Encontrado manuscrito sobre a PT no centro da operação Lava Jato

Elza Fiúza / ABr

José Dirceu, réu do caso Mensalão

José Dirceu, réu do caso Mensalão

As autoridades brasileiras encontraram um manuscrito sobre a Portugal Telecom (PT) durante as buscas ao irmão de José Dirceu, antigo homem forte de Lula da Silva, colocando a empresa portuguesa no centro do maior escândalo de corrupção no Brasil.

De acordo com o Sol, a delegacia de combate ao crime organizado da Polícia Federal identificou, entre “os diversos documentos apreendidos”, uma pequena anotação manuscrita com referência à “Portugal Telecom” numa das diligências que se revelou fundamental para provar a relação de Dirceu com o esquema que envolve a petrolífera estatal Petrobras e outras empresas.

José Dirceu, principal rosto do escândalo do Mensalão e agora também atingido pela Operação Lava Jato, está preso desde o início de agosto, acusado pelo Ministério Público Federal de comandar o esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras, tendo recebido luvas de cerca de três milhões de euros. O ex-ministro da Casa Civil foi indiciado esta semana pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com o Sol, o documento é também do interesse luso por estarem em curso as diligências pedidas pelo Brasil sobre o alegado envolvimento político no negócio de venda das ações da Vivo à espanhola Telefónica.

Na origem das averiguações, que foram noticiadas em julho, estão suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, acionistas e quadros de topo das operadoras. O negócio entre Portugal e Brasil movimentou mais de sete mil milhões de euros e obrigou o governo de Sócrates a vetar o negócio, recorrendo à golden share que o Estado tinha na PT.

José Dirceu terá intervindo no cruzamento de posições acionistas com a operadora brasileira Oi.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …