Lula já está preso e a cumprir pena

Antonio Lacerda / EPA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou-se neste sábado à Polícia Federal para cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão à qual foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula saiu a pé do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, São Paulo, num clima de tensão provocado por militantes que tentaram evitar que se entregasse à Justiça. O ex-presidente caminhou até um veículo da Polícia Federal que o esperava nas imediações para levá-lo, em comboio integrado por outras viaturas descaracterizadas, como foi solicitado pelos seus advogados.

O ex-governante conseguiu deixar a sede do sindicato na segunda tentativa, já que, na primeira, foi impedido por um grupo de militantes que cercaram um dos portões pelo qual passaria num automóvel.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no aeroporto de Congonhas num avião da corporação rumo a Curitiba, onde ficará detido.

Lula chegou ao aeroporto num helicóptero da Polícia Militar que tinha descolado na superintendência da Polícia Federal na capital paulista. Foi para lá que o ex-presidente tinha sido levado por agentes federais uma hora depois de deixar a pé o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para se entregar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite de sábado à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde começa a cumprir a sua pena de 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula chegou a Curitiba num avião procedente de São Paulo, onde se entregou à Polícia Federal em cumprimento do mandado expedido pelo juiz federal Sérgio Moro.

Centenas de simpatizantes e opositores, separados por um cordão policial de cerca de 30 metros, acompanharam o momento histórico posicionados nos arredores da Polícia Federal em Curitiba.

A Polícia teve que dispersar com gás lacrimogéneo partidários de Lula que protestavam na porta da instituição no momento da aterragem do helicóptero no qual o ex-presidente foi levado até a prisão.

Os opositores do ex-presidente, por sua vez, festejaram intensamente o seu encarceramento com apitos e fogos de artifício.

O líder do PT cumprirá a sua pena numa sala “especial” com cerca de 15 metros quadrados e em cujo interior há uma cama, uma mesa com cadeiras, uma casa de banho privada e uma janela com vista para o pátio interno da sede da Polícia Federal.

Esta sala é isolada dos outros 20 detidos, sete deles presos dentro da Operação Lava Jato, por cujas investigações Lula também foi condenado.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …