Ex-líder da Câmara dos Deputados chama Temer e Lula para testemunhas de defesa

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 450 a favor, 10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por 450 a favor, 10 contra e 9 abstenções a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, detido preventivamente, convocou o Presidente da República, Michel Temer, e o ex-chefe de Estado Lula da Silva para suas testemunhas de defesa, avança esta quarta-feira a imprensa local.

Segundo o portal de notícias G1 e a rádio CBN, a convocação de 22 testemunhas faz parte da defesa prévia de Eduardo Cunha, e é a primeira manifestação do arguido após a abertura da ação penal que foi protocolada na Justiça Federal terça-feira à noite.

O ex-parlamentar é acusado de ter recebido cinco milhões de reais (1,4 milhões de euros) em subornos pagos em contas secretas na Suíça, que foram abastecidas com dinheiro desviado de contratos de exploração de petróleo da Petrobras em África.

Eduardo Cunha está preso em Curitiba, no estado do Paraná, desde 19 de outubro.

Lula da Siva é arguido em três processos, um por suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro, outro por alegada tentativa de obstruir a investigação da Lava Jato, e um terceiro por suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e corrupção em negócios em Angola.

O Presidente Michel Temer é alvo de investigações preliminares a alegações de que terá procurado doações ilícitas para uma campanha em 2012.

Para além do chefe de Estado, ligado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mesmo partido do ex-deputado detido, a lista inclui Henrique Alves, ex-ministro do nos governos de Dilma Rousseff e de Michel Temer, também do PMDB, que se demitiu depois de terem sido divulgadas declarações em que ele é acusado de ter recebido subornos.

Na lista estão também parlamentares e ex-parlamentares, incluindo o ex-senador Delcídio do Amaral – antes ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), formação política de Lula da Silva e Dilma Rousseff – que foi preso em novembro por alegada tentativa de atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Há pessoas ligadas à petrolífera estatal Petrobras, no centro do mega-esquema de corrupção na Petrobras, incluindo o ex-diretor da área internacional, Nestor Cerveró, entretanto condenado por lavagem de dinheiro.

Nestor Cerveró e Delcídio do Amaral têm colaborado com as autoridades que investigam a Lava Jato, como delatores (prestadores de informações em troca de eventual redução de pena).

A lista inclui ainda José Carlos Bumlai, amigo íntimo de Lula da Silva, que foi condenado, em setembro, pelos crimes de corrupção e gestão fraudulenta.

Eduardo Cunha foi o responsável pela abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff, que culminou com o seu afastamento da ex-Presidente do poder em agosto.

A sua defesa pediu ainda a rejeição da denúncia e a absolvição sumária.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …