Ex-líder da Câmara dos Deputados chama Temer e Lula para testemunhas de defesa

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 450 a favor, 10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 450 a favor, 10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, detido preventivamente, convocou o Presidente da República, Michel Temer, e o ex-chefe de Estado Lula da Silva para suas testemunhas de defesa, avança esta quarta-feira a imprensa local.

Segundo o portal de notícias G1 e a rádio CBN, a convocação de 22 testemunhas faz parte da defesa prévia de Eduardo Cunha, e é a primeira manifestação do arguido após a abertura da ação penal que foi protocolada na Justiça Federal terça-feira à noite.

O ex-parlamentar é acusado de ter recebido cinco milhões de reais (1,4 milhões de euros) em subornos pagos em contas secretas na Suíça, que foram abastecidas com dinheiro desviado de contratos de exploração de petróleo da Petrobras em África.

Eduardo Cunha está preso em Curitiba, no estado do Paraná, desde 19 de outubro.

Lula da Siva é arguido em três processos, um por suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro, outro por alegada tentativa de obstruir a investigação da Lava Jato, e um terceiro por suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção em negócios em Angola.

O Presidente Michel Temer é alvo de investigações preliminares a alegações de que terá procurado doações ilícitas para uma campanha em 2012.

Para além do chefe de Estado, ligado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mesmo partido do ex-deputado detido, a lista inclui Henrique Alves, ex-ministro do nos governos de Dilma Rousseff e de Michel Temer, também do PMDB, que se demitiu depois de terem sido divulgadas declarações em que ele é acusado de ter recebido subornos.

Na lista estão também parlamentares e ex-parlamentares, incluindo o ex-senador Delcídio do Amaral – antes ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), formação política de Lula da Silva e Dilma Rousseff – que foi preso em novembro por alegada tentativa de atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Há pessoas ligadas à petrolífera estatal Petrobras, no centro do mega-esquema de corrupção na Petrobras, incluindo o ex-diretor da área internacional, Nestor Cerveró, entretanto condenado por lavagem de dinheiro.

Nestor Cerveró e Delcídio do Amaral têm colaborado com as autoridades que investigam a Lava Jato, como delatores (prestadores de informações em troca de eventual redução de pena).

A lista inclui ainda José Carlos Bumlai, amigo íntimo de Lula da Silva, que foi condenado, em setembro, pelos crimes de corrupção e gestão fraudulenta.

Eduardo Cunha foi o responsável pela abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff, que culminou com o seu afastamento da ex-Presidente do poder em agosto.

A sua defesa pediu ainda a rejeição da denúncia e a absolvição sumária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …