Salgado revela que Zeinal Bava recebeu 8 milhões do “saco azul” do Panamá

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, terá revelado aos investigadores do Ministério Público que Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom e da Oi, terá recebido cerca de oito milhões de euros do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Fusão PT-Oi

O ex-banqueiro terá revelado estas informações no âmbito dos interrogatórios do processo Monte Branco, conforme avança o Correio da Manhã, notando que estas supostas “luvas” terão sido pagas, em Julho de 2014, como “um prémio de gestão” a Zeinal Bava.

O valor terá sido uma gratificação pessoal concedida ao então presidente executivo da Portugal Telecom, agora chamada Pharol, pelo impulso que deu à concretização do negócio de compra da brasileira Oi, onde foi também presidente executivo.

Zeinal Bava negou sempre ter recebido qualquer bónus ou prémio deste tipo.

Estes alegados oito milhões terão sido pagos através da offshore ES Enterprises, baseada no Panamá e considerada o “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES). Através desta sociedade, o GES terá feito pagamentos por baixo da mesa da ordem dos 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.

Zeinal Bava era o presidente executivo da PT quando a empresa investiu cerca de 900 milhões de euros em títulos de dívida de curto prazo na RioForte, holding do GES, numa altura em que o grupo já vivia uma situação financeira difícil.

No Parlamento, em comissão de inquérito, Zeinal Bava garantiu que nunca soube de nada sobre este investimento ruinoso.

Os 900 milhões caíram no GES como uma confortável almofada que ajudou a adiar o colapso, embora não o evitando, nomeadamente com a queda do BES, que era o maior accionista da PT, com cerca de 10% do capital.

A Pharol avançou com um processo contra Zeinal Bava e contra outros ex-administradores da outrora PT, imputando-lhes responsabilidades directas pelos prejuízos que o investimento na Rio Forte causou à empresa.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Leia-se 300 milhões de euros a diversos políticos, empresários e jornalistas.
    Como pode andar o Pais para a frente se o próprio jornalismo os esconde, já nem se pode dizer País de vígaros pois não a nome para o que fazem hoje em dia

  2. ATÈ QUANDO VAMOS SER OS ETERNOS LORPAS? Vamos continuar a permitir que todos que metem a mão no dinheiro dos portugueses fiquem a rir-se e nada se faz? CHEGA. Isto é democracia? Então não a queremos. Esta democracia é só p/ politicos, governantes, Banqueiros e jornalistas p/ os manter calados…

  3. Este Zeinal Bava depois de ter recebido este saco azul de 8.000.000,00€, ainda o foi indemnizado pela PT em 5.400.000,00€ por ser o incompetente e trafulha que é!

  4. Esta “democracia” assim não serve!!!
    País de partidarites, tachos e cleptocratas, nunca há culpados, os casos prescrevem ou nunca são condenados (e quando são é a meia dúzia de anos, se tanto).
    São os lobbies e os maçónicos que mandam nisto, e o resto é conversa.

  5. o Zeinal já pagou o IRS dessa massa toda que recebeu? é bom que pague porque se não a máquina fiscal está a falhar muito mesmo.

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …