/

Lula da Silva e Dilma Rousseff processados por associação criminosa

8

Roberto Stuckert Filho / PR

Lula da Silva e Dilma Rousseff

Os ex-Presidentes brasileiros Lula da Silva e Dilma Rousseff vão ser processados por associação criminosa num caso de corrupção, informaram esta sexta-feira fontes oficiais.

O juiz Vallisney Oliveira, de Brasília, aceitou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, num processo que afeta os antigos chefes de Estado e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT). Em causa estão escândalos de corrupção descobertos no seio da petrolífera estatal Petrobras.

Lula, Dilma e mais seis pessoas foram constituídos arguidos por organização criminosa no caso que envolve a suspeita de desvio de dinheiro de empresas públicas e conhecido como o “quadrilhão do PT”.

A Procuradoria, na época liderada por Rodrigo Janot, apresentou uma denúncia em setembro do ano passado, acusando-as de terem integrado o chamado “núcleo político” do PT que teria atuado no esquema de corrupção da Petrobras.

A denúncia também contempla a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros dos governos do Partido dos Trabalhadores Antonio Palocci (Ministério da Casa Civil e Economia) e Guido Mantega (pasta da Economia). Paulo Bernardo (Gabinete de Comunicações e Planeamento) e Edinho Silva (da Secretaria de Comunicação), assim como o ex-tesoureiro João Vaccari Neto, são os outros visados.

O “quadrilhão do PT” surgiu do principal inquérito da Operação Lava-Jato, no qual se investiga uma organização criminosa de vários partidos para desviar dinheiro da principal empresa estatal do Brasil, a Petrobras, e outras empresas públicas. Em 2016, o juiz do Supremo Federal brasileiro, Teori Zavascki, decidiu dividir este processo por partidos.

Neste caso, o PT é suspeito de receber 1.48 mil milhões de reais em subornos (cerca de 480 mil milhões de euros), montante que terá sido desviado dos cofres públicos.

Janot disse, citado pelo Público, que os denunciados são suspeitos de “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização criminosa”. A pena de prisão para este tipo de crime vai dos três aos oito anos.

Lula da Silva, que se encontra detido desde abril, foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pela prática dos crimes de branqueamento de capitais e corrupção passiva, num processo referente a um apartamento de luxo que teria recebido como suborno pela construtora OAS, em troca de favorecimento em contratos desta empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Chorem esquerdalha burra e idiota portuga. Prestem solidariedade para que depois vos prestem também!
    Petralhada, bando de facínoras e malfeitores, esse já lá está e só vai sir morto e a dilmanta da mandioca, também irá, assim como toda a petralhada nefanda que ainda anda solta…a partir de Janeiro a COBRA VAI FUMAR! A jararaca finalmente ficou sem cabeça e tem mais 8 processos e o resto lá irá parar.
    VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS!

    • Deus disse para termos pena de ti porque, ele tentou, mas, até a paciência divina tem limites para a estupidez humana!…
      Mais dia, menos dia, quem vai chorar são mesmo os brasileiros que preferem acreditar em milagres, facilitismo e em “enviados” por deus do que encarar a dura realidade!…
      O Brasil “acima de tudo”?!
      É… só é pena ficar abaixo de quase todos os países da América latina nos indicadores socioeconómicos… isto sem esquecer que é um país com montes de recursos naturais e que “só” tem o dobro do tamanho da União Europeia!…

  2. Tudo o que nao seja a favor da corrupta esquerda a imprensa apelida de extrema direita. Aí está exposto quem o jornal Expresso apoiou. E o Haddad é a seguir

  3. Exmos. Senhores, leio este jornal com muita frequência, considerava um jornal com boa qualidade como outros importantes veículos de comunicação no Brasil, Estadão, Folha de São Paulo e outros. Mas para minha surpresa, vejo um termo utilizado neste artigo “quadrilhão do PT” que foge completamente de um jornal de qualidade, imparcialidade e talvez da deontologia do jornalismo profissional (?). Poderia explicar se a Justiça brasileira usou este termo para descrever o conteúdo desta matéria (?!). Sinceramente, agradeço.

    • Cara Maria,
      Obrigado pelo privilégio da sua visita, e pela lisonjeira comparação que faz do nosso jornal aos prestigiados jornais que refere.
      Como órgão de comunicação social, o ZAP não tem que descrever os autos das decisões judiciais, nem usar a respectiva terminologia. Compete ao ZAP relatar factos, e, segundo nos foi dado conhecer a partir de Portugal, é um facto que o termo “quadrilhão do PT” é usado de forma generalizada na população brasileira e na comunicação social brasileira – facto que o ZAP dá a conhecer ao seus leitores, a quem explica que “o caso que envolve a suspeita de desvio de dinheiro de empresas públicas” é conhecido no Brasil como o “quadrilhão do PT”.
      Após o seu reparo, colocámos a hipótese de este termo ter conotações, sentidos ou implicações diferentes consoante seja usado e lido em Portugal ou no Brasil – razão pela qual procurámos apurar até que ponto o seu uso poderia ferir a deontologia do jornalismo profissional.
      Numa pesquisa rápida do termo no conteúdo dos dois jornais que refere, pudemos verificar que o mesmo é usado em 71 notícias da Folha de São Paulo, e 1370 notícias do Estadão.
      Não vemos, assim, que o uso que fizemos do termo “quadrilhão do PT” possa ter ferido a deontologia do jornalismo – nem colocar em causa a imparcialidade com que acompanhamos a partir de Portugal a atualidade do Brasil, e a trazemos aos nossos leitores.

      • Exmos, Diretores do Zap, grata pela atenção e inteligente resposta! Boa continuidade de trabalho, com informação livre e de boa qualidade, Respeitosamente , Maria Magdala

  4. Fala para essa quadrúpede alienada petista, que o significado é de quatro ladrões do PT, que serão presos agora, e que muito em breve mais umas dezenas de bandidos da esquerda brasileira farão companhia ao maior ladrão, Lula, chefe da maior Organização Criminosa de Corrupção do Brasil. Esses alienados fazem de desentendidos, porque são laranjas, jumentos petistas, ou porque estão perdendo seus cargos públicos, onde nunca foram trabalhar, só para receber ao defender esses bandidos Petistas. São todos uma corja de pilantras. A cobra vai fumar com Sérgio Moro. Cadeia neles.

  5. Muitos brasileiros estão cegos pelo ódio e pela propaganda anti-PT. Acreditam que o PT é mais corrupto que outros partidos. É como acreditar no Pai Natal ou que a Terra é plana. Mas enfim, em democracia cada um acredita no que quer. Boa sorte e, se possível, vão fazer uma terapia para se sentirem melhor consigo e com os outros, pois o ódio destilado é tanto que não é possível serem felizes. Que triste… Sigam os bons exemplos de pessoas realmente de bem como o Papa Francisco e não “enviados” sabe-se lá de quem…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.