PGR do Brasil acusa presidente do Senado de corrupção e lavagem de dinheiro

Jonas Pereira / Agência Senado

O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros

O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros

O procurador-geral da República do Brasil, Rodrigo Janot, acusou esta segunda-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros, já constituído arguido noutro processo, por recebimento de subornos e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.

A acusação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) envolve também o deputado Aníbal Gomes e diz respeito ao “recebimento de subornos no valor de 800 mil reais [225,4 mil euros] e lavagem de dinheiro mediante doações oficiais da empreiteira Serveng”, lê-se numa nota da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em troca, segundo o comunicado, “os parlamentares ofereceram apoio político para manutenção de Paulo Roberto Costa no cargo de diretor de abastecimento da Petrobras e este praticou os atos necessários para que a Serveng participasse em licitações na empresa pública”.

De acordo com as investigações, o diretor comercial da Serveng, Paulo Twiaschor, também acusado, fez as doações ao Diretório Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 2010.

O dinheiro seguiu dali para o Comité Financeiro do PMDB no estado de Alagoas e deste para Renan Calheiros, “mediante diversas operações fracionadas, como estratégia de lavagem de dinheiro“, lê-se na nota. A acusação partiu de informações prestadas às autoridades, registos de entradas na Petrobras e quebras de sigilo bancário.

Além da condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro de Renan Calheiros e Aníbal Gomes, a PGR pede a perda das funções públicas e uma indemnização dos danos materiais no valor mínimo de 800 mil reais e de semelhante valor para danos transindividuais causados, equivalente ao valor do alegado suborno.

Para o senador se tornar arguido, é preciso que o STF aceite a acusação e abra uma ação penal. Esta acusação faz parte de uma das 11 investigações que envolvem o senador, sendo a maior parte delas relacionadas com a Operação Lava Jato, que investiga um mega esquema de corrupção em várias empresas, sobretudo na petrolífera estatal Petrobras.

Além disso, Renan Calheiros, um político próximo do Presidente Michel Temer, foi constituído arguido a 1 de dezembro pelo STF, por desvio de dinheiro público num processo fora da Lava Jato, acusação que nega.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …