o Pais para a frente se o próprio jornalismo os esconde, já nem se pode dizer País de vígaros pois não a nome para o que fazem hoje em dia

  2. ATÈ QUANDO VAMOS SER OS ETERNOS LORPAS? Vamos continuar a permitir que todos que metem a mão no dinheiro dos portugueses fiquem a rir-se e nada se faz? CHEGA. Isto é democracia? Então não a queremos. Esta democracia é só p/ politicos, governantes, Banqueiros e jornalistas p/ os manter calados…

  3. Este Zeinal Bava depois de ter recebido este saco azul de 8.000.000,00€, ainda o foi indemnizado pela PT em 5.400.000,00€ por ser o incompetente e trafulha que é!

  4. Esta “democracia” assim não serve!!!
    País de partidarites, tachos e cleptocratas, nunca há culpados, os casos prescrevem ou nunca são condenados (e quando são é a meia dúzia de anos, se tanto).
    São os lobbies e os maçónicos que mandam nisto, e o resto é conversa.

  5. o Zeinal já pagou o IRS dessa massa toda que recebeu? é bom que pague porque se não a máquina fiscal está a falhar muito mesmo.

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …