Encontrado manuscrito sobre a PT no centro da operação Lava Jato

Elza Fiúza / ABr

José Dirceu, réu do caso Mensalão

José Dirceu, réu do caso Mensalão

As autoridades brasileiras encontraram um manuscrito sobre a Portugal Telecom (PT) durante as buscas ao irmão de José Dirceu, antigo homem forte de Lula da Silva, colocando a empresa portuguesa no centro do maior escândalo de corrupção no Brasil.

De acordo com o Sol, a delegacia de combate ao crime organizado da Polícia Federal identificou, entre “os diversos documentos apreendidos”, uma pequena anotação manuscrita com referência à “Portugal Telecom” numa das diligências que se revelou fundamental para provar a relação de Dirceu com o esquema que envolve a petrolífera estatal Petrobras e outras empresas.

José Dirceu, principal rosto do escândalo do Mensalão e agora também atingido pela Operação Lava Jato, está preso desde o início de agosto, acusado pelo Ministério Público Federal de comandar o esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras, tendo recebido luvas de cerca de três milhões de euros. O ex-ministro da Casa Civil foi indiciado esta semana pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com o Sol, o documento é também do interesse luso por estarem em curso as diligências pedidas pelo Brasil sobre o alegado envolvimento político no negócio de venda das ações da Vivo à espanhola Telefónica.

Na origem das averiguações, que foram noticiadas em julho, estão suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, acionistas e quadros de topo das operadoras. O negócio entre Portugal e Brasil movimentou mais de sete mil milhões de euros e obrigou o governo de Sócrates a vetar o negócio, recorrendo à golden share que o Estado tinha na PT.

José Dirceu terá intervindo no cruzamento de posições acionistas com a operadora brasileira Oi.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …